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Automobilismo

F1 confirma mudanças no formato do final de semana de Sprint

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Nesta terça-feira (25), a comissão da Fórmula 1 se reuniu para avaliar as mudanças propostas para o formato do final de semana com sprint. O novo formato aprovado hoje, elimina o TL2 da manhã de sábado. Mas a principal mudança é que a sprint deixa de ser uma classificação para a corrida principal, e se torna uma corrida curta por si só.

No novo formato, a manhã de sexta-feira tem uma sessão de treino livre – a única do final de semana. E na parte da tarde acontece a classificação para a o GP do domingo.

Já o sábado se torna um dia único, na parte da manhã acontece a classificação para a sprint, e de tarde a sprint. E no domingo acontece a corrida principal.

A classificação para a sprint será uma versão reduzida da classificação tradicional, também dividida em três etapas. O SQ1 terá duração de 12 minutos, o SQ2 de 10 minutos e o SQ3 de 8 minutos. Para o SQ1 e SQ2 ficou definido que todos devem usar pneus médios, e para o SQ3 o pneu será o macio.

A F1 espera que a sprint sendo um evento a parte durante o final de semana, seja um incentivo para disputa entre os pilotos durante os 100 quilômetros percorridos.

A pontuação da sprint permanece a mesma: pontuam os oito primeiros, o 1º colocado recebe oito pontos, o 2º sete e assim vai até o 8º que marca um ponto.

Imagem: Fórmula 1

O novo formato começa a ser testado já neste final de semana no Azerbaijão e se repetirá nas outras cinco etapas previstas para ter sprint: Áustria (Red Bull Ring), Bélgica (Spa-Francorchamps), Catar (Circuito de Lusail), Estados Unidos (Circuito das Américas) e São Paulo (Interlagos).

Quanto as punições: qualquer penalidade ocorrida durante o treino livre ou durante a classificação da sexta-feira, punições serão cumpridas no GP de domingo. Penalidades durante a classificação para a sprint, a punição será aplicada na sprint. Penalidades que acontecerem durante a sprint, a punição será cumprida no domingo.

Além disso, uma violação do parque fechado resultará em uma largada no pit lane para a Sprint e a corrida, enquanto as penalidades relacionadas à unidade de potência serão aplicadas apenas à corrida, a menos que também sejam uma violação do parque fechado.

Com mais disputas e mais uso dos motores, a comissão também aprovou a mudança no número máximo peças a serem usadas por ano dos seguintes componentes: motor de combustão interna (ICE), turbocompressor, MGU-H e MGU-K. Antes eram três, agora passam a ser quatro unidades por ano.

Finalmente, foi acordado ainda que alguns ‘Custos de Iniciativa de Sustentabilidade’ serão excluídos do teto de gastos, cobrindo fatores como custos associados à instalação de infraestrutura sustentável, auditoria e monitoramento da pegada de carbono dos concorrentes, doações para instituições de caridade envolvidas na promoção da sustentabilidade ambiental projetos e programas de compensação de carbono.

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