Entre em contato conosco

Automobilismo

É tudo dele! Drugovich sai na pole novamente na F2

Publicado:

em

Felipe Drugovich (Dutch Photo Agency)

Piloto brasileiro somou mais dois pontos e abre 45 de vantagem sobre o segundo colocado

Felipe Drugovich está perto de conquistar o mundial de Pilotos de Fórmula 2 de 2022 ao conquistar sua segunda pole position consecutiva, mais de dois décimos de Jack Doohan e Logan Sargeant. Marcada por duas bandeiras vermelhas, – uma delas causada pelo vice lider do campeonato –  a sessão classificatória teve sua primeira parte encerrada com Felipe Drugovich em quarto depois estar algum tempo na segunda posição

Dennis Hauger terminou com um sétimo lugar na sessão de qualificação para a 12ª rodada do Campeonato de Fórmula 2 da FIA em Zandvoort. No desafiador circuito holandês, o piloto norueguês do Red Bull Junior mostrou um ritmo positivo.

Após sua primeira tentativa com o segundo conjunto de pneus, uma bandeira vermelha impediu Hauger de tentar uma volta melhor e ele teve que se contentar com o sétimo lugar. Mesmo quando a sessão recomeçou, não houve tempo suficiente para completar o procedimento de aquecimento dos pneus e fazer uma volta rápida. Hauger começará a corrida de sprint de grade reversa em quarto.

Infelizmente, a situação de bandeira vermelha entrou após uma rodada do companheiro de equipe e colega piloto do Red Bull Junior Jehan Daruvala. O indiano também lutou pelo top 5 nos estágios iniciais, mas acabou sendo classificado em décimo sétimo.

Treino Livre

Jack Doohan recomeçou de onde parou há menos de uma semana, liderando. O australiano foi o mais rápido na sessão de abertura do fim de semana de Fórmula 2 em Spa, à frente de Ayumu Iwasa por 0,323s, enquanto o líder do campeonato Felipe Drugovich seguiu em terceiro, 0,402s abaixo do melhor tempo.

 Antes que qualquer tempo representativo real pudesse aparecer, David Beckmann girou na curva 13 para trazer a bandeira vermelha. O piloto da Van Amersfoort Racing conseguiu sair do cascalho em marcha à ré e retornar aos boxes por conta própria. Depois de um rápido trabalho de limpeza, a sessão estava de volta com 28 minutos restantes, mas ninguém estava muito ansioso para voltar imediatamente à pista. Uma vez que as coisas começaram, foi Jack Doohan que estabeleceu o ritmo. O piloto da Virtuosi Racing marcou 1:24.268, apenas 0,029s à frente de Roy Nissany.

 Amaury Cordeel foi brevemente o mais rápido antes de Ayumu Iwasa, depois Frederik Vesti figurou em primeiro. Doohan se restabeleceu de volta com 1:23.133 com pouco menos de 20 minutos restantes. A evolução da pista atraiu os pilotos, mas para Vesti, resultou no contato com as barreiras de proteção na curva 2 trazendo novamente a bandeira vermelha.

A sessão voltou com 10 minutos restantes e desta vez todos estavam ansiosos para fazer as voltas. Iwasa subiu para segundo, enquanto Drugovich e Lawson saltaram para terceiro e quarto, respectivamente. Dennis Hauger colocou a Prema Racing entre os cinco primeiros enquanto, simultaneamente, o companheiro de equipe Jehan Daruvala explorava o lado de fora da pista na curva 1. O piloto indiano conseguiu seguir em frente e evitar uma terceira bandeira vermelha da sessão.

Doohan não teve problemas na frente, terminando confortavelmente mais rápido para Virtuosi em 1:22.967. Ele foi seguido por Iwasa e Drugovich, enquanto Lawson e Hauger completaram os cinco primeiros. Vesti terminou em sexto, enquanto Logan Sargeant, Amaury Cordeel, Théo Pourchaire e Richard Verschoor completaram o top 10.

Classificação Treino Livre

Classificação Treino Livre

Classificação

Felipe Drugovich estabeleceu o tempo inicial para bater em 1:21.915 até que Doohan restabeleceu seu nome no topo da tabela de cronometragem em 1:21.760. Dennis Hauger ficou na terceira posição, 0,012s mais rápido que Théo Pourchaire, já que os quatro primeiros foram os únicos pilotos dentro dos 1:21.

O início forte do francês durou pouco, a bandeira vermelha com 21 minutos restante quando Pourchaire encontrou a barreira de proteção na curva 3, iria mudar o rumo da classificação. Assim que as luzes no final do pit lane ficaram verdes, uma grande fila saiu imediatamente. A pausa permitiu algumas melhorias, Ayumu Iwasa subiu para segundo, enquanto Sargeant foi o terceiro mais rápido para Carlin. Enquanto isso, Doohan ampliou sua vantagem para 0,353s de vantagem, sua nova referência em 1:21,487.

Os pilotos voltaram aos boxes, enquanto o relógio marcava os 12 minutos restantes. Iwasa saltou para o topo a pouco menos de oito minutos do final, mas foi imediatamente ultrapassado pela dupla Carlin, mas nenhum deles conseguiu impedir que Drugovich subisse para a pole provisória por 0,528s com 1:20,713.

A próxima tentativa de Doohan foi boa, mas não o suficiente para parar o líder do Campeonato. Ele reduziu pela metade a diferença para o piloto da MP Motorsport para ser o segundo mais rápido. Richard Verschoor não queria decepcionar os torcedores da casa e subiu para o quarto lugar para Trident.

Uma segunda bandeira vermelha com menos de quatro minutos para o fim apareceu, quando Jehan Daruvala rodou entre as curvas 7 e 8, deixando o piloto da Prema Racing com o carro parado. A três minutos do fim da qualificação, Drugovich estava fora do carro antes do reinício da sessão, tamanha era sua confiança de que ninguém alcançaria o seu tempo. Tendo já gasto seus pneus macios frescos, a maioria do pelotão permaneceu nos boxes com Drugovich, efetivamente encerrando a qualificação mais cedo quando o relógio chegou a zero.

Doohan largará ao lado de Drugovich na primeira fila, com Sargeant e Verschoor em terceiro e quarto. Iwasa terminou em quinto com Lawson, Hauger, Jüri Vips, Marcus Armstrong e Clement Novalak compondo o resto do top 10.

“Foi uma ótima classificação, acho que conseguimos fazer um ótimo trabalho… Eu ainda não estava 100% confiante nas curvas 2 e 3 e, por isso, demorou um pouco para eu realmente acelerar. Mas na última volta consegui extrair tudo o que era possível. Foi muito bom para os planos para o final de semana e também para o campeonato”, – Declarou Drugo

Drugovich

Classificação

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.