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Na Metade da Corrida, No. 31 Cadillac Lidera Rolex 24

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Vários Outros Concorrentes da Classe GTP Enfrentam Contratempos

O 62º Rolex 24 em Daytona alcançou um ponto médio emocionante no início desta manhã, com fogos de artifício explodindo dentro e fora da pista. Após 12 horas da renomada corrida de resistência de carros esportivos no Daytona International Speedway, Jack Aitken liderava com o No. 31 Whelen Cadillac Racing Cadillac V-Series.R na frente da corrida.

Aitken estava 1.763 segundos à frente de Laurens Vanthoor no No. 6 Porsche Penske Motorsport Porsche 963 quando a abertura da temporada 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship avançava para as horas da madrugada. A cobertura ao vivo da corrida continua no Peacock até a bandeira quadriculada às 13h40 (horário do leste dos EUA). A USA Network retoma a transmissão das 6h00 ao meio-dia, com a NBC assumindo de lá até as 14h00.

O No. 31 Whelen Cadillac, o campeão reinante da classe Grand Touring Prototype (GTP), trocou a liderança com a entrada No. 7 Porsche Penske ao longo das segundas seis horas da corrida. Aitken ultrapassou o piloto do No. 7, Dane Cameron, enquanto os dois negociavam o tráfego mais lento na Volta 362 e ainda mantinha a liderança 23 voltas depois, na marca das 12 horas.

Aitken está pilotando o No. 31 com Pipo Derani e Tom Blomqvist, este último buscando sua terceira vitória consecutiva no geral no Rolex 24, o que o igualaria a Helio Castroneves com o maior número de vitórias seguidas.

Enquanto isso, vários outros concorrentes da classe GTP enfrentaram problemas que eliminaram suas chances de disputar a vitória ou colocaram essa chance em perigo.

Pouco mais de oito horas após o início, o No. 10 Wayne Taylor Racing com Andretti Acura ARX-06, com o piloto Filipe Albuquerque, diminuiu a velocidade até parar na pista, provocando a oitava bandeira amarela completa da corrida. O carro foi levado em um caminhão de plataforma para a área de garagem, onde passou por um diagnóstico prolongado antes de a equipe trabalhar para substituir o chicote elétrico. Após um reparo de 90 minutos, o No. 10 voltou à pista, mas estava quase 100 voltas atrás do ritmo.

“Comecei a sentir algo queimando na Bus Stop (Chicane de Le Mans)”, disse Albuquerque. “Pensei que fosse um carro GT na minha frente e não disse nada, mas depois que o ultrapassei, o cheiro era o mesmo. Então, quando coloquei a sétima marcha na reta, o motor morreu. Perdi toda a potência no carro, todos os sistemas.”

O carro irmão do No. 10, o No. 40 WTRAndretti Acura, sofreu o que parecia ser um problema semelhante pouco antes da marca das 12 horas, quando parou na pista com Louis Deletraz ao volante. Mas com a ajuda da equipe de segurança da pista, Deletraz reiniciou o carro e perdeu apenas uma volta.

Pouco depois da retomada da corrida após a bandeira amarela do No. 10, Sebastien Bourdais tornou-se passageiro no No. 01 Cadillac Racing Cadillac V-Series.R depois que o carro sofreu um pneu furado ao passar por detritos. Bourdais saiu da pista e conseguiu parar o carro antes de atingir a barreira de pneus, mas quando ele conduziu o carro de volta aos boxes para trocar o pneu, o No. 01 estava duas voltas atrás. O No. 01 ainda estava uma volta atrás dos líderes na marca de 12 horas.

Outros líderes de classe após 12 horas de corrida foram: o No. 52 Inter Europol pela PR1 Mathiasen Motorsports ORECA LMP2 07 na Le Mans Prototype 2, o No. 62 Risi Competizione Ferrari 296 GT3 na GT Daytona Pro e o No. 70 Inception Racing McLaren 720S GT3 EVO na GT Daytona.

O Rolex 24 também serve como a primeira de cinco corridas que compõem a IMSA Michelin Endurance Cup. Pontos são concedidos em junções designadas de cada corrida de resistência. Com pontos dados nas marcas de seis e 12 horas em Daytona, os líderes de classe da Michelin Endurance Cup são: o No. 31 Whelen Cadillac na GTP; um empate entre o No. 04 Crowdstrike Racing pela APR e o No. 52 Inter Europol pela PR1 Mathiasen Motorsports em LMP2; um empate entre o No. 1 Paul Miller Racing BMW M4 GT3, No. 4 Corvette Racing pela Pratt Miller Motorsports Corvette Z06 GT3.R e No. 62 Risi Competizione Ferrari 296 GT3 em GTD PRO; e um empate entre o No. 32 Korthoff/Preston Motorsports Mercedes-AMG GT3 e o No. 70 Inception Racing McLaren 720S GT3 EVO em GTD.

Os pontos da Michelin Endurance Cup serão concedidos novamente na marca de 18 horas e na finalização da corrida.

Via assessoria de comunicação: Mark Robinson / Serviço IMSA Wire

Foto: IMSA

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