Entre em contato conosco

WEC

Toyota conquista vitória emocionante nas 6 Horas de Ímola do WEC

Publicado:

em

Toyota

O brasileiro Augusto Farfus leva a vitória na LMGT3 em dobradinha da WRT

A equipe Toyota Gazoo Racing conquistou uma vitória dramática nas 6 Horas de Ímola do FIA WEC, com o GR010 Hybrid Hypercar número 7 de Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck de Vries cruzando a linha de chegada em primeiro lugar. A corrida foi emocionante e cheia de reviravoltas, especialmente nas últimas duas horas quando a chuva chegou, trazendo incerteza para as estratégias de pneus das equipes.

Kobayashi, Conway e de Vries enfrentaram forte pressão do Porsche Penske 963 Hypercar número 6, pilotado por Kevin Estre, durante grande parte da corrida. Estre chegou a pressionar o Toyota até a bandeira quadriculada, mas a Toyota conseguiu segurar a liderança e vencer por apenas dois segundos (após uma penalização de cinco segundos para o Porsche). Esta foi a primeira vitória da equipe número 7 desde as 6 Horas de Fuji em 2023.

Um total de 73.600 espectadores assistiram à corrida no Autodromo Enzo e Dino Ferrari, marcando a estreia do WEC na Europa neste ano. Os vencedores da primeira rodada, Estre, Andre Lotterer e Laurens Vanthoor, terminaram em segundo lugar e mantêm a liderança no campeonato. Completando o pódio, os companheiros de equipe da Porsche Penske, Matt Campbell, Frederic Makowiecki e Michael Christensen, garantiram um pódio duplo para a fabricante alemã.

A Ferrari AF Corse parecia estar a caminho da vitória, mas uma mudança na estratégia de pneus durante a chuva os fez cair na classificação. Nicklas Nielsen, Miguel Molina e Antonio Fuoco se recuperaram para terminar em quarto, com Fuoco ultrapassando Hartley na última volta.

A BMW M Team WRT conquistou seu melhor resultado no WEC até agora, com Rene Rast, Robin Frijns e Sheldon van der Linde terminando em sexto lugar. A equipe foi prejudicada por uma penalização tardia por infração no pit stop. O Hypercar número 51 da AF Corse Ferrari terminou em sétimo, uma posição à frente do número 83, que perdeu tempo devido a uma penalização por excesso de velocidade sob bandeira amarela.

O novo Peugeot 9X8, pilotado por Nico Mueller, Mikken Jensen e Jean-Eric Vergne, terminou em nono lugar geral, conquistando pontos na primeira corrida da equipe com sua nova asa traseira. Earl Bamber e Alex Lynn da Cadillac Racing completaram os dez primeiros no Cadillac V-Series.R.

Resultado final:

1º – Toyota Gazoo Racing GR010 Hybrid Hypercar #7 (Kamui Kobayashi, Mike Conway, Nyck de Vries)

2º – Porsche Penske 963 Hypercar #6 (Kevin Estre, Andre Lotterer, Laurens Vanthoor)

3º – Porsche Penske 963 Hypercar #5 (Matt Campbell, Frederic Makowiecki, Michael Christensen)

4º – AF Corse Ferrari 499P Hypercar #50 (Nicklas Nielsen, Miguel Molina, Antonio Fuoco)

5º – Toyota Gazoo Racing GR010 Hybrid Hypercar #8 (Sebastien Buemi, Ryo Hirakawa, Brandon Hartley)

6º – BMW M Team WRT BMW M4 GT3 #98 (Rene Rast, Robin Frijns, Sheldon van der Linde)

7º – AF Corse Ferrari 499P Hypercar #51 (Alessandro Pier Guidi, James Calado, Côme Ledogar)

8º – TF Sport Aston Martin Vantage AMR GTE #97 (Charlie Eastwood, Ben Hanley, Seb Priaulx)

9º – Peugeot TotalEnergies Peugeot 9X8 #93 (Nico Mueller, Mikkel Jensen, Jean-Eric Vergne)

10º – Cadillac Racing Cadillac V-Series.R #31 (Earl Bamber, Alex Lynn)

LMGT3 

Photo Julien Delfosse / DPPI

A equipe WRT comemorou uma vitória memorável na categoria LMGT3 das 6 Horas de Ímola do WEC, com o BMW M4 número 31 de Augusto Farfus, Darren Leung e Sean Gelael cruzando a linha de chegada em primeiro lugar. Esta foi a primeira vitória da classe para a BMW no WEC.

A equipe superou o carro irmão número 46 da WRT, pilotado por Maxime Martin, Valentino Rossi e Ahmed Al Harthy, tornando o dia perfeito para a equipe belga, que já havia conquistado muitas vitórias na LMP2 em temporadas anteriores.

Em uma estratégia ousada, a equipe do carro número 31 optou por manter pneus slicks Goodyear mesmo com a pista molhada no terceiro setor de Ímola. Essa decisão se mostrou acertada nas duas últimas horas da corrida, permitindo que eles assumissem o controle e conquistassem a vitória.

Farfus assumiu a liderança de Martin na penúltima hora após uma ultrapassagem bem calculada na chicane Variante Alta. Ele então abriu uma vantagem confortável antes de Martin ser obrigado a cumprir uma penalização por excesso de velocidade de seu companheiro de equipe Valentino Rossi durante um período virtual de bandeira amarela.

Farfus, utilizando seus pneus Goodyears com maestria, venceu a categoria com uma vantagem sólida de 22 segundos, garantindo a primeira vitória da BMW e sua própria no WEC. Sean Gelael também se tornou um vencedor em duas classes após o sucesso anterior na LMP2, enquanto Leung celebrou sua primeira vitória em apenas sua segunda participação no WEC.

O pódio foi completado pela equipe Manthey PureRacing de Joel Sturm, Aliaksandr Malykhin e Klaus Bachler, que continuam seu forte início de temporada. Os vencedores dos 1812 km do Qatar lideraram a corrida desde a pole position nas mãos de Malykhin, mas perderam a liderança quando decidiram trocar para pneus de chuva no início da quinta hora.

Isso os colocou em terceiro lugar, mas eles ainda mantêm a liderança no campeonato após conquistarem 16 pontos pelo terceiro lugar e a pole position de Malykhin no sábado.

O Ferrari 296 LMGT3 número 55 da VISTA AF Corse de Simon Mann, Francois Heriau e Alessio Rovera conquistou seu melhor resultado da temporada com o quarto lugar, depois de liderar por um curto período nas mãos de Heriau na segunda hora.

O top seis foi completado pelo Aston Martin da Heart of Racing de Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas em quinto e pelo McLaren número 59 da United Autosports de Joshua Caygill, Marino Sato e Nicolas Pino em sexto lugar.

Resultado final:

1º – BMW M4 GT3 #31 Team WRT (Augusto Farfus, Darren Leung, Sean Gelael)

2º – BMW M4 GT3 #46 Team WRT (Maxime Martin, Valentino Rossi, Ahmed Al Harthy)

3º – Porsche 911 GT3 R #75 Manthey Racing (Joel Sturm, Aliaksandr Malykhin, Klaus Bachler)

4º – Ferrari 296 GT3 #55 AF Corse (Simon Mann, Francois Heriau, Alessio Rovera)

5º – Aston Martin Vantage AMR #57 Heart of Racing by TF Sport (Ian James, Daniel Mancinelli, Alex Riberas)

6º – McLaren 720S GT3 #59 United Autosports (Joshua Caygill, Marino Sato, Nicolas Pino)

 Photo Julien Delfosse / DPPI

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.