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O Mais Novo Touro da Lamborghini Está Pronto para Arrasar em sua Estreia na GTP em Sebring

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Após Mais de uma Década no Paddock da IMSA, a Marca Italiana Junta-se à Classe Principal de Protótipos com o SC63

A Lamborghini se junta à batalha da classe Grand Touring Prototype (GTP) do IMSA WeatherTech SportsCar Championship em uma das maiores festas da temporada, as Mobil 1 Twelve Hours of Sebring Presented by Cadillac, no sábado, 16 de março.

O fabricante italiano começará a batalha com Acura, BMW, Cadillac e Porsche, o quarteto de fabricantes que estrearam seus carros da especificação LMDh no Rolex 24 At Daytona de 2023 e agora estão em seu segundo ano de competição.

O Lamborghini SC63 foi formalmente revelado no Goodwood Festival of Speed em julho passado na Inglaterra, onde o presidente da IMSA, John Doonan, se juntou aos principais interessados presentes.

Na época, ele chamou o carro, pintado de verde “Verde Mantis” de forma distintiva e vívida, de “deslumbrante”.

A Ligier produziu o chassi SC63, juntando-se aos outros fabricantes de chassi Dallara (BMW e Cadillac), Multimatic (Porsche) e ORECA (Acura) como produtores de carros GTP.

A Lamborghini desenvolveu um novo motor V-8 biturbo de 3.8 litros internamente especificamente para este esforço. O que a Lamborghini denomina como configuração “V fria” significa que esses turbos estão alojados fora do V do motor para resfriamento e manutenção aprimorados, além de reduzir a massa e otimizar seu centro de gravidade. O motor é calibrado para o sistema de trem de força híbrido comum a todos os fabricantes GTP.

Preparação em Ambos os Lados do Atlântico

Os testes foram realizados em uma variedade de circuitos europeus – principalmente na Espanha e na Itália – enquanto o fabricante se preparava para seu esforço no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC), que ocorre paralelamente ao programa do WeatherTech Championship. A equipe Iron Lynx está operando o programa de carro único em cada série.

Na América do Norte, o Lamborghini SC63 completou seus dois primeiros testes durante o inverno no Daytona International Speedway e no Circuit of The Americas antes de se deslocar mais ao sul até o lendário, porém traiçoeiro, Sebring International Raceway de 3.74 milhas. A presença da Lamborghini no teste de dezembro sancionado pela IMSA em Daytona foi para trabalhar em direção à homologação do carro, e não como precursor de corridas no Rolex 24 deste ano.

O SC63 fez sua estreia na corrida do WEC no último fim de semana no Circuito Internacional de Lusail, no Catar, terminando em 14º lugar geral com os co-pilotos Mirko Bortolotti, Daniil Kvyat e Edoardo Mortara. Impressionantemente, o carro correu todas as 10 horas e terminou apenas cinco voltas atrás do vencedor Porsche Penske Motorsport Porsche 963.

“Este é o começo de uma temporada de aprendizado”, disse Emmanuel Esnault, diretor de corridas da equipe, após a corrida no Catar, “mas ter uma base tão sólida é muito motivador considerando a enorme quantidade de trabalho que temos pela frente. Em algumas semanas, estaremos competindo nas Doze Horas de Sebring, uma das corridas mais difíceis do mundo. Precisamos extrair o máximo benefício do que estamos aprendendo durante os fins de semana de corrida para desenvolver o carro e melhorar ainda mais nossas operações na pista para fornecer aos nossos pilotos as melhores oportunidades possíveis.”

Andrea Caldarelli, Matteo Cairoli e Romain Grosjean são encarregados de correr com o Lamborghini SC63 No. 63 no WeatherTech Championship. Eles estão programados para competir nas quatro corridas restantes da IMSA Michelin Endurance Cup começando por Sebring.

Grosjean, que dividirá sua temporada de 2024 entre essas quatro etapas da IMSA, as 24 Horas de Le Mans no protótipo do WEC e a temporada completa da IndyCar Series, postou nas mídias sociais que a equipe “aprendeu muito (dos testes) e voltará para casa para se preparar o máximo que pudermos para nossa estreia” no circuito conhecido por suas imperfeições.

O Crescimento do Legado da Lamborghini na IMSA com a Estreia do Protótipo

A estreia em Sebring representa o último salto da ascensão da Lamborghini dentro da IMSA para a classe principal de seu principal campeonato. A marca passou mais de uma década construindo seu programa Squadra Corse como uma parte maior do paddock geral.

A série Lamborghini Super Trofeo North America estreou em 2013, e a série monomarca dos touros raivosos proporcionou uma riqueza de entretenimento e produziu diversos pilotos e equipes que subiram na escada da IMSA.

Apenas três anos depois, em 2016, a Lamborghini entrou no WeatherTech Championship com seu Huracán GT3, seu carro principal na competição GT Daytona (GTD). Ele conquistou sua primeira vitória um ano depois, em 2017, no VIRginia International Raceway.

Ao todo, a Lamborghini venceu 10 corridas do WeatherTech Championship – todas na GTD, incluindo seis corridas da Michelin Endurance Cup – com quatro equipes (Paul Miller Racing vencendo cinco de 2018 a 2021, GRT Grasser Racing Team três de 2018 a 2019, Change Racing uma em 2017, Forte Racing uma em 2023). A Iron Lynx, com inscrições tanto na GTP quanto na GT Daytona Pro (GTD PRO), e/ou Iron Dames (GTD) poderiam adicionar seu nome à lista de equipes vencedoras da Lamborghini no WeatherTech Championship nesta temporada.

Rouven Mohr, diretor técnico-chefe da Lamborghini, observou o crescimento do carro no lançamento e refletiu sobre seu progresso ao longo do programa de testes.

“Nosso carro LMDh, o Lamborghini SC63, é um desafio emocionante tanto do ponto de vista técnico quanto humano”, explicou Mohr em Goodwood.

“O desenvolvimento de nosso motor de combustão interna

, carroceria aerodinâmica eficiente e o pacote técnico geral é um processo que nos levou a elevar constantemente nossos próprios padrões.

“Agora, é hora de colocar as rodas em movimento, literalmente, na pista para estar pronto e competitivo para a temporada de 2024.”

Assista à estreia da Lamborghini SC63 IMSA nas 72ª Doze Horas de Sebring no sábado, 16 de março. A cobertura ao vivo do início ao fim será transmitida no Peacock a partir das 9h30 (horário do leste dos EUA), com a USA Network se juntando às 16h até o final da corrida.

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

Foto: IMSA

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