Entre em contato conosco

IMSA

O Pipeline de Pilotos Continua Impulsionando o Sucesso da Turner Motorsport

Publicado:

em

O Retorno de Dillon Machavern e a Promoção de Francis Selldorff Levam a Grandes Esperanças no Michelin Pilot Challenge

Quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem iguais. Pelo menos Will Turner e a Turner Motorsport esperam que isso seja verdadeiro com seu programa 2024 IMSA Michelin Pilot Challenge; aquele que os vê defendendo os campeonatos de pilotos e equipe de 2023 com um par de BMW M4 GT4s.

Como qualquer campeão de corridas atestará, conquistar campeonatos consecutivos pode ser mais difícil do que ganhar o primeiro. Você chega a cada corrida com um alvo nas costas (ou nas costas no caso dos BMWs da Turner), com todos querendo derrubar os campeões reinantes. Essa tarefa será ainda mais formidável este ano, já que a equipe reorganizou sua formação de pilotos em ambos os carros.

Em um sistema de micro-escada, os veteranos Robby Foley e Dillon Machavern são agora os barbudos do Michelin Pilot Challenge do esquadrão. Foley, que venceu o campeonato da classe Grand Sport (GS) no ano passado com o co-piloto Vin Barletta, está em equipe nesta temporada no No. 96 BMW com o fenômeno Francis Selldorff, que conquistou o título da classe GSX em um BMW da Turner na temporada inaugural do VP Racing SportsCar Challenge em 2023.

Machavern retorna à Turner após ficar de fora de toda a competição da IMSA em 2023. O piloto de 29 anos de Vermont terminou em segundo na classificação da GS em 2021 e em terceiro em 2022, vencendo duas corridas em ambos os anos quando emparelhado com o lendário Bill Auberlen. Machavern também contribuiu para as vitórias da Turner no Campeonato de Carros Esportivos da IMSA em corridas de resistência em Watkins Glen (2018) e Michelin Raceway Road Atlanta (2019). Seu co-piloto no Michelin Pilot Challenge deste ano no No. 95 BMW é Robert Megennis, que se juntou à Turner na temporada passada e terminou em 13º na GS com o co-piloto Cameron Lawrence.

O proprietário da equipe Turner diz que o pipeline de pilotos da equipe é “um tributo ao sistema de escadas da IMSA” que permite que o talento se desenvolva em séries de sprint como o VP Racing Challenge antes de passar para o Michelin Pilot Challenge e eventualmente o WeatherTech Championship.

“Há uma tonelada de pilotos jovens extremamente talentosos por aí e a série VP Racing é um ótimo lugar para eles aprenderem”, disse Turner. “Fundamentalmente, eles estão correndo nos mesmos carros que competem no Michelin Pilot series, com duas corridas de 45 minutos por fim de semana. Isso os prepara para o Michelin Pilot, que por sua vez os prepara para a GTD (classe Grand Touring Daytona) no WeatherTech Championship.”

Tornando essas transições mais suaves, se não exatamente fáceis, é que, dentro do universo da Turner Motorsport, há pouca ou nenhuma diferença entre as práticas operacionais entre os programas das séries da IMSA. Há uma sensação decidida de déjà vu para os pilotos da Turner que se movem entre as séries quando se trata de reuniões técnicas de engenharia, prática, qualificação e até mesmo rotinas de teste.

Além disso, além de terem aprendido os cordões proverbialmente sob a liderança do maior vencedor de todos os tempos da IMSA, Auberlen, Foley e Machavern frequentaram a escola da arte delicada e em certo grau altruísta de mentorar jovens pilotos.

“É meio estranho ser um dos mais velhos e experientes na equipe”, disse Foley, que também retorna como piloto principal para a entrada GTD da Turner no WeatherTech Championship, “embora Dillon e eu tenhamos idades semelhantes. Trabalhei com Bill por muitos anos e aprendi com sua experiência, o que me ajudou. Tudo se resume a aprender o que você não sabe e tentar minimizar o tempo que leva para aprender todas as nuances. Então, se eu puder ensinar essas nuances a Francis e Dillon puder fazer o mesmo com Robert como Bill fez comigo, isso é uma receita para o sucesso.”

Algum sucesso foi alcançado na abertura da temporada em janeiro, o BMW M Endurance Challenge no Daytona International Speedway. Machavern e Megennis terminaram em quarto, uma posição à frente de Foley e Selldorff – este último fazendo sua estreia na série no carro do campeão defensor.

“Tive a sorte de dirigir com Vin Barletta em GS por muito tempo”, disse Foley. “Este ano, após o campeonato, Vin vai fazer meio que um sabático, mas é uma ótima oportunidade para Francis subir do VP Challenge para o Pilot. Ele também é um campeão. Ele conhece o carro, conhece a equipe. Agora é meio que meu trabalho mostrar a ele o que ele não sabe. Ele é super talentoso e já é um bom piloto de corrida. É sobre ensinar a ele o que ele não sabe sobre esta série que é nova para ele. Ele fez um ótimo trabalho em Daytona. Ele liderou ou ficou entre os três primeiros durante todo o seu tempo; tivemos um bom carro e o quarto e quinto lugares são uma ótima maneira de começar a temporada.

“Então sim, há alguns novos pilotos e algumas mudanças no lado dos pilotos, mas temos o mesmo grupo central de pessoas que tivemos no ano passado, e vamos tentar manter esse impulso.”

A cena muda na próxima

semana para o Sebring International Raceway para o Alan Jay Automotive Network 120 em 15 de março. E se há uma pista onde o programa Michelin Pilot Challenge da equipe tem momentum, é Sebring. Há um ano, os carros da Turner terminaram em 1º e 2º lugares, com Foley em primeiro e Megennis em segundo.

“Sebring é outra pista única”, disse Turner. “Daytona é única por causa da alta velocidade e Sebring é única por causa das imperfeições. Testamos lá no último mês, então os carros estão prontos e os pilotos estão prontos. No ano passado, terminar em 1º e 2º lugares lá foi definitivamente incrível, mas não vai ser tão fácil este ano. Há muitos carros e pilotos rápidos, então, novamente, esperando um final sólido para ambos os carros.”

Via assessoria de comunicação IMSA

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.