Entre em contato conosco

IMSA

Proton Competition teve estreia bem-sucedida com o Porsche 963 em Daytona

Publicado:

em

A Proton Competition começou o ano de 2024 em alta com sua primeira participação do Porsche 963 Mustang Sampling no Rolex 24 em Daytona. O protótipo híbrido #5 estava a caminho de um pódio no Daytona International Speedway por grande parte da corrida, cruzando a linha de chegada em quinto lugar geral após 24 horas e 791 voltas.

Na 62ª edição da famosa clássica de resistência no Sunshine State, 59 carros competiram pela vitória mais prestigiosa no IMSA WeatherTech SportsCar Championship. O Porsche 963 Mustang Sampling, da equipe de Christian e Michael Ried, teve que largar do final do campo GTP devido a um acidente durante a sessão de treinos e a subsequente ausência na sessão de classificação. No entanto, Gianmaria Bruni (ITA), Neel Jani (SUI), Alessio Picariello (BEL) e Romain Dumas (FRA) avançaram pelo pelotão nas primeiras horas de corrida e estavam a caminho de um pódio, ocupando a terceira posição durante a noite.

O Rolex 24 na lendária pista na costa leste da Flórida foi emocionante do início ao fim. O Porsche 963 Mustang Sampling manteve o ritmo com voltas rápidas consistentes e terminou em quinto lugar geral, sendo o carro de cliente mais bem colocado. Um ótimo começo de temporada para a Proton Competition nos EUA.

O Porsche 1st Phorm Mustang GT3 da Proton Competition, inscrito na classe GTD e pilotado por Ryan Hardwick (EUA), Giammarco Levorato (ITA), Corey Lewis (EUA) e Dennis Olsen (NOR), também teve uma estreia impressionante. Após 367 voltas, o carro #55 já estava no grupo líder. No entanto, durante a relargada após uma bandeira amarela completa, o carro foi atingido na traseira por um concorrente e sofreu danos tão severos que foi forçado a se aposentar.

Comentários após a corrida:

Michael Ried, Diretor da Equipe e CTO da Proton Competition: “Não são apenas os vencedores que devem se orgulhar em Daytona. Tivemos uma atuação excepcional contra uma forte concorrência. O desempenho de nossos pilotos foi tão impressionante quanto o de nossa equipe de box, que realizou todas as 32 paradas com nosso 963 perfeitamente e nos manteve na disputa pelo título até o final.”

Christian Ried, Diretor da Equipe da Proton Competition: “Começar a temporada assim enche toda a equipe de confiança e otimismo. Poucas pessoas teriam imaginado que estaríamos lutando pelo pódio na primeira corrida do nosso novo 963 em Daytona. É uma pena que o Mustang GT3 tenha sido retirado da corrida cedo por um concorrente. Mas vamos superar esse contratempo. Um enorme obrigado a todos que contribuíram para esse forte esforço da equipe.”

Gianmaria Bruni (Porsche 963 Mustang Sampling #5): “Tivemos um problema com nosso sistema de cinto de segurança que conseguimos corrigir durante a parada nos boxes. Tirando isso, nosso Porsche 963 correu como um sonho. Não éramos os mais rápidos, mas mantivemos voltas consistentes. O tráfego lento era realmente selvagem às vezes. Houve algumas situações complicadas, mas as superamos sem nenhum dano.”

Neel Jani (Porsche 963 Mustang Sampling #5): “Foi uma corrida fantástica. Conseguimos recuperar uma volta perdida nas primeiras horas da manhã, o que foi importante. Apesar de não termos testado em Daytona em dezembro, ao contrário de nossos concorrentes, a corrida só melhorou para nós a partir daí. Aprendemos mais a cada volta.”

Alessia Picariello (Porsche 963 Mustang Sampling #5): “Minha primeira corrida com o Porsche 963 e em Daytona – foi um sonho se tornando realidade para mim. Fizemos muito bem neste forte grid.”

Romain Dumas (Porsche 963 Mustang Sampling #5): “Não fica mais emocionante do que isso. Para a nossa primeira corrida com o Porsche 963 em Daytona, foi uma performance forte de toda a equipe.”

Ryan Hardwick (Mustang GT3 Porsche 1st Phorm #55): “Aprendemos muito como equipe sobre o carro. Foi memorável para mim fazer parte da estreia global do Mustang GT3 com a Proton Competition. Correr com um carro novo em Daytona é um grande desafio. Dirigi o carro por pouco mais de três horas e realmente aproveitei cada minuto.”

Giammarco Levorato (Mustang GT3 Porsche 1st Phorm #55): “Temos um ótimo carro. Tive uma boa sensação desde o primeiro dia de testes. Tudo estava bom, não tivemos nenhum problema. Fomos infelizes por nos aposentar aqui, mas voltaremos mais fortes para Sebring.”

Corey Lewis (Mustang GT3 Porsche 1st Phorm #55): “Acho que há muitos aspectos positivos a serem tirados de Daytona. Foi a primeira corrida para o Mustang GT3 e não tivemos nenhum problema mecânico – pelo menos até sermos atingidos. Certamente estaremos ainda mais fortes em Sebring. Estou realmente orgulhoso de todos na equipe.”

Dennis Olsen (Mustang GT3 Porsche 1st Phorm #55): “O Mustang GT3 foi sensacional. Fizemos uma corrida forte. É uma pena que fomos atingidos na traseira e tivemos que parar.”

Próxima corrida:

A próxima corrida da Proton Competition no IMSA WeatherTech Sports Car Championship é a Twelve Hours of Sebring, na Flórida, em 16 de março.

Via Assessoria de Comunicação Proton Competition/CPA

Foto: Divulgação

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.