Entre em contato conosco

WEC

Alpine Endurance Team enfrenta o desafio de Spa-Francorchamps

Publicado:

em

O momento está se construindo no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, com a terceira etapa esta semana na Bélgica. A equipe Alpine Endurance e seus pilotos estão determinados a aproveitar ao máximo as 6 Horas de Spa-Francorchamps da TotalEnergies como parte de sua preparação para as 24 Horas de Le Mans. No Circuito de Spa-Francorchamps, a Alpine revelará a primeira versão em movimento do Alpenglow movido a hidrogênio antes da corrida no sábado, 11 de maio. Um pilar do FIA WEC desde seu lançamento em 2012, as 6 Horas de Spa-Francorchamps da TotalEnergies não são apenas uma das corridas de resistência mais importantes, mas também são uma das mais populares e aguardadas pelos competidores.

O circuito belga, considerado um dos mais espetaculares do mundo, também é um dos mais exigentes. Suas inclinações e curvas técnicas enfatizam a configuração e as habilidades de condução. É um desafio formidável, ainda mais pela frequentemente imprevisível e variável condição do clima. No entanto, a Alpine Endurance Team pode contar com sua extensa história na Bélgica para tentar superar suas armadilhas.

A Alpine alcançou diversos marcos significativos neste monumento ao esporte desde sua primeira aparição no Grande Prêmio de Spa em 1958. A marca A-arrow recentemente experimentou muitos marcos em seu programa de corridas moderno. O A450b conquistou seus primeiros pontos no FIA WEC lá em 2015. No ano seguinte, o A460 venceu em Spa antes de conquistar o título mundial na categoria LMP2. Isso foi seguido por uma pole e dois pódios para o A470, que recuperou a coroa em 2018, três anos antes da primeira corrida do A480 e de segundos lugares em 2021 e 2022.

Este ano, no entanto, o contexto é diferente, com a equipe continuando sua curva de aprendizado com o Alpine A424 hypercar. Após um começo encorajador no Catar, Les Bleus enfrentaram mais dificuldades em Imola. Com um conhecimento crescente de seu pacote, a equipe parte para a Bélgica para colher o máximo de informações possível de um evento frequentemente considerado como o último teste antes das 24 Horas de Le Mans.

A Alpine prestará muita atenção aos menores detalhes cruciais na categoria principal. Ambas as equipes também aproveitarão sua experiência na pista a favor da Alpine, com o trio no carro #36 composto por três ex-vencedores de Spa-Francorchamps: Matthieu Vaxiviere, Mick Schumacher e Nicolas Lapierre. No carro irmão #35, Jules Gounon substituirá novamente Ferdinand Habsburg, cuja recuperação está progredindo bem. Duas vezes vencedor das 24 Horas de Spa, o francês continuará seu processo de aprendizado do protótipo em uma pista que ele gosta particularmente, ao lado de Charles Milesi e Paul-Loup Chatin.

A ação começa na quinta-feira com duas sessões de treinos livres de 90 minutos. Na sexta-feira, uma sessão final de uma hora antecederá o treino classificatório e o Hyperpole. Como dita a tradição, a 13ª edição das 6 Horas de Spa-Francorchamps da TotalEnergies acontece no sábado. A corrida começará às 13h, com os Alpine A424 #35 e #36 lutando com outros 17 Hypercars.

Enquanto estiver na Bélgica, a Alpine revelará a primeira versão em movimento do Alpenglow. Apresentado estáticamente em 10 de maio e dinamicamente em 11 de maio, o carro conceito apresenta um novo design e um motor de combustão interna movido a hidrogênio. O Alpenglow incorpora o futuro do design da marca, ao mesmo tempo que serve como laboratório para futuras tecnologias de mobilidade sustentável que aprimoram o prazer de dirigir.

Para acompanhar as 6 Horas de Spa-Francorchamps ao vivo, acesse www.fiawec.com.

Philippe Sinault, Diretor da Alpine Endurance Team:

“É sempre um prazer vir ao Circuito de Spa-Francorchamps, um circuito lendário e um berço das corridas de resistência. Sabíamos que a corrida anterior em Imola seria difícil por causa das características da pista. Esta semana, estamos de volta a um local mais familiar, mais parecido com os circuitos que encontraremos pelo resto da temporada. Jules se juntará a nós novamente enquanto Ferdinand continua sua recuperação, que deve durar apenas mais alguns dias. O objetivo desta semana é claro: queremos construir sobre o que aprendemos nas duas primeiras corridas para saber mais sobre onde estamos tecnicamente e operacionalmente após a corrida. É um momento importante em nosso projeto e um verdadeiro teste, pois é uma das últimas oportunidades para ajustarmos o pacote e os sistemas operacionais que teremos em Le Mans. Fizemos muito trabalho na preparação para esta corrida, que também deve servir para unir a equipe e prepará-la para a longa reta final antes de irmos para a Sarthe.”

Horários (CEST)
Quinta-feira, 9 de maio

11:30-13:00: Treino livre 1
17:30-19:00: Treino livre 2

Sexta-feira, 10 de maio

11:00-12:00: Treino livre 3
15:30-15:42: Classificação do Hypercar
15:53-16:03: Hyperpole do Hypercar

Sábado, 11 de maio

13:00-19:00: 6 Horas de Spa-Francorchamps da TotalEnergies

Via assessoria de comunicação Alpine

Foto: Alpine

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.