Entre em contato conosco

WRC

Ott Tänak lidera sexta-feira no Rali de Portugal

Publicado:

em

Foto: Gruppe C Photography

Tänak lidera após sexta-feira intensa, com Ogier na cola e abandonos importantes marcando o dia

Ott Tänak encerrou a sexta-feira na liderança do Rali de Portugal, após um dia exigente para pilotos e equipes. O estoniano da Hyundai teve um desempenho sólido e terminou a etapa com uma vantagem de sete segundos sobre Sébastien Ogier.

Vencedor de quatro das dez especiais disputadas no dia, Tänak alcançou a impressionante marca de 400 vitórias em trechos cronometrados ao longo de sua carreira. O campeão mundial de 2019 mostrou consistência mesmo em meio às condições adversas das trilhas portuguesas.

Sébastien Ogier segue de perto o líder, sendo o piloto mais rápido da Toyota até agora. O francês, dono de oito títulos mundiais, superou seu companheiro Sami Pajari, que pilota o carro #17 da equipe japonesa.

“Estou feliz com o meu dia hoje. Foi um começo difícil nesta manhã, senti que algo não estava certo com a configuração do carro — provavelmente por conta das condições chuvosas que enfrentamos nos testes. Mas fui ajustando entre as especiais e o ritmo melhorou”, explicou Ogier.

Na quarta colocação, aparece Thierry Neuville, que se recuperou bem após um giro no início da etapa que o fez perder tempo. O belga está apenas 2,1 segundos à frente de Grégoire Munster, da M-Sport Ford. Já Kalle Rovanperä completou o dia em sexto, à frente de Takamoto Katsuta, que chegou a vencer o estágio de Góis 2.

Elfyn Evans, vencedor da superespecial de quinta-feira, sofreu com a desvantagem da ordem de largada nesta sexta e terminou o dia em oitavo, destacando a dificuldade do terreno nas últimas especiais. Ele ficou à frente de Josh McErlean, da M-Sport Ford.

“Foi um dia difícil. Começou bem — as duas primeiras especiais da manhã não estavam completamente secas, então as condições estavam mais equilibradas e não perdemos muito tempo. Depois disso, sofremos mais. Acho que poderíamos ter ido melhor na especial do meio, porque a última foi extremamente difícil em termos de limpeza, com aderência muito baixa”, comentou Evans.

Dia complicado para Adrien Fourmaux e Martins Sesks

Adrien Fourmaux está oficialmente fora da disputa pela liderança. O francês, que faz sua estreia pela Hyundai em 2024, enfrentou um problema grave na especial de Arganil. Seu i20 N Rally1 girou de forma inesperada ao tocar uma pequena valeta na parte interna de uma curva, danificando seriamente o carro. O incidente o deixou atravessado na pista, fazendo-o perder muito tempo e praticamente eliminando suas chances de brigar pela vitória.

Já Martins Sesks, que havia sido o mais rápido no shakedown e também se destacou na superespecial com a M-Sport Ford, abandonou a prova após danificar a roda dianteira esquerda ao bater em uma pedra. Ele ainda tentou continuar, mas acabou desistindo pouco depois.

O que vem a seguir?

No sábado, três especiais clássicas a nordeste do Porto — Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante — serão disputadas duas vezes, antes e depois do serviço do meio-dia. O dia termina com uma superespecial no circuito de rallycross de Lousada.

Fim do segundo dia (sexta-feira):

1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) 1h41m26,2s

2Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) +7,0s

3 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +27,1s

4 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) +28,3s

5 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +32,7s

6 Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +1m01,4s

7Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +1m09.0s

8 Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1) +1m50,2s

9 Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +1m54.3s

10 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2) +3m38.2s

(Resultados até às 20h20 de sexta-feira. Para ver os resultados mais recentes, visite www.wrc.com)

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.