Entre em contato conosco

F2

Vai que é sua Vesti

Publicado:

em

Vesti

Frederik Vesti conquistou sua terceira vitória na temporada de 2023 com estilo, lidando com condições molhadas, e uma pista em processo de secagem e uma disputa de seu maior rival pelo título, garantindo a vitória na corrida sprint de Barcelona. Théo Pourchaire fez duas ultrapassagens no final da corrida, após a última relargada do Safety Car, para conquistar um importante segundo lugar saindo da nona posição no grid e manter Vesti ao alcance na disputa pelo campeonato. O companheiro de equipe Victor Martins conquistou o terceiro lugar, colocando ambos os pilotos da ART Grand Prix no pódio e garantindo seu primeiro pódio desde a segunda etapa em Jeddah.

A Prema Racing alcançou sua quinta vitória na Fórmula 2 de 2023. Ollie Bearman teve uma corrida consistente e garantiu pontos extremamente valiosos chegando em oitavo. Com o resultado de hoje, Vesti aumentou a margem de sua liderança no campeonato de pilotos. 

 

A CORRIDA

Amaury Cordeel, que largou na pole position invertida, assumiu a liderança logo no início após uma largada atrás do Safety Car devido à forte chuva. Na primeira curva, Vesti tentou ultrapassar Jak Crawford pelo segundo lugar, mas os dois se tocaram e isso fez com que Vesti fosse para fora da pista enquanto o piloto da Hitech Pulse-Eight caía para trás com danos. O dinamarquês continuou em segundo lugar, mas o americano abandonou a corrida no final da primeira volta. 

Por conta das condições o único brasileiro na pista, Enzo Fittipaldi acabou escapando e perdeu uma posição.

Vesti na segunda volta já havia esquecido o contato, pois o piloto da Prema Racing assumiu a liderança de Cordeel na curva 10, depois que o piloto da Invicta Virtuosi Racing saiu da pista na entrada da curva.

Na volta seguinte o meio do pelotão ficou agitado, com Leclerc passando por Corrêa, Novalak em cima de Daruvala e Leclerc novamente, mas desta vez sobre Maini. Cordeel perdeu outra posição, desta vez para Martins que assumiu o segundo lugar na quarta volta, enfiando-se pelo lado interno na curva 1.

A volta 7, marcou i inicio da disputa entre Enzo Fittipaldi e Ayumu Iwasa que encontrou aderência na parte interna da curva 3 e ultrapassou o piloto da Rodin Carlin na oitava volta, conquistando o nono lugar.

Desde a primeira volta, Pourchaire estava colado na traseira de Jack Doohan e finalmente conseguiu ultrapassá-lo pelo quinto lugar na décima volta. No mesmo embalo Stanek partiu para cima de Correa e também fez a ultrapassagem.

Cordeel teve outro momento de saída de pista na volta 12, desta vez na curva 7. Isso permitiu que Pourchaire e Doohan ultrapassassem e assumissem o quarto e quinto lugares, mas o carro #15 da Invicta Virtuosi conseguiu  manter Oliver Bearman atrás dele, atrapalhando assim a disputa do piloto da Prema com o da Virtuosi.

A volta 13 marcou a disputa improvável entre Doohan e Cordeel, enquanto Daruvala passava por Maini e Iwasa disputava com Verschoor. Na metade da corrida, a vantagem de Vesti aumentou para cinco segundos sobre Martins. 

Jehan Daruvala, Kush Maini e Zane Maloney foram os primeiros a aproveitar a oportunidade e colocaram pneus macios na volta 17. Amaury Cordeel recebeu uma punição de 5segundo na mesma volta.

Na volta 20 ,Correa perdeu o controle do carro na curva 2, rodou para fora da pista e ficou preso na brita causando o Safety Car Virtual. Uma volta depois, o Safety Car em ação. Vesti optou por entrar nos boxes para colocar pneus slick, e os demais líderes também fizeram o mesmo.

