Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen garante a pole para o último GP de 2023

Publicado:

em

A temporada da Fórmula 1 está cada vez mais próxima do fim. Neste sábado (25), aconteceu a última classificação de 2023 e Max Verstappen conquistou a 12ª pole do ano e 32ª da carreira. Enquanto o holandês foi o mais rápido, Charles Leclerc (Ferrari) lutou para conseguir o segundo tempo e larga ao lado do rival. Já Oscar Piastri fez uma excelente volta e é o terceiro para o GP de Abu Dhabi.

Q1 – Sainz falha e é eliminado

Quando o Q1 começou as equipes pareciam não ter pressa em mandar os carros para a pista. Logo na primeira volta, Verstappen assumiu a liderança com 1min24.160s, deixando Lando Norris (McLaren) e Leclerc para trás.

Assim como em outras classificações, os limites de pista foram o calcanhar de aquiles de alguns pilotos. Logan Sargean, Nico Hulkenberg e Guanyu Zhou tiveram suas primeiras voltas deletadas por não se manterem dentro da linha branca.

Nesse meio tempo, Verstappen não conseguiu melhorar seu tempo, mas se manteve na ponta, enquanto Carlos Sainz reclamava do tráfego que encontrou quando saiu do pit lane. Porém em um Q1 muito disputado, e com 19 pilotos no mesmo segundo, o espanhol da Ferrari acabou sendo o primeiro eliminado, sendo apenas 0.5s mais lento que Verstappen.

Além de Sainz, Kevin Magnussen (Haas), a dupla da Alfa Romeo – Valtteri Bottas e Zhou – e Sargeant não seguiram para o Q2.

O final de semana de Sainz não tem sido o melhor até aqui – Imagem: Ferrari

Q2 – Hamilton fora

Assim como no Q1, Verstappen foi o mais rápido no traçado de Yas Marina, a frente de Norris e Sergio Pérez (RBR).

Na Mercedes, o Q2 foi de altos baixos. Enquanto George Russell foi o quarto, Lewis Hamilton enfrentou dificuldades com o carro e foi eliminado em 11º por 0.081s. Outro time que também viveu sortes diferentes foi a AlphaTauri, com Yuki Tsunoda sendo o oitavo e Daniel Ricciardo ficando fora do Q3 em 15º.

Esteban Ocon (Alpine), Lance Stroll (Aston Martin) e Alexander Albon (Williams) também ficaram fora do Q3.

Hamilton saiu da classificação sem entender onde estava o erro no balanço do W14 – Imagem: Mercedes

Q3 – Pérez e Gasly sofrem com os limites de pista

Ao contrário dos treinos livres, na classificação Verstappen conseguiu levar o carro ao topo e conquistar a pole com 1min23.445s na primeira volta rápida, com Norris e Piastri logo atrás.

Nesse interim, Leclerc não conseguia encontrar o ritmo do carro. Porém na segunda volta rápida, o monegasco não só foi achou o ritmo, como também marcou a volta que o levou ao segundo lugar do grid, a 0.139s de Verstappen. Ao mesmo tempo, Norris falhou em fazer uma volta perfeita, e acabou superado pelo companheiro de equipe e por Russell.

Tsunoda surpreendeu e marcou o sexto tempo, com Fernando Alonso (Aston Martin) logo atrás. Hulkenberg largará em oitavo, seguido de Pérez e Pierre Gasly (Alpine). Os dois últimos tiveram as voltas deletadas por conta dos limites de pista depois que o cronômetro já estava zerado.

A largada do GP de Abu Dhabi acontece às 10 da manhã (horário de Brasília) deste domingo.

Resultado da Classificação de Abu Dhabi – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.