Entre em contato conosco

F2

Pourchaire vence mas é Boschung que sai líder do campeonato

Publicado:

em

Pourchaire Foto: ART Grandprix

Théo Pourchaire se sacrou o vencedor da primeira corrida principal do ano na Fórmula 2, com uma vantagem de 19 segundos para Ralph Boschung, que garantiu seu segundo pódio no fim de semana após vencer a Sprint Race pela Campos Racing. Zane Maloney fez uma corrida impressionante, subindo de décimo oitavo no grid para o terceiro lugar.

A Feature Race concluiu o fim de semana de abertura do Campeonato de Fórmula 2 da FIA na pista de Sakhir e não foi um bom final de semana para a Trident Motorsport. Roman Staněk, que largou da nona posição, fez uma boa largada, mas foi acertado por outro piloto ainda na primeira volta. Danos no carro do piloto tcheco o forçaram a desistir da prova.

Clément Novalak largou da última linha e enfrentou uma difícil recuperação, com poucas hipóteses de voltar à zona dos pontos. O piloto francês terminou em décimo terceiro, mantendo um ritmo de corrida positivo enquanto a equipe tentava implementar estratégias de pneus que pudessem ajudar em sua recuperação. 

A PREMA Racing encarou um começo foi difícil, pois Frederik Vesti se viu em uma batalha feroz. Depois de fazer contato com outros pilotos, o dinamarquês acabou abandonando, já Ollie Bearman deu um salto de décimo segundo para o quarto lugar. O piloto da Ferrari Driver Academy permaneceu em quarto durante a maior parte da corrida e optou por uma estratégia de box inicial como muitos concorrentes, mas caiu para décimo quarto.

A corrida

Pourchaire, fez uma largada limpa e continuou na liderança, enquanto o companheiro de equipe Victor Martins caiu para quarto na curva 1. Kush Maini teve uma ótima largada e subiu para segundo, saindo de sexto no grid.

Na Curva 4, a confusão estava armada. Richard Verschoor girou, Roman Stanek, Victor Martins e Frederik Vesti estiveram todos envolvidos com toques, e o trio ficou de fora da disputa. Verschoor retornou a pista, quando o Safety Car foi acionado. Oliver Bearman lucrou massivamente, evitando o caos e alcançando o quarto lugar depois de largar da décima segunda posição. Enzo Fittipaldi apareceu em sexto e Boschung em terceiro, enquanto Hauger que estava em quarto apareceu na décima sétima colocação.

A corrida recomeçou na volta 4 e Pourchaire abriu vantagem para Maini, que logo foi ultrapassado pelo companheiro de equipe. Enquanto isso Hadjar ultrapassava Maloney.

Na volta 5 Hauger entrou para box e retornou somente 5 voltas depois. Enquanto isso os pilotos aproveitaram para dar inicio nas rodadas de paradas obrigatórias.

Bearman e Leclerc disputavam posições na volta 12, enquanto um aviso sob uma investigação para Doohan e Daruvala aparecia, que ocasionou 5 s para cada.

As voltas 15 e 16 foram marcadas pelas ultrapassagens de Pouchaire sobre Verschoor, Leclerc  e Maini sobre Bearman.  Na metade do caminho, Pourchaire liderava o pelotão com doze segundos de vantagem para Boschung, Leclerc, Maini e Bearman. Leclerc estava sob pressão de Maini, que ultrapassou na volta 19. O piloto da DAMS freou fundo na curva 10, dando a Maini o impulso na reta do DRS. Bearman e Iwasa aproveitaram e Leclerc aparecia na sexta colocação na volta 20, enquando Maloney ultrapassava Daruvala.

Os companheiros de equipe de Rodin Carlin, Fittipaldi e Maloney, duelaram roda a roda na volta 22. O piloto de Barbados ultrapassou o brasileiro na volta 22, partindo em busca de Jack Doohan. Não demorou muito para ele passar, ultrapassando por fora do piloto da Invicta Virtuosi Racing na curva 4 da volta 24.

Fittipaldi aproveitou o embalo e na volta seguinte graças a um erro do australiano efetuou a ultrapassagem. À frente, Leclerc defendia forte de Maloney, e o piloto de Rodin Carlin aproveitou que Leclerc errou e fez a ultrapassagem para o sexto lugar. Na mesma tocada Bearman ultrapassou Iwasa.

Maloney estava cheio de confiança e foi atrás de Iwasa passando pelo japonês na curva 11 na volta 26,  e já na volta seguinte ultrapassando Bearman e subindo para quarto.

Na volta 28 uma batalha em Bearman e Iwasa se desenhou novamente mas o piloto japoês iria perde a colocação para Arthur Lecler. Verschoor voltou aos pontos na volta 29, ultrapassando Hadjar na curva 2 e passando por Fittipaldi na volta 30. Leclerc continuou sua recuperação, ultrapassando Bearman a três voltas do fim.

Iwasa ultrapassou o piloto da Prema o deixando em sétimo na curva 1. Verschoor estava por dentro de Bearman na curva 8 para continuar sua recuperação. Iwasa foi o próximo, passando na curva 1 na última volta. Na frente, Maloney alcançou Maini e, com DRS na reta principal, conquistou o terceiro lugar após largar em 18º.

Bearman lutou com unhas e dentes para se manter na zona de pontuação, mas acabou despencando para décimo quarto.

Pourchaire venceu sem problemas com 19 segundos de vantagem para Boschung, que conquistou pódios consecutivos em Sakhir. O impulso de Maloney foi recompensado com o terceiro lugar. Verschoor ultrapassou Leclerc na última volta para garantir o quinto lugar, além de fazer a volta mais rápida. Hadjar ultrapassou Iwasa na curva 11 na penúltima volta para terminar em sétimo. Fittipaldi e Juan Manuel Correa completaram o top 10.

Classificação

O que eles falaram: 

“Uma maneira incrível de começar a temporada vencendo a primeira corrida especial do ano. Foi um fim de semana incrível. Depois de colocar o carro na pole por sete décimos e meio, o que foi surpreendente, mas fui rápido, vencemos a Feature Race. Tenho que dar crédito e agradecimento à minha equipe, ao ART Grand Prix e à Sauber Academy também. Sem eles, eu não estaria dirigindo. Vamos nos concentrar no resto do ano, ainda faltam 13 rodadas.” – Pourchaire

“A primeira corrida especial do ano não saiu como planejado. No início, subi para P3, mas nas primeiras curvas caí um pouco. Eu estava lutando no T4 e entrei em um carro de quatro acidente. Terminamos a corrida antes mesmo de começar porque a direção estava errada e não podíamos correr assim.” – Vesti

“Corrida difícil no geral. Tive uma boa largada, então consegui ficar bem na frente e evitar colisões. Então, com os pneus opcionais, lutei muito por ritmo e estava apenas gerenciando minha posição pelo resto da corrida. Eventualmente, atingi o precipício de desempenho do pneu. Continuamos trabalhando para a próxima rodada na Arábia Saudita.”- Bearman

“Quando colocamos pneus macios, não tivemos ritmo e foi difícil de recuperar posições. Saí dos pits brigando pelo sétimo lugar e terminei em nono. Com um ritmo um pouco melhor, terminaria entre os cinco primeiros. Agora, vamos analisar os dados para voltar mais fortes para Jedá” – Fittipaldi

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.