Entre em contato conosco

Fórmula 1

F1: Max Verstappen lidera primeiro treino em Monza

Publicado:

em

Nada novo sob o sol na Fórmula 1. Max Verstappen (RBR) começou o final de semana na Itália sendo o mais rápido do TL1. O holandês marcou 1min22.657s e foi 0.046s mais rápido que o piloto da equipe da casa, Carlos Sainz (Ferrari). Já Sergio Pérez (RBR) anotou o terceiro tempo com 1min22.834s.

Enquanto Sainz foi segundo, Charles Leclerc (Ferrari) ficou logo atrás de Pérez em quarto, a 0.309s do tempo do primeiro colocado.

Como tudo aconteceu

Em Monza, a exemplo da Hungria, será testada novamente o Alocação Alternativa de Pneus (ATA sigla em inglês), e por isso o TL1 começou com um misto de pneus. Oscar Piastri (McLaren) foi o primeiro a marcar tempos, tendo optado por macios, enquanto a Haas e Aston Martin colocaram pneus médios nos dois carros. No restante o grid se dividia entre macios e duros nas voltas iniciais.

 Já a dupla da Alfa Romeo, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, teve problemas para sair do pit lane. Ambos reclamaram do anti-stall. A dupla eventualmente conseguiu ir para a pista, mas com pouco mais de vinte minutos de treino, ambos ainda reclamavam de problemas e a equipe orientou os dois a voltarem aos boxes.

Aliás teve piloto que levou muito tempo para sair dos boxes, talvez para economizar pneus por conta da ATA. Entre eles, Alex Albon e Logan Sargeant da Williams, e Lando Norris (McLaren). Nesse meio tempo, Verstappen já anotava sua volta mais rápida, feita com pneus duros. E desse ponto, também visando economizar pneus, as equipes focaram em simulações de corrida, ao invés de voltas rápidas de classificação.

George Russell (Mercedes) foi o quinto mais rápido, seguido de Fernando Alonso (Aston Martin), com Norris sem sétimo, Lewis Hamilton (Mercedes) – que já venceu cinco vezes em Monza – em oitavo. Yuki Tsunoda (ALphaTauri) fez um bom nono tempo e Albon fechou o top 10.

Classificação do TL1 em Monza – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Rookie na pista

Como parte da preparação e também para cumprir a cota obrigatória de treinos livres para rookies, Felipe Drugovich fez o TL1 pela Aston Martin, no lugar de Lance Stroll. É a primeira vez que o brasileiro guia o AMR23 desde a pré-temporada, e vale ressaltar que o carro já está bem diferente daquele que ele testou no Bahrein.

Drugovich cumpriu todo o programa proposto pela equipe, trabalhando diretamente com o engenheiro de Stroll. Ao todo ele completou 23 voltas e foi o 18º.

Fazer o Tl1 em Monza foi escolhido de maneira estratégica, já que Drugovich vem treinando bastante neste circuito no simulador – Imagem: Aston Martin

O segundo treino livre começa às 12 horas (horário de Brasília).

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.