Entre em contato conosco

Automobilismo

Vips conquista a pole para a corrida da F2 em ímola

Publicado:

em

Vips

Jüri Vips, da Hitech Grand Prix, conquistou a primeira pole position de sua carreira na Fórmula 2 nesta sexta-feira, dominando as difíceis condições do circuito de Imola, estabelecendo um tempo de volta de 1:40.221. Drugovich larga da 12° colocação.

 O piloto estoniano Jüri Vips largará na pole para a corrida de domingo e terá ao seu lado o piloto da academia de Red Bull, Ayumu Iwasa. O piloto japonês perdeu a pole por pouco mais de um décimo de segundo. Ralph Boschung, que marcou o ritmo no treino livre, foi o primeiro piloto a marcar tempo, mas após as primeiras voltas, Clément Novalak quem foi o piloto mais rápido.

Jake Hughes, da Van Amersfoort Racing, passou então para o topo da tabela, antes de ser substituído por Vips. Pouco depois de Vips definir seu tempo, a única bandeira vermelha da sessão foi acionada, após Olli Caldwell, da Campos Racing, saiu da pista no primeiro setor. Quando a sessão recomeçou, os pilotos voltaram a pista para as voltas finais. Faltando seis minutos para o fim, Vips fechou uma volta que não seria batida, apesar de vários tempos estarem melhorando dentro do top 10.

Jack Doohan, da Virtuosi Racing, que conquistou a pole position na primeira prova do ano em Sakhir, demonstrou  um esforço final impressionante para ficar em terceiro à frente de Boschung. O atual campeão de Fórmula 3, Dennis Hauger, garantiu seu melhor resultado de qualificação do ano em quinto, o veterano Roy Nissany com o carro da DAMS irá largar de sexto, Théo Pourchaire foi sétimo, à frente  de Jehan Daruvala e Marcus Armstrong da Hitech.

O brasileiro Felipe Drugovich vai largar da décima segunda colocação no domingo, seguido pelo companheiro de equipe Clément Novalak. Enzo Fittipaldi largará dá décima quinta colocação*.

Vips na pole

Grid de largada

Armstrong começará a Sprint Race de sábado na primeira fila, ao lado de Logan Sargeant, com a inversão do grid.

A corrida deste sábado acontecerá as 12:55 com transmissão do bandsports.

 

Atualização: 

Dois pilotos foram penalizados no grid após a qualificação de hoje em Imola. Primeiro, Jake Hughes foi considerado culpado de impedir Logan Sargeant de Carlin. O britânico da Van Amersfoort Racing informou que abandonou sua volta e estava se preparando para mais uma volta rápida, enquanto Sargeant começou a sua com uma diferença de 15 segundos para Hughes. Na saída da curva 13, a diferença entre os dois carros foi reduzida para 1,5s. Os comissários concluíram que o britânico deveria estar ciente da aproximação de Sargeant e poderia ter se afastado, o impedimento era, portanto, desnecessário. Como consequência, Hughes recebeu uma queda de 3 lugares para a F2 Sprint Race de amanhã.

Além disso, Enzo Fittipaldi também teve uma penalização de 3 lugares para a corrida de amanhã depois que foi determinado que ele havia impedido Hughes nas curvas 10, 11 e 12. Os comissários concluíram que o brasileiro estava em uma “volta de saída” quando Hughes na Curva 9 chegou perto. O piloto de Charouz decidiu permitir que o britânico passasse na curva 12, mas poderia ter permitido que ele passasse entre as curvas 10 e 12, impedindo Hughes desnecessariamente. Este último classificou em P17 enquanto Fittipaldi marcou a 15ª volta da sessão. Eles vão largar em 20º e 18º lugares, respectivamente, no grid de largada de amanhã.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.