IndyCar
Arrow McLaren e a linha do tempo de seus problemas contratuais
A Arrow McLaren viveu momentos de instabilidade em relação aos seus contratados em 2024. Confira a linha do tempo com todos os contratos assinados e rompidos na equipe.
O primeiro semestre de 2024 foi conturbado para a Arrow McLaren. Porém, essa situação pouco tem a ver com o desempenho nas pistas. Conforme a temporada foi se desenhando, quatro nomes passaram pelo comando do carro #6 da equipe papaia. Contudo, após estabilizar a situação do time para 2024, a equipe já definiu mudanças para 2025.
Todavia, os problemas com o #6 não começaram com a lesão de David Malukas, em fevereiro de 2024. Dessa forma, os problemas com contratos para a Arrow McLaren começaram em 2022. Sim, há dois anos o time vive esse imbróglio.
A raiz do problema
Em meados de junho de 2022, o perfil oficial da McLaren anunciou Alex Palou como o novo piloto da equipe. Mas, o comunicado não veio através das redes do time da Indy, mas sim no perfil da equipe de Fórmula 1. Assim, surgiu uma dúvida: onde o espanhol iria pilotar?
Um grande processo foi travado entre McLaren, Palou e Chip Ganassi. Isso porque o espanhol tinha contrato com a Ganassi na IndyCar. Com isso, o chefe da equipe entrou com um processo no tribunal esportivo dos Estados Unidos para que o piloto cumprisse seu contrato.
Nesse meio tempo, Oscar Piastri foi anunciado na equipe de Fórmula 1 e Alex Palou seguiu com a Ganassi para 2023. Assim, conquistou seu segundo título na categoria. Porém, a Arrow McLaren estava pronta para receber o espanhol em sua equipe em 2024, assumindo o #6.
Contudo, próximo do final da temporada de 2023, o bicampeão da IndyCar expressou publicamente que não iria cumprir o contrato com a McLaren. Dessa maneira, ele seguiria com a Chip Ganassi Racing. Para entender melhor essa história, clique aqui.
Com essa decisão, a equipe abriu um processo contra Palou, mas precisou encontrar um substituto. Foi assim que a equipe papaia dormiu sonhando com o principal nome da atualidade da IndyCar, mas acordou em uma realidade bem diferente. Logo, a Arrow McLaren, tentando diminuir os danos, buscou um dos mais promissores do grid.
A lesão que custou um sonho
Assim, David Malukas, jovem prodígio da categoria, foi o escolhido para assumir a vaga. Porém, em fevereiro de 2024, momentos antes do início da temporada, o piloto sofreu um acidente de bicicleta. Com o punho machucado, ele não pode começar o ano pilotando o #6.
Callum Ilott foi o elegido para substituir Malukas, enquanto ele focava em sua recuperação. Dessa forma, o piloto britânico começou a temporada, mas seus compromissos com o WEC levaram a Arrow McLaren a buscar uma nova opção. Logo, foi a vez de Théo Pourchaire assumir o #6.
A recuperação de Malukas demorou mais do que o esperado. Então, a equipe tomou a drástica decisão de romper o contrato com o piloto, anunciando Pourchaire até o final da temporada. Nesse momento, a situação parecia resolvida.
Uma substituição inesperada na Arrow McLaren
O francês campeão da Fórmula 2 em 2023 logo se adaptou a IndyCar. Quando a situação do #6 se encaminhava para a estabiliazação, a Arrow McLaren anunciou que Pourchaire seria substituído por Nolan Siegel.
O anúncio foi feito logo após às 24 horas de Le Mans, onde Siegel foi o vencedor na classe LMP2. Dessa forma, o carro #6 chegou ao seu quarto piloto em um intervalo de quatro meses. Repentina e inesperada, a contratação do jovem piloto americano pegou muitos de surpresa, inclusive Theo Pourchaire.
Agora, Siegel está confirmado para 2025 e além, após assinar um contrato de múltiplos anos com a Arrow McLaren.
Arrow McLaren já arrumou a casa para 2025
Após tantos problemas em 2024, a equipe papaia já definiu seu trio para a próxima temporada. Assim, Pato O’Ward e Nolan Siegel seguem com a equipe. Contudo, Alexander Rossi se despede do #7 ao fim desse ano. Logo, seu sucessor será Christian Lundgaard.
Pelo segundo ano consecutivo, a Arrow McLaren aposta em uma das grandes promessas do grid para compor sua equipe. Dessa forma, a equipe é a primeira a confirmar seu line-up para 2025. Assim, a McLaren faz uma aposta alta, colocando a juventude ao seu dispor para criar um grupo competitivo.
Com isso, podemos perceber que a equipe visa uma organização mais eficaz, com o intuito de se estabelecer e não seguir cometendo os mesmos erros do passado, que acabaram tornando-se recorrentes.