Entre em contato conosco

Automobilismo

FIA adia introdução de diretiva para limitação do porpoising

Publicado:

em

Durante o final de semana do GP do Canadá, a FIA anunciou a introdução de uma nova diretiva técnica com o objetivo de limitar o quique dos carros, mas hoje revelou que quer mais dados sobre o tema antes de introduzir novas regras.

A regulamentação tem como intenção conter os quiques dos carros em alta velocidade, que surgiu em 2022 em decorrência das mudanças no regulamento e a reintrodução do efeito-solo. Além disso existe uma preocupação com a segurança dos pilotos. Tanto Lewis Hamilton, quanto Esteban Ocon e Pierre Gasly foram o que mais demonstraram uma inquietação com a possibilidade de danos à longo prazo.

Para limitar o porpoising, a FIA criou a Métrica de Oscilação Aerodinâmica (AOM), para ajudar a criar um limite para as quicadas dos carros. Com a AOM o carro que passe do limite, a equipe terá que aumentar a altura do carro e assim reduzir o quique.

Hoje a FIA comunicou que vai adiar a implementação da nova diretiva, depois de discussões com os diretores técnicos e avaliação dos dados obtidos em Montreal. A organização informou que as equipes têm mais duas corridas para se prepararem.

“Definimos uma métrica para monitorarmos isso, a atualização foi enviada às equipes para permitir que elas conduzam suas próprias análises ao longo dos próximos dois GPs para entender o que, ou se é preciso fazer mudanças para cumprir o regulamento quando a Diretiva Técnica for efetivada a partir do GP da França”.

Haste Metálica

Ainda durante o GP do Canadá, federação liberou o uso de uma segunda haste metálica de fixação para reforçar o assoalho e ajudar no controle do porpoising. A Mercedes chegou já para os treinos livres com a peça extra e levantou suspeitas por parte das outras equipes de que ela já teria as informações antes mesmo de serem liberadas, além de as equipes reclamarem que a FIA estava quebrando protocolos ao mudar o regulamento técnico.

W13 durante os treinos livres no Canadá/ Imagem: Jiri Krenek

A Mercedes acabou dispensado a haste metálica já no sábado, pois ela não teve o papel esperado, e a FIA voltou atrás na liberação do uso da peça.

Resta agora esperar os dados das corridas em Silverstone e em Spielberg para ver quais e quantas equipes terão que fazer mudanças no carro para obedecer a nova diretiva.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.