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Automobilismo

Max Verstappen é o mais rápido do TL1 em Barcelona

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O final de semana do Grande Prêmio da Espanha começou com Max Verstappen (RBR) na frente e novidades dentro e fora das pistas. O bicampeão fez a volta mais rápida da primeira sessão de treinos e anotou 1min14s606. Já Sergio Pérez, companheiro de Max, ficou a 0s7 do tempo do holandês, na segunda posição. E Esteban Ocon (Alpine) parece ter trazido o bom momento de Mônaco para Barcelona, e ficou na terceira posição, apenas 0s1 de Pérez.

Mas além de treino e ajustes, o TL1 serviu para que os pilotos possam fazer um reconhecimento do traçado espanhol. Isso porque a chicane entre as curvas 15 e 16 foi removida. Sem a chicane a pista volta ao layout original de 1991.  E com a remoção, o tempo de volta de hoje de Verstappen foi 5,2s mais rápido que o melhor tempo de 2022.

Além das novidades na pista, as equipes trouxeram atualizações para os carros. Destaque para a Ferrari que mudou os sidepods, o assoalho, a tampa do motor e a do resfriamento, e mudou também os retrovisores e a asa traseira. A dupla de pilotos de Maranello ficou em oitavo e nono, com Charles Leclerc a frente de Carlos Sainz.

A AlphaTauri trouxe novidades na asa traseira, e Nyck de Vries pareceu ter tirado bom proveito da atualização, marcando o quarto tempo. Pierre Gasly (Alpine) foi o quinto, seguido de Fernando Alonso (Aston Martin) em sexto e Kevin Magnussen (Haas) em sétimo.

Geroge Russell (Mercedes) fechou o top 10.

Classificação do TL1 – Imagem: Fórmula 1

TESTE DE PNEUS – Para começar o TL1, muitas equipes optaram por calçar os pneus de teste da Pirelli. O protótipo a ser testado também no TL2, introduzirá novos materiais planejados para a especificação de 2024 do pneu Pirelli, considerados necessários pela fornecedora de pneus porque os carros de F1 atuais são mais rápidos e induzem mais downforce do que o estimado anteriormente.

Esses novos pneus já serão usados durante o GP da Inglaterra deste ano.

“Vimos quão mais desempenho os carros de 2023 têm em comparação com o ano passado nas corridas de abertura desta temporada, e isso é graças ao extraordinário ritmo de desenvolvimento mostrado por todas as 10 equipes. A nova especificação contém materiais que já desenvolvemos para 2024, o que tornará os pneus mais resistentes sem afetar nenhum dos outros parâmetros técnicos ou seu comportamento na pista”, revelou o Diretor da Pirelli, Mario Isola.

 

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