Entre em contato conosco

Fórmula Indy

Will Power se sagra bicampeão da IndyCar em Laguna Seca!

Publicado:

em

Com vitória de Alex Palou e recuperação incrível de Newgarden, Power espanta azar e leva o título da IndyCar Series

A grande decisão da temporada de 2022 foi realizada neste domingo (11) no circuito localizado em Monterey, Califórnia, e Will Power faturou com sucesso seu segundo título na categoria americana. Josef Newgarden, companheiro de equipe do australiano largou da 25ª posição, escalou o pelotão durante a prova para faturar o segundo lugar (uma posição acima de Power). No entanto, o resultado não foi suficiente para conquistar o tricampeonato.

Scott Dixon, um dos favoritos na briga pelo título, não teve o fim de semana que esperava. Na classificação o neozelandes ficou com a 13ª posição no grid de largada, e no decorrer da prova sofreu com o desempenho do carro, encerrando a corrida em 12° e a temporada na terceira posição da tabela, 39 pontos atrás do Power.

Primeira vitória na temporada!

Alex Palou enfim conquistou sua primeira vitória do ano no carro n°10 da Ganassi. Mesmo tendo que largar da 11ª posição do grid devido a uma troca de motor após a qualificação, o campeão de 2021 mostrou um ritmo forte e assumiu a liderança da corrida no 16° giro. Dali em diante se manteve na frente até cruzar a linha de chegada com 30.382s de vantagem sobre Newgarden, a maior margem nesta temporada de um líder para o segundo colocado em uma prova.

“Lutamos um pouco em algumas corridas, especialmente nas últimas corridas”, disse Palou. “Mas hoje foi incrível. A estratégia estava no ponto. É bom terminar uma temporada com uma vitória. Tínhamos alguma potência lá e bom consumo de combustível.”

A conquista pode ter sido a última com a Chip Ganassi Racing, já que o piloto vive uma disputa judicial com a equipe.

Desistir nunca foi uma opção

No sábado Newgarden enfrentou problemas na classificação, o piloto da carro n°2 rodou na curva do “saca rolhas” ficando preso, um prejuízo enorme na busca pelo título. Porém, mesmo largando de 25° o estadunidense não desistiu, e imprimiu um forte ritmo na caça do seu companheiro Will Power.

Na volta 43 Newgarden já era o quarto colocado após ultrapassar Pato O’Ward; a próxima vítima foi Felix Rosenqvist. Power era o próximo alvo, tomando o segundo lugar do australiano na curva em que tirou sua chande de uma melhor posição no grid de largada. No fim, Newgarden terminou em P2 e mesmo a frente de seu companheiro, não foi o suficiente para descontar os 21 pontos de vantagem que ele tinha sobre o campeão.

“Até ontem, com a dor de cabeça, voltamos, lutamos e quase chegamos lá”, disse Newgarden. “Estou orgulhoso do esforço. Voltaremos mais fortes ano que vem. Mas estou orgulhoso deste time. Enormes parabéns a Will e toda a equipe”, finalizou.

O retorno de um campeão!

Claro que o grande destaque da prova e do campeonato foi Will Power. O australiano de 41 anos venceu apenas uma corrida nesta temporada, porém mostrou uma incrível consistência ao longo de 16 das 17 corridas em que disputou este ano, sendo que em nove delas ele terminou entre os três primeiros colocados. Além disso, é importante destacar como sua mudança mental contribuiu na conquista do bicampeonato com a Penske.

“Cara, eu tive que dirigir a coisa hoje”, disse Power. “Estava no limite, muito solto. Cara, que alívio. Que alívio fazer isso. Desde o início (da temporada), foi apenas jogar o jogo longo, não necessariamente buscando grandes vitórias e tudo isso”, disse Power.

O novo “lado zen” de Will Power trouxe a Penske seu 17° título de pilotos da IndyCar, o primeiro sem o Roger Penske como líder da equipe, já que agora o capitão comanda a categoria.

Por último, mas não menos importante, temos que falar de Christian Lundgaard que conquistou o título da série Rookie of the Year de 2022, terminando com 18 pontos de vantagem sobre seu rival David Malukas.

Imagens: Via IndyCar

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.