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Automobilismo

Carômetro da F1: Zhou Guanyu

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Zhou

O primeiro chinês na F1

Zhou Guanyu ou Guanyu Zhou começou a correr no kart aos oito anos. Porém ele queria alcançar voos mais longes, então aos 12 anos mudou para a Inglaterra, para competir com a equipe Strawberry Racing.

No segundo ano com a equipe, ele venceu o campeonato nacional Super 1 e o Rotax Max Euro Challenge – Junior. Já em 2015, Zhou debutou nos monopostos, competindo da Fórmula 4 italiana com a Prema, já que agora fazia parte da Academia de Pilotos da Ferrari. Ele foi o eleito o melhor rookie do ano ao se tornar vice-campeão.

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Zhou na F4 italiana – Imagem: ACI Sport

Em 2016 ele deixou a F4 e seguiu para a F3 com Motopark, mas em 2017 optou por retornar à Prema para seguir na Fórmula 3 em 2017 e 18. Ao mesmo tempo, Zhou também foi piloto reserva da Techeetah na Fórmula E por duas temporadas.

Pulando para 2019, o chinês deixou a F3 pela Fórmula 2, representando a Virtuosi Racing. Zhou disputou a F2 entre 2019 e 2021, sendo que em 21 ele também competiu na F3 asiática, da qual ele foi campeão.

Zhou comemora título da F3 asiática – Imagem: Abu Dhabi Racing by Prema

Nesse meio tempo, em 2020 ele foi contratado como piloto de desenvolvimento da equipe de Fórmula 1 da Renault. Ele ficou com a equipe francesa por dois anos até que veio a oportunidade de ser piloto principal da Alfa Romeo, ao lado de Valtteri Bottas.

Na estreia da temporada de 2022, Zhou marcou seu primeiro pontinho na F1. Ele chegou em 10º no GP do Bahrein. Além dos primeiros pontos, 2022 também foi o ano do primeiro grande acidente. Na primeira volta do GP da Inglaterra, Zhou foi atingido por George Russell. O carro do chinês capotou, se arrastou pelo asfalto, voou por cima da barreira de proteção e acabou preso entre a barreira e a grade da arquibancada.

 

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Halo salvou a vida de Zhou no acidente em Silverstone – Imagem: Fórmula 1

Zhou saiu ileso do acidente e uma semana depois já estava dentro do carro novamente.

Em sua primeira temporada na F1, Zhou não teve o carro mais competitivo, ele pontuou em apenas três corridas e foi apenas o 18º no campeonato.

Para 2023 o chinês segue na Alfa Romeo, e com o mesmo companheiro. Basta saber se a equipe vai conseguir entregar um carro mais confiável, mais constante e que permita com que Zhou busque o tão sonhado primeiro pódio.

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