Entre em contato conosco

WEC

FIA WEC: BMW M4 GT3 triunfa em Ímola – Corrida forte para o #20 BMW M Hybrid V8.

Publicado:

em

  • Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung vencem a corrida do Campeonato Mundial em Ímola com o #31 BMW M4 GT3 – Maxime Martin, Valentino Rossi e Ahmad Al Harthy completam um pódio duplo para a Team WRT.
  • O #20 BMW M Hybrid V8 batalha por um longo tempo por um pódio de Hypercar e garante um forte sexto lugar.
  • Andreas Roos: “Foi um evento FIA WEC extremamente positivo em Ímola.”

Excelentes resultados para a BMW M Motorsport e a Team WRT na segunda rodada do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (FIA WEC). As 6 Horas de Ímola (ITA) terminaram com um resultado de pódio duplo para o BMW M4 GT3 na classe LMGT3. Augusto Farfus (BRA), Sean Gelael (INA) e Darren Leung (GBR) triunfaram à frente de seus companheiros de equipe Maxime Martin (BEL), Valentino Rossi (ITA) e Ahmad Al Harthy (OMA). Foi a primeira vitória de um carro da BMW M Motorsport na história do FIA WEC. A BMW M Team WRT também celebrou sucesso na categoria Hypercar. Após um início desafiador no Catar, Robin Frijns (NED), René Rast (GER) e Sheldon van der Linde (RSA) apresentaram uma performance muito forte, batalharam pelo pódio por muito tempo e terminaram em sexto lugar.

As condições climáticas, com chuva chegando por volta da metade da corrida, transformaram o evento em uma aposta estratégica. No entanto, todas as equipes da BMW M Motorsport fizeram as escolhas certas de pneus e foram recompensadas com resultados excepcionais. O BMW M Hybrid V8 fez enormes melhorias em comparação com a abertura da temporada e foi competitivo em todas as condições. Na pista molhada, o piloto final van der Linde até teve o pódio ao alcance, mas problemas durante a última parada nos boxes e uma penalidade subsequente empurraram o #20 BMW M Hybrid V8 de volta para um ainda forte sexto lugar. O #15 BMW M Hybrid V8 com Raffaele Marciello (SUI), Dries Vanthoor (BEL) e Marco Wittmann (GER) no cockpit teve azar e se envolveu em uma colisão no início. Após cerca de uma hora de reparos, a equipe conseguiu colocar o carro de volta na pista para importantes quilômetros de teste.

A comemoração foi ainda maior na categoria LMGT3. Ambas as equipes do BMW M4 GT3 continuaram com pneus slicks conforme a chuva começou a cair, fazendo a escolha certa. Nenhum concorrente conseguiu igualar sua velocidade, e eles dirigiram para um pódio duplo dominante. Nunca antes um carro da BMW M Motorsport havia vencido uma corrida nesta série desde a fundação do FIA WEC em 2012.

Comentários após a corrida em Ímola:

Andreas Roos (Chefe da BMW M Motorsport): “Foi um evento FIA WEC extremamente positivo em Ímola. No Hypercar, fizemos grandes progressos após o início desafiador no Catar. Tínhamos o ritmo para alcançar um excelente resultado por conta própria. Estou satisfeito que o carro #20 foi capaz de se manter no grupo líder durante toda a corrida, mesmo em condições difíceis. O acidente precoce e injustificado do carro #15 foi muito infeliz e irritante. Muito obrigado à BMW M Team WRT, que reconstruiu o carro e o enviou de volta à pista. Isso nos permitiu terminar a corrida e coletar dados importantes para continuar melhorando. No lado da garagem LMGT3, não poderia ter sido melhor. Parabéns a todos os pilotos e membros da equipe pelas performances muito fortes. Obrigado a todos na BMW M Motorsport e na equipe por um fim de semana muito bem-sucedido!”

