Entre em contato conosco

WEC

WEC: Toyota se prepara para Ímola

Publicado:

em

Toyota
Foto: Toyota

A Toyota Gazoo Racing segue à sua campanha em busca do título do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) 2025 com a realização da primeira etapa europeia da temporada: as Seis Horas de Ímola, marcadas para o domingo de Páscoa(20 de abril). Após uma abertura de campeonato desafiadora no Catar, durante a corrida de 1.812 km, a equipe soube aproveitar as oportunidades disponíveis, encerrando a prova com um pódio importante. 

A temporada, composta por oito etapas, segue agora para a Itália, onde a equipe tem boas lembranças do ano anterior. Em 2024, o time venceu em Ímola em uma corrida marcada pelas condições climáticas adversas, quando o carro nº 7 superou os desafios do tempo para garantir a primeira vitória da equipe naquela temporada, iniciando sua trajetória rumo aos títulos mundiais. A prova italiana é a primeira de três corridas europeias que antecedem as tradicionais 24 Horas de Le Mans, agendadas para junho, e representa um ponto estratégico nos esforços da equipe japonesa para buscar sua sexta vitória em La Sarthe.

O Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, situado em Ímola, é um dos circuitos mais emblemáticos do automobilismo mundial. Inaugurado em 1953, já recebeu seis provas do Campeonato Mundial de Endurance, incluindo seu retorno ao calendário do WEC no ano passado, substituindo Monza após quatro décadas de ausência. Para a edição deste ano, é esperada uma grande presença de público, que poderá acompanhar a batalha entre 18 hipercarros de oito diferentes fabricantes — Alpine, Aston Martin (estreante), BMW, Cadillac, Ferrari, TOYOTA GAZOO Racing, Peugeot e Porsche —, além de 18 veículos da classe LMGT3, em um fim de semana que coincide com as celebrações da Páscoa.

Os trabalhos de pista têm início na sexta-feira, 18 de abril, com duas sessões de treinos livres de 90 minutos cada. A definição do grid acontece no sábado, a partir das 15h10 (horário local), durante a classificação e a Hyperpole. A largada oficial das Seis Horas de Ímola está marcada para as 13h de domingo, 20 de abril(horário local).

Abre aspas

Kamui Kobayashi: “Temos boas lembranças de Ímola no ano passado, que foi nossa única vitória com o carro nº 7. Tivemos outras chances de vencer durante a temporada, mas em Ímola aproveitamos ao máximo as mudanças climáticas. Era fácil cometer erros, mas acertamos nossa estratégia e pilotamos bem. Sinto que Ímola no ano passado realmente nos uniu como equipe, pois nos recuperamos de um resultado decepcionante no Catar nos fortalecendo juntos e encontrando a oportunidade de vencer. Nesta temporada, também enfrentamos alguns desafios no Catar, então espero que possamos voltar com um desempenho de equipe semelhante em Ímola, com sorte, com um clima melhor desta vez.”

Mike Conway: “Estou ansioso para correr novamente em Ímola, especialmente depois da nossa vitória no ano passado. É um ótimo circuito, à moda antiga, com uma boa mistura de curvas, mas também é bastante apertado, então ultrapassar não é fácil. Vimos no ano passado como é importante acertar a estratégia, então isso será uma grande prioridade. Depois de uma breve pausa desde o Catar, agora parece que a temporada está realmente começando a esquentar e mal posso esperar.”

Nyck de Vries: “A vitória em Ímola no ano passado foi minha primeira com a TOYOTA GAZOO Racing, então me traz lembranças especiais. Nossa situação é bem parecida com a da temporada passada: tivemos um começo desafiador no Catar, mas maximizamos nosso potencial fazendo uma corrida limpa e aproveitando ao máximo as oportunidades. Espero que o resultado da temporada passada em Ímola seja um bom presságio e que possamos voltar a brigar na frente.”

Sébastien Buemi: “Gosto muito de correr na Itália, e Ímola é um circuito fantástico e divertido de pilotar. É também uma pista desafiadora, onde acertar o acerto e a estratégia é particularmente importante, e esse será o nosso foco nos treinos livres. Precisamos extrair o máximo desempenho dos nossos carros, porque sabemos que a concorrência é forte, mas estamos realmente motivados e vamos continuar nos esforçando ao máximo.”

Brendon Hartley: “Mesmo que o resultado no Catar não tenha sido o que normalmente almejamos, a performance de toda a equipe para marcar pontos importantes, apesar das circunstâncias desafiadoras, mostra do que somos capazes. Se conseguirmos repetir esse desempenho em Ímola, estaremos lá ou por aí na bandeira quadriculada, marcando mais pontos importantes para nos ajudar a lutar pelos dois títulos mundiais. Estou ansioso para começar.”

Ryo Hirakawa: “Espero que possamos ser mais competitivos em Ímola em comparação com o Catar, que foi um fim de semana bastante difícil. A equipe tem trabalhado duro para se preparar, e vimos na temporada passada que nosso GR010 HÍBRIDO é competitivo em Ímola, então estou otimista de que podemos lutar pela vitória. Estou animado para correr novamente em Ímola porque é um circuito tradicional e há muitos fãs apaixonados nas arquibancadas para nos apoiar. Tenho certeza de que podemos proporcionar a eles uma corrida emocionante novamente.”

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.