Entre em contato conosco

Fórmula 1

Oscar Piastri vence caótica Sprint em Lusail

Publicado:

em

Oscar Piastri (McLaren) conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. O rookie venceu a Sprint no Catar, mas se engana quem acha que ele teve um passeio no parque ao largar na primeira posição. Max Verstappen (RBR) foi o segundo e Lando Norris (McLaren) completou o top 3.

Primeiro e segundo Safety Car

Na largada, Piastri saltou bem e segurou a primeira posição, porém Norris perdeu a segunda posição e caiu para sexto. George Russell (Mercedes) assumiu a segunda posição, seguido por Carlos Sainz (Ferrari), Charles Leclerc (Ferrari) e Verstappen. Mais atrás no pelotão, Liam Lawson (AlphaTauri) perdeu o controle da frente do carro e acabou escapando na curva 2 e acionando o Safety Car.

Lawson acabou na brita na primeira volta – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Assim que o carro de Lawson foi retirado, o Safety Car voltou aos boxes e a Sprint recomeçou. E na volta seguinte Russell ultrapassou Piastri e assumiu a liderança. Contudo a ação na pista não durou muito, na volta 4, Logan Sargeant (Williams) passou reto na curva e atolou o carro na brita, acionando novamente o Safety Car.

Terceiro Safety Car

Logo depois que a corrida recomeçou pela segunda vez, Russell tratou de abrir distância de de Piastri, aproveitando enquando os pneus macios ainda estavam bons e os médios do australiano não rendiam tanto. Enquanto isso, na volta 8 Verstappen passou por Leclerc, conquistando a quarta posição.

Eventualmente, na volta 10, Piastri reassumiu a liderança da Sprint, com George reclamando no rádio dos pneus que começavam a perder rendimento. Porém na volta 11, Esteban Ocon (Alpine), Nico Hulkenberg (Haas) e Sergio Pérez (RBR) colidiram enquanto disputavam posições. O francês e o mexicano acabaram na brita, e Hulkenberg conseguiu levar seu carro para os boxes.

Pérez e Ocon levaram a pior na batida – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

A Sprint relargou pela terceira vez na 15ª volta, com Piastri na frente, seguido de Russell e Verstappen. E na volta seguinte o holandês ultrapassou o piloto da Mercedes.  Já na volta 17, Norris ultrapassou as duas Ferraris, e era agora o quarto.

Nesse meio tempo, Lewis Hamilton escalava o pelotão. Na volta 16 ele ultrapassou Gasly, na volta 18 passou por Alonso e na volta 19 ultrapassou a dupla da Ferrari, terminando a corrida em quinto. Já Russell não conseguiu segurar Norris e perdeu o terceiro lugar na 19ª e última volta.

Hamilton saiu a caça nas últimas voltas – Imagem: Mercedes

Max Verstappen Tricampeão Mundial

Com a segunda colocação no Sprint, Max Verstappen conquistou seu terceiro título consecutivo de campeão mundial da Fórmula 1. Anteriormente, no GP do Japão, a Red Bull já havia conquistado, antecipadamente, o sexto título de campeonato de construtores.

Agora a disputa em aberta é do vice campeonato. Neste momento, Pérez tem 223 pontos contra 194 de Hamilton. Com apenas 31 pontos entre os dois e seu futuro em jogo, o mexicano precisa de bons resultados nas últimas seis corridas da temporada.

O GP do Catar tem largada programada para às 14h (horário de Brasília) deste domingo (08).

Verstappen é tricampeão mundial – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.