O Safety Car saiu faltando quatro voltas para o final, e Vesti conseguiu manter-se à frente de Martins na relargada. Mais atrás, Pourchaire ultrapassou Hauger pelo lado interno na curva 1, assumindo o terceiro lugar. Na curva 3, ele ultrapassou Martins.  Bearman disputava posição com Verschoor e o  brasileiro Enzo Fittipaldi  perdia a posição para Arthur Leclerc. 

Com a corrida sendo encerrada por tempo após a intervenção do Safety Car, Vesti manteve Pourchaire à distância com uma série de voltas mais rápidas, garantindo sua terceira vitória da temporada. Martins, Hauger, Doohan, Richard Verschoor, Bearman e Iwasa, que foi promovido para décimo, após Cordeel receber uma penalidade de cinco segundos por exceder os limites da pista.

Classificação

Classificação

O QUE ELES FALARAM: 

“É P1 no Sprint Race em Barcelona, uma boa recuperação depois de uma classificação difícil. Largamos em terceiro em condições muito difíceis, com pneus de chuva e com contato em T1. Conquistamos a liderança cedo e a mantivemos. Secou de repente, e o carro de segurança veio, então trocamos para os pneus slick. Havia muita pressão, porque, obviamente, a pista ainda estava escorregadia. Conseguimos reduzir um pouco a diferença e vencer a corrida, então ótimo trabalho PREMA para todas as chamadas de estratégia.” – Vesti

“Uma corrida um pouco chata para mim. Consegui algumas posições na primeira volta e, depois disso, foi um impasse. Colocamos os slicks e conseguimos passar Cordeel, mas fomos prejudicados por Verschoor. No geral, estou muito feliz, foi bom marcar alguns pontos. Vamos esperar amanhã quando largarmos da pole!” – Bearman

“Hoje realmente me surpreendeu porque nos testes aqui na chuva nós estávamos extremamente rápidos e hoje, na corrida com a pista molhada, simplesmente não tivemos esse ritmo. Estávamos brigando para segurar a nossa posição, mas amanhã a prova provavelmente será no seco e o nosso ritmo para isso está bem rápido”, – Enzo.

PENALIZAÇÕES 

Após a conclusão da Barcelona Sprint Race, Juan Manuel Correa, Roy Nissany e Amaury Cordeel receberam penalidades.

Primeiro, Cordeel recebeu uma penalidade de tempo adicional de 10 segundos após a conclusão da corrida de velocidade. O piloto da Invicta Virtuosi Racing recebeu uma penalidade de cinco segundos durante a corrida por exceder os limites da pista. A equipe não cumpriu a penalidade prevista no regulamento durante seu pit stop na Sprint Race. Isso resulta em 10 segundos adicionais sendo adicionados ao tempo de corrida do belga. A penalidade resultante faz com que o belga caia de 14º para 17º na classificação, promovendo Zane Maloney, Brad Benavides e Ralph Boschung a uma posição cada.

Além disso, Juan Manuel Correa recebeu uma penalidade de três posições no grid. Durante a Sprint Race, o piloto da Van Amersfoort Racing fez contato com Roman Stanek da Trident, resultando em um giro do piloto tcheco. Após a corrida e após uma investigação dos comissários, Correa foi considerado o principal responsável pela colisão. A penalidade significa que Correa está pronto para começar a Barcelona Feature Race da 14ª posição, tendo se classificado em 11º. Ele promove o companheiro de equipe Richard Verschoor, Arthur Leclerc e Kush Maini uma posição no grid.

Finalmente, Roy Nissany recebeu uma penalidade de cinco posições no grid por causar uma colisão. O piloto da PHM Racing by Charouz fez contato com o carro da MP Motorsport de Jehan Daruvala durante a corrida, sendo a Nissany considerada totalmente responsável. Como resultado, ele está pronto para começar a Barcelona Feature Race em 21º no grid. Ele promove Ralph Boschung, Stanek, Clément Novalak, Isack Hadjar e Maloney uma posição cada um no grid de domingo.

 

Foto: Prema Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.