Entre em contato conosco

Automobilismo

Ahora es el turno de Martí

Publicado:

em

Martí

Josep María Martí deu aos fãs espanhóis muito o que comemorar ao garantir sua primeira pole position na Fórmula 3 em casa. Uma sessão de ajustes foi até a tentativa final, com o piloto da Campos Racing 1: 27.587 vencendo Taylor Barnard da Jenzer Motorsport e Franco Colapinto da MP Motorsport por dois décimos e meio.

A Prema Racing alcançou um sólido resultado de qualificação hoje na 4ª rodada do Campeonato de Fórmula 3 no Circuito de Barcelona Catalunha, com dois pilotos entre os 5 primeiros e um em 12º, que será o 1º para a corrida Sprint. Vindo de uma performance de grande sucesso em Monte Carlo, Dino Beganovic garantiu o quarto lugar em mais uma sessão super competitiva. O sueco manteve-se na luta durante toda a sessão e foi seguido pelo companheiro de equipa Paul Aron. O estoniano também foi um candidato altamente competitivo à pole garantindo outro ponto de partida positivo para o fim de semana. Zak O’Sullivan teve mais dificuldade para finalizar seu ritmo e foi forçado a se contentar com o P12. O lado positivo será que ele largará da frente do grid reverso para a corrida de velocidade de amanhã.

TREINO LIVRE

Taylor Barnard teve a honra de liderar a sessão de Treinos Livres em Barcelona. Depois que a maioria optou por permanecer no pitlane no início, o piloto da Jenzer Motorsport estabeleceu um 1: 28.831 para liderar o caminho, antes que uma bandeira vermelha atrapalhasse as tentativas de seus rivais de melhorar.

Roberto Faria foi o primeiro piloto a marcar tempo no circuito catalão, com a pista só para ele, o piloto da PHM Racing by Charouz estabeleceu o tempo de 1:33.026.

Assim que o relógio atingiu a marca de 21 minutos, os carros saíram dos boxes. Com apenas um terço da corrida restante, tempos representativos começaram a ser definidos. Luke Browning conseguiu sua primeira tentativa a bordo com 1: 30,181, que foi imediatamente superado pelo companheiro de equipe do Hitech Pulse-Eight, Sebastián Montoya, com 1: 29,241.

Barnard então colocou a Jenzer Motorsport no topo da tabela de tempos, quebrando em 1:28s com Caio Collet por 0,020s atrás e ficar um décimo à frente do também estreante Dino Beganovic.

A curva 9 provou ser um ponto desafiador para vários pilotos. Hunter Yeany, conseguiu se controlar depois de deslizar na curva e passar por cima do meio-fio. Momentos depois, Piotr Wisnicki trouxe a primeira bandeira vermelha do fim de semana, quando parou na caixa de brita.

O treino foi retomado com cinco minutos restantes, mas as melhorias foram poucas e distantes, com ninguém conseguiu incomodar os três primeiros. Franco Colapinto a terminouem quarto à frente de Paul Aron e Montoya. O líder do campeonato, Gabriel Bortoleto, subiu para sétimo, à frente de Christian Mansell, da Campos Racing, Zak O’Sullivan, e Leonardo Fornaroli, da Trident, que fechou o top 10, seis décimos atrás de Barnard.

Martí e Minì, os vencedores de Mônaco apareceram somente em décimo quinto e décimo sexto na tabela.

Classificação TL1

Classificação TL1

CLASSIFICATÓRIO

Martí saiu liderando a fila que se formou para a classificação por conta da ameaça de chuva. Com pouco espaço para respirar no circuito de 4,657 km, os pilotos duelaram pela posição na pista antes de disparar para suas primeiras voltas rápidas.

Leonardo Fornaroli conseguiu brevemente a volta mais rápida, mas Paul Aron rapidamente subiu com 1: 28,369, passando um décimo mais rápido que o piloto do Trident. Dino Beganovic também subiu para entre os três primeiros.

Os pilotos entraram nos boxes para trocar por um novo conjunto de pneus duros e voltaram à pista com 18 minutos restantes. Colapinto saiu na frente com 1m28s233. Aron respondeu rapidamente recuperando o primeiro lugar momentaneamente, antes de Martí, Sebastián Montoya e Barnard rebaixarem o Mercedes júnior para quarto.

Menos de um segundo separou os 20 primeiros. Beganovic lançou o desafio primeiro, quebrando em 1:27s, no entanto, Martí estava voando, nos dois primeiros setores para arrebatar a pole position. Barnard, seu melhor resultado de qualificação chegando ao segundo melhor tempo, enquanto Colapinto ficou em terceiro. Beganovic e Aron garantiram suas vagas entre os cinco primeiros, à frente do líder do campeonato, Gabriel Bortoleto. Montoya venceu Mari Boya e Fornaroli pelo sétimo lugar, enquanto Grégoire Saucy completou o top 10 do ART Grand Prix.

 

Classificação para a corrida

Classificação para a corrida

