Entre em contato conosco

Automobilismo

Wellington Cirino e Paulo Salustiano vencem na primeira etapa da Copa Truck

Publicado:

em

Wellington Cirino venceu a corrida 1 Foto Rafa Catelan

Mercedes-Benz e Volkswagen dividiram as vitórias nas duas corridas que abriram a temporada da Copa Truck neste sábado (12) em Santa Cruz do Sul (RS).

A primeira etapa da Copa Truck foi realizada neste sábado (12) em Santa Cruz do Sul. Felipe Giaffone superou todas as adversidades e com uma pilotagem espetacular garantiu o terceiro lugar na corrida 1, com Beto Monteiro em segundo e Wellington Cirino chegando em primeiro.

Beto Monteiro largou da pole position, mas o paranaense, Wellington Cirino da equipe ASG usou a força de seu Mercedes-Benz para conquistar a liderança ainda nos estágios iniciais da primeira prova e vencer com uma vantagem superior a sete segundos. 

Largando da sétima posição Felipe Giaffone foi impecável e se posicionou muito bem na curva um para escapar dos toques e saltar cinco posições, assumindo a segunda colocação. Monteiro, de Volkswagen, protagonizou bela disputa com o Iveco de Felipe Giaffone pelo segundo lugar.  Raphael Abbate ganhou uma posição e era o oitavo enquanto Pivetta mantinha o 16º lugar.

Faltando 15 minutos para o fim Giaffone mantinha o ritmo e vinha em segundo, Abbate era o oitavao colocado geral e líder na Super Truck enquanto Pivetta era o 21º colocado com problemas mecânicos. Nos minutos finais Beto Monteiro passou a atacar Giaffone, o multicampeão nos caminhões tinha muita desvantagem de equipamento usou toda a sua experiência para segurar a posição, mas faltando duas voltas para o fim caiu para terceiro.

Abbate era outro nome importante da corrida, o piloto do truck #26 da Iveco Usual Racing superou Debora Rodrigues e Regis Boessio para ocupar o sexto lugar geral. Após 27 minutos de prova a Iveco Usual Racing recebeu a bandeira quadriculada em terceiro lugar com Felipe Giaffone e venceu com Raphael Abbate na Super Truck, sendo o sexto na geral.

O que eles disseram:

“Larguei muito bem e consegui antecipar uma marcha na disputa com o Beto, o que me permitiu usar um pouco mais de potência para passar o Beto. Depois trabalhei com um bom ritmo e estou muito feliz pela vitória hoje, e embora o caminhão tenha se comportado muito bem o tempo todo, já sabemos que temos alguma coisa a melhorar para amanhã”.
Wellington Cirino

“Tivemos um problema com a válvula de pressurização do turbo e isso interferiu na questão da fumaça. Por isso tivemos que parar e agora estamos ajustando tudo para as corridas de amanhã. Acho que com revisão e os ajustes que estamos fazendo estaremos no jogo amanhã”

Djalma Pivetta

Corrida 2

Na inversão dos oito primeiros colocados no grid, Raphael Abbate largou do terceiro lugar, Giaffone em sexto e Pivetta em vigésimo terceiro o gaúcho Régis Boessio tracionou melhor na largada e assumiu a ponta com seu Volvo trazendo junto Paulo Salustiano. Entretanto, na segunda volta, um acidente causado por óleo na pista na aproximação da curva 3 tirou nada menos que cinco caminhões da disputa – entre eles, a batida entre José Augusto, Roberval Andrade e Felipe Tozzo. Ninguém se feriu, mas o caminhão de segurança permaneceu na pista pela maior parte da prova enquanto as equipes de resgate faziam a limpeza do trecho com óleo.

O safety car foi acionado para a retirada de 3 caminhões que ficaram no meio da pista após uma batida na curva 6. A disputa foi liberada com duas voltas para o final, quando Boessio liderava a corrida e sofria intensa pressão de Paulo Salustiano – que venceu a segunda corrida da Copa Truck em 2019, na última passagem da categoria por Santa Cruz do Sul. O piloto do Volkswagen #55 conquistou a ultrapassagem na curva 3, um dos principais pontos de frenagem do circuito de 3.531 metros. A chegada entre os dois foi apertada, com apenas 0s174 entre vencedor e segundo colocado. Débora Rodrigues completou o pódio na terceira posição. Wellington Cirino e Pedro Paulo Fernandes fecharam os cinco primeiros. Giaffone que havia sido acertado por um concorrente na largada fechou em 13º lugar.

O que eles disseram:

“Tivemos alguns problemas na classificação, acho que em condição normal poderíamos ser terceiro na melhor das hipóteses. Conseguimos arrumar o truck para a corrida e tive bastante sorte na largada para saltar de sétimo para segundo na primeira volta e terminar em terceiro. Na segunda corrida fui tocado por outro piloto na largada e acabei rodando, como a corrida ficou sob bandeira amarela quase que o tempo todo não deu para recuperar. Agora é tentar ir para cima para conseguir uma bom resultado amanhã.

Felipe Giaffone

“Estou muito feliz com o resultado de hoje, fizemos a pole e vencemos logo na estreia na categoria Super Truck. Não poderia estar mais feliz já que também lideramos a classe e agora vamos com tudo para manter a performance amanhã.”

Raphael Abbate

“Troquei de caminhão para esta temporada, então tem sido uma etapa de aprendizado. Não tivemos muito tempo para treinar, e na primeira corrida eu fiquei bem chateado porque levei pancada de todos os lados. Na corrida 2 eu e o Boessio largamos melhor e depois infelizmente houve o acidente – em que graças a Deus ninguém se machucou. Por mais que o caminhão estivesse um pouco prejudicado das batidas na primeira corrida, eu tinha que tentar alguma coisa e só teria duas voltas. Tentei de tudo e felizmente conseguimos trazer esse caneco para casa e ótimos pontos para o campeonato. Amanhã vamos com tudo”
Paulo Salustiano

 

Com informações da assessoria de comunicação.

Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Roberval Andrade e Welligton Cirino levam a segunda etapa da Copa Truck -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.