Entre em contato conosco

Fórmula 1

Oscar Piastri é P1 para a Sprint no Catar

Publicado:

em

Oscar Piastri (McLaren) é o primeiro rookie a largar na primeira posição do grid na Sprint da F1. O australiano bateu o companheiro de equipe, Lando Norris no finalzinho da classificação por apenas 0.082s. Com Norris em p2, a McLaren fecha a primeira fila, enquanto Max Verstappen (RBR) – que pode se tornar tricampeão na Sprint – ficou apenas em terceiro. O holandês teve sua volta deletada e acabou não conseguindo fazer uma segunda volta tão rápida quando a primeira.

Zebras x Pneus

Depois da classificação de ontem, a Pirelli fez as análises tradicionais dos pneus. Porém o que a fabricante descobriu não foi normal. Segundo comunicado da FIA emitido mais cedo neste sábado, as zebras – particularmente nas curvas 12 e 13 – causaram uma frequência de vibração nos pneus que levou ao descolamento das paredes dos compostos, principalmente em pneus com cerca de 20 voltas de uso.

Assim sendo, a FIA decidiu mover a linha branca, que delimita a pista, 80 centímetro para dentro nas duas curvas e também adiar o início do Sprin Shootout para dar aos pilotos 10 minutos para uma sessão de reconhecimento das alterações feitas.

Haas e Mercedes foram os primeiros na pista na sessão de familiarização antes da classificação – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Depois que a Sprint terminar, a Pirelli fará uma nova análise dos pneus e se necessário for, a FIA já divulgou as medidas que será adotadas durante a corrida para a segurança:

1 – cada pneu poderá dar no máximo 20 voltas;

2 – cada piloto terá que obrigatoriamente fazer três paradas para trocas de pneus.

Vale lembrar que o GP do Catar tem 57 voltas.

Sprint Shootout

Após a sessão de familiarização com o traçado, os pilotos tiveram 10 minutos nos boxes antes do início da classificação para a Sprint.

Assim como ontem, tivemos um festival de voltas deletadas. No total 31 voltas foram deletadas por lomites de pista. A curva 5 foi o calcanhar de Aquiles da maioria dos pilotos, mas principalmente de Charles Leclerc (Ferrari).

Por consequência de volta deletada Logan Sargeant (Williams) terminou o SQ1 sem marcar tempo. Enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) foi eliminado por conta dos limites de pista, e Max Verstappen (RBR) teve sua volta mais rápida no SQ3 apagada.

Hamilton perdendo sua volta rápida por conta dos limites de pista – Imagem: Mercedes

Sem Hamilton, George Russell foi o único da Mercedes entre o top 10, ficando em quarto, a frente da dupla da Ferrari, Carlos Sainz em quinto e Leclerc em sexto. Nico Hulkenberg surpreendeu no final e colocou sua Haas em sétimo, superando Sergio Pérez (RBR) e Fernando Alonso (Aston Martin), ambos também tiveram voltas deletadas. Esteban Ocon (Alpine) fechou o top 10.

A Sprint em Lusail começa às 14h30 (horário de Brasília) e pode coroar Max Verstappen o mais novo tricampeão mundial da Fórmula 1.

Resultado do Sprint Shootout – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.