Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen vence quente e movimentado GP do Catar

Publicado:

em

O mais novo tricampeão mundial da Fórmula 1 venceu mais uma vez. No sábado Max Verstappen conquistou o terceiro título mundial, ao ser vice na Sprint e hoje venceu o GP do Catar. A dupla da McLaren completou o pódio, com Oscar Piastri em segundo e Lando Norris em terceiro.

Número máximo de voltas obrigatório

Depois da Pirelli descobrir um problema com os pneus, causado pela alta frequência de vibração gerada pelas zebras do autódromo de Lusail, a FIA, a Pirelli e a F1 se reuniram e decidiram que, durante a corrida de hoje, nenhum tipo de pneu poderia ultrapassar o máximo de 18 voltas. Sobretudo, a preocupação era com a segurança dos pilotos já que, segundo a fornecedora, os pneus poderiam estourar.

Por consequência do limite do número de voltas, em uma corrida de 57 voltas, todos teriam que parar no mínimo 3 vezes para a troca de pneus. Isso somado à areia na pista e as altas temperaturas, o GP prometia ser interessante.

Acidente na primeira curva

Logo na largada a corrida começou disputada. A dupla da Mercedes largada em segundo em terceiro, com George Russell e Lewis Hamilton em estratégias diferentes. Russell largou em segundo de médios e Hamilton em terceiro de macios. Hamilton saltou melhor na largada, mas na primeira curva os dois britânicos bateram e ficou pior para o heptacampeão, que abandonou. Enquanto isso Russell foi aos boxes, trocou os pneus e voltou para a pista.

Apesar da direção de prova considerar o incidente como lance de corrida, Hamilton assumiu a responsabilidade – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Nesse meio tempo, o safety car foi acionado para a retirada do carro de Hamilton. Logo após a liberação, a corrida reiniciou na volta 4, com Verstappen na ponta, seguido de Piastri e Fernando Alonso (Aston Martin).

Tráfego e limites de pista

Por consequência do stint máximo de 18 voltas, o trânsito no pitlane foi tão intenso como na pista, e o que não faltou foram disputas por posição. Assim, a tabela estava constantemente mudando. Por exemplo, na volta 19 Russel já era o 10º depois de ter chegado a ser o último.

Assim como nos dias anteriores, os limites de pista novamente causaram problemas para os pilotos. Pierre Gasly (Alpine) e Sergio Pérez (RBR) foram os que mais violaram os limites, o francês sete vezes e o mexicano seis vezes. E Pérez ainda teve o agravante de largar do pitlane hoje, em decorrência do acidente na Sprint de ontem. A Red Bull precisou montar um novo chassis para o carro de Checo.

Pérez teve dificuldades com os limites da pista – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Ao todo, 51 voltas foram deletadas por infrações contra os limites de pista.

Outro fator que afetou os pilotos hoje foi o calor e a umidade excessivos. Na volta 42 Logan Sargeant (Williams) abandonou a corrida depois de relatar não se sentir bem. Logo que ele desceu do carro, foi ao centro médico e diagnosticado com desidratação severa. Sargeant já tinha sintomas de gripe durante a semana, que agravaram o quadro. Mas o piloto está bem e foi liberado pelos médicos rapidamente.

No pós corrida vários pilotos relataram desidratação e exaustão, precisando de auxílio médico.

500 pódios para a McLaren

O pódio duplo da McLaren marcou também o de número 500 (e 501) para a equipe britânica, que vem fazendo uma excelente segunda metade da temporada.

McLaren teve muito a comemorar neste final de semana no Catar – Imagem: McLaren

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.