Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen é pole para o GP do Catar

Publicado:

em

Max Verstappen (RBR) foi de novo o homem mais rápido na pista e faturou a pole position para o corrida deste domingo (08), no Catar. Enquanto a dupla da Mercedes ficou com a segunda e terceira posições, George Russell foi 0.086s mais rápido que Lewis Hamilton.

“É um ótimo começo de fim de semana, o carro está funcionando bem, isso é tudo que eu poderia esperar”, comentou Verstappen.

Q1 – Stroll desaponta

Os primeiros 18 minutos da classificação foram de ação na pista. Por consequência da Sprint no sábado, as equipes e pilotos tiveram apenas um treino livre de preparo para o qualy e durante o Q1 ainda tinha gente explorando os limites. Como resultado, teve gente passando dos limites da pista e tendo a volta deletada.

Lando Norris (McLaren) marcou a volta mais rápida no começo do Q1, porém ele ultrapassou os limites da pista e o tempo foi deletado. Assim, Charles Leclerc (Ferrari) assumiu a ponta da tabela, com 1min26.445s. Nesse meio tempo, os carros da Mercedes – que haviam saído inicialmente com pneus médios usados – completaram volta rápida, com pneus macios.

Minutos depois, Verstappen anotou 1min25.007s, superando Norris e Fernando Alonso (Aston Martin), segundo e terceiro, respectivamente. Na contramão de Alonso que foi o terceiro, seu companheiro de equipe, Lance Stroll foi eliminado no Q1. O canadense foi 1.122s mais lento que Fernando.

Além de Stroll, Logan Sargeant (Williams), Liam Lawson (AlphaTauri), Kevin Magnussen (Haas) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo) ficaram de fora do Q2.

Lance Stroll se mostrou bastante irritado com a eliminação no Q1 – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Q2 – Sainz e Pérez fora do Q3

O Q2 foi de surpresas na parte de cima e na parte de baixo da tabela de tempos. Surpreendentemente, o tempo mais rápido foi de Hamilton, e Carlos Sainz (Ferrari) e Sergio Pérez (RBR) foram eliminados. Enquanto Sainz falhou em marcar volta rápida o suficiente, Pérez teve a volta deletada por limites de pista, quando o cronômetro já estava zerado.

O Q2 foi positivo também para Valtteri Bottas (Alfa Romeo). É a primeira vez que o finlandês ficou entre o top 10 desde o GP da Hungria.

Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Alex Albon (Williams) e Nico Hulkenberg (Haas) não seguiram para o Q3.

Classificação difícil para Carlos Sainz – Imaem: Scuderia Ferrari

Q3 – McLaren eliminada no top 3 pelo limite de pista

A Mclaren foi do céu ao inferno durante o Q3. Visto que os dois pilotos da equipe tiveram bom desempenho no Q1 e Q2, a expectativa era estar no top 3 com pelo menos um carro, quiçá conquistar a pole. E Lando Norris foi quem chegou mais perto de Verstappen. No momento em que o cronômetro zerou Norris era o segundo colocado, e Oscar Piastri era o quarto, com Russell dividindo a dupla.

Mas na segunda volta rápida, Norris ultrapassou os limites de pista. Os comissários demoraram um pouco mais do que esperado para deletar a volta do britânico, e quando o fizeram Russell foi promovido a segundo e Piastri a terceiro, com Lando caindo para 10º.

Só que a “falta de sorte” da McLaren não terminava aí, porque pouco depois foi a volta de Piastri que foi deletada. O australiano foi para sexto, e Hamilton ficou com a terceira posição. Alonso terminou em quarto, seguido de Leclerc. A dupla da Alpine largará em sétimo com Esteban Ocon e oitavo com Pierre Gasly, e Bottas larga em nono.

O Grande Prêmio do Catar começa às 14h (horário de Brasília).

Resultado da Classificação em Lusail – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.