Entre em contato conosco

Automobilismo

Leclerc supera Verstappen e conquista a pole

Publicado:

em

Com o novo formato de final de semana, nesta sexta-feira os carros foram para a pista para a classificação que dita a ordem de largada para o Grande Prêmio de domingo. Anteriormente, em etapas com sprint, a classificação definia o grid da sprint, que por sua vez definia o grid da corrida. Agora a sprint é um evento a parte, com uma classificação só para ela.

E depois de ficar em segundo no treino livre, Charles Leclerc (Ferrari) garantiu a 19ª pole da carreira, a terceira consecutiva no Azerbaijão. O monegasco superou Max Verstappen (RBR) em uma batalha eletrizante, que viu os dois marcarem o exato mesmo tempo, 1min40s445, na primeira tentativa no Q3. Porém Leclerc, anotou 1min40s203 na segunda tentativa e foi 0s188 mais rápido que o rival.

Já Sergio Pérez (RBR) assistiu a disputa de camarote. O mexicano até tentou cravar a pole, já que circuitos de rua são sua especialidade, mas marcou apenas o terceiro tempo, com 1min40s495.

Com a Red Bull mais rápida nas retas, e a Ferrari mais eficiente nas curvas, a disputa promete ser acirrada.

O top 3 para o GP do Azerbaijão – Imagem: Fórmula 1

Q1 – a primeira etapa da classificação foi marcada for duas bandeiras vermelhas. A primeira foi causada por Nyck De Vries (AlphaTauri), que bateu de frente no muro na curva 3. Assim que a pista foi liberada novamente, foi a vez de Pierre Gasly (Alpine) carimbar o muro na mesma curva, só que dessa vez de lado.

Depois das duas paralizações, os pilotos não perderam tempo, mas o Q1 acabou mais cedo para Kevin Magnussen (Haas). O dinamarquês já tinha tido problemas no treino, e acabou sendo obrigado a voltar aos boxes e abandonar a classificação.

Além de De Vries, Gasly e Magnussen, Zhou e Hulkenberg também ficaram de fora do Q2.

De Vries estampa o muro na curva 3 no Q1 – Imagem: Fórmula 1

Q2 – o Q2 foi mais tranquilo que o Q1, no sentido de paralizações, mas na tabela de tempo estava tudo bem próximo. Tão próximo que George Russell (Mercedes) foi eliminado pelo companheiro de equipe, Lewis Hamilton, por apenas quatro milésimos.

Também não seguiram para o Q3 Esteban Ocon (Alpine), Alexander Albon (Williams), Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Logan Sargeant (Williams).

Russell ficou de fora por apenas 4 milésimos – Imagem: LAT Images via Mercedes

Q3 – pela primeira vez na temporada, os dois carros da McLaren disputaram juntos o Q3, com Lando Norris terminando a classificação em sétimo e Oscar Piastri em 10º.

Leclerc e Verstappen foram os protagonistas do Q3, enquanto os outros pilotos brigavam entre si pelas demais posições. Carlos Sainz (Ferrari) esteve longe do ritmo do companheiro de equipe e largará em quarto, seguido de Hamilton e Fernando Alonso (Aston Martin).

Enquanto Yuki Tsunoda (AlphaTauri) ficou com a oitava posição e Lance Stroll (Aston Martin) a nona.

Neste sábado os pilotos fazem uma segunda classificação, dessa vez para a sprint, que acontece no mesmo dia. A classificação começa as 5h30 (horário de Brasília) e a sprint tem largada as 10h30.

Resultado da classificação – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.