Entre em contato conosco

Automobilismo

Max Verstappen lidera único treino livre no Azerbaijão

Publicado:

em

Foi dada a largada no final de semana da Fórmula 1 no Azerbaijão. E Max Verstappen (RBR) começou a sexta-feira liderando a única sessão de treinos livres deste novo formato de final de semana com sprint. Nesta nova formulação pilotos e equipes tem apenas 60 minutos para testes de configurações dos carros e precisam maximizar cada segundo de pista.

O bicampeão Verstappen foi um dos primeiros carros a ir para a pista. Com pouco minutos de sessão Yuki Tsunoda (AlphaTauri) bateu no muro na curva 3 e acabou furando o pneu traseiro direito. E o piloto levou o carro mancando até os boxes. Carlos Sainz (Ferrari) também deu uma encostadinha no muro, mas o carro nada sofreu.

Pouco tempo depois Pierre Gasly (Alpine) teve que parar o carro com um princípio de incêndio. Uma bandeira vermelha foi acionada rapidamente, mas em treinos livres o cronometro não para de rodar e minutos preciosos foram perdidos enquanto tentavam controlar e apagar o fogo, e tirar o carro do Gasly da pista.

Fogo no carro do Gasly demorou a ser contido – Imagem: Fórmula 1

Enquanto Gasly encostava o carro, em outro ponto da pista a Haas de Kevin Magnussen  teve uma suspeita de problemas com a pressão de combustível e o dinamarquês também abandonou o treino.

Assim que a luz verde foi acionada, os carros voltaram para a pista, só Esteban Ocon (Alpine) que não, com a equipe então perdendo o restante da sessão.

O rookie da Mclaren, Oscar Piastri, também beijou o muro, mas sem causar problemas ao carro.

No final do treino, vários pilotos trocaram os compostos médios pelos macios e começaram uma série de voltas rápidas. Quando a bandeira quadriculada foi balançada, Verstappen foi o mais rápido com 1min42s315, seguido por Charles Leclerc (Ferrari) com 1min42s352 e Sergio Pérez (RBR) foi o terceiro com 1min42s454.

Entre os 10 primeiros colocados, apenas Fernando Alonso (Aston Martin) não fez voltas rápidas com pneus macios. A dupla da Mercedes também não usou os macios, com Lewis Hamilton ficando em 11º e George Russell em 17º.

Com este novo formato de final de semana, a classificação para o GP do Azerbaijão acontece hoje, as 10h.

Classificação final do TL1 – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.