Vincent Vosse (Diretor da Equipe BMW M Team WRT): “Que ótimo fim de semana para nossas equipes LMGT3! O treino classificatório e a corrida foram muito bem, e acertamos nos detalhes. Augusto e Maxime ficaram com pneus slicks em uma pista molhada e conseguiram mostrar um ritmo incrível. Isso nos deu uma boa vantagem e, finalmente, o resultado de pódio duplo. No Hypercar, estivemos na janela onde pertencemos desta vez após a grande decepção no Catar. Estamos dando um passo de cada vez e já fizemos algumas coisas muito bem aqui. Vamos para a próxima corrida em Spa-Francorchamps.”

Sheldon van der Linde (BMW M Team WRT, #20 BMW M Hybrid V8, 6º lugar): “No final, foi um dos stints mais desafiadores e loucos que já dirigi. Pensei várias vezes que perderia o controle do carro. Eu sabia que tinha que trazê-lo para casa para podermos marcar pontos muito bons. Felizmente, deu certo. A equipe fez um ótimo trabalho melhorando o carro desde o Catar. Podemos estar muito orgulhosos disso. Obrigado a todos!”

Marco Wittmann (BMW M Team WRT, #15 BMW M Hybrid V8, 18º lugar): “Foi uma fase de largada agitada, onde alguns de nossos concorrentes se julgaram mal. Fui atingido por trás e rodei. Isso foi muito irritante. Os caras fizeram um ótimo trabalho reparando o carro e nos colocando de volta na pista. Isso nos permitiu coletar importantes quilômetros de teste. Meu stint após o reparo foi ótimo. O carro se sentiu bem, e poderíamos ter ganhado algumas posições. O ritmo e o equilíbrio estavam bons; precisamos construir sobre isso. Espero que tenhamos mais sorte na próxima vez.”

Augusto Farfus (Equipe WRT, #31 BMW M4 GT3, 1º lugar): “Estou incrivelmente feliz e orgulhoso. Mostramos hoje que é sobre ter a melhor equipe neste campeonato, não apenas o melhor carro ou o melhor piloto individual.

No meu stint, a pista estava sempre molhada de forma diferente, e era uma constante questão de quais pneus eram melhores. Ficamos com slicks o tempo todo, e me senti muito confortável no BMW M4 GT3 nessas condições. A equipe sempre se manteve calma e fez tudo certo no final. É o aniversário do meu filho hoje – eu não poderia ter dado um presente melhor.”

Sean Gelael (Equipe WRT, #31 BMW M4 GT3, 1º lugar): “Estou super feliz! Darren classificou o carro em quarto lugar no sábado e fez um primeiro stint forte. Eu me diverti bastante depois e consegui recuperar algum tempo. Depois, passei para Augusto, que foi sensacional na pista e pressionou Maxime. Não foi tão ruim hoje.”

Darren Leung (Equipe WRT, #31 BMW M4 GT3, 1º lugar): “Ganhar em apenas minha segunda corrida FIA WEC – isso é simplesmente incrível! Fizemos um trabalho excepcional como equipe. A fase turbulenta de largada foi difícil para mim, mas superei muito bem e consegui entregar o carro em uma boa posição para meus colegas.”

Maxime Martin (Equipe WRT, #46 BMW M4 GT3, 2º lugar): “Um resultado fantástico para a equipe. Tivemos um carro forte e decidimos por uma estratégia audaciosa. Isso fez a diferença no final. Parabéns à equipe #31 pela vitória! Coletamos muitos pontos e continuaremos a trabalhar duro nas próximas corridas.”

Valentino Rossi (Equipe WRT, #46 BMW M4 GT3, 2º lugar): “Estou muito feliz pelo pódio duplo para a Team WRT, para a BMW M Motorsport, e meu primeiro pódio no FIA WEC. Já tínhamos um carro forte no sábado na classificação, e Ahmad conseguiu uma excelente terceira posição de largada. Na corrida, decidimos ficar na pista com slicks. Augusto estava um pouco mais rápido que Maxime no início e assumiu a liderança. No entanto, estou muito feliz com o resultado.”

Ahmad Al Harthy (Equipe WRT, #46 BMW M4 GT3, 2º lugar): “Meu primeiro pódio com a Team WRT – isso é uma sensação incrível! Muito obrigado à equipe, que fez um trabalho fantástico. Assumimos um risco calculado, e isso valeu a pena no final.”

Via assessoria de comunicação BMW

Foto: BMW

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.