Entre em contato conosco

Automobilismo

F1 cancela GP da Emilia-Romagna devido às fortes chuvas e inundações

Publicado:

em

Fortes chuvas que vem castigando a região da Emilia-Romagna, na Itália, nos últimos fizeram com que a Fórmula 1 cancelasse o GP deste final de semana. O comunicado emitido na manhã desta quarta-feira (17), afirma que após discussões entre a F1, a FIA, o clube Automobilístico da Itália e autoridades locais, foi tomada a decisão do cancelamento dos eventos do final de semana no circuito de Imola. A corrida seria a sexta etapa do campeonato.

Segundo o comunicado, não é seguro realizar o evento para ninguém envolvido e não seria correto colocar mais pressão sobre as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil.

Situação do Rio Santerno, que fica ao lado do Autódromo, ontem – Imagem: Reprodução/Twitter

Ainda ontem, todas as pessoas que estavam no paddock preparando para o GP foram evacuadas por ordem da Defesa Civil. O alerta do órgão de permanecer dentro de casa era inicialmente válido até o final desta quarta-feira, mas ao meio-dia (horário local) foi estendido até a meia-noite de sexta-feira, por conta do aumento no volume da chuva.

Existem pontos de alagamento no autódromo, principalmente nas áreas mais baixas onde ficam instaladas as equipes das categorias da Fórmula 2 e Fórmula 3.

Autódromo hoje cedo – Imagem: Reprodução/Twitter

“É uma tragédia ver o que aconteceu a Imola e à Emilia-Romagna, a cidade e a região onde cresci, e os meus pensamentos e orações estão com as vítimas das inundações e com as famílias e comunidades afetadas. Quero expressar a minha gratidão e admiração pelos incríveis serviços de emergência que estão trabalhando incansavelmente para ajudar aqueles que precisam de ajuda e aliviar a situação – são heróis e toda a Itália está orgulhosa deles. A decisão que foi tomada é a mais correta para todos nas comunidades locais e para a família F1, uma vez que temos de garantir a segurança e não criar encargos adicionais para as autoridades enquanto lidam com esta situação terrível”, comentou o Presidente e CEO da F1, Stefano Domenicalli.

“Os meus pensamentos e os de toda a família FIA estão com as pessoas afetadas pela terrível situação na região de Emilia-Romagna. A segurança de todos os envolvidos e os esforços de recuperação são a principal prioridade neste momento”, disse o Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.

O comunicado da F1 não fala em nova data, apenas em cancelamento. Vale lembrar que este é o segundo GP cancelado na temporada que inicialmente teria 24 provas. O GP da China foi cancelado em Janeiro.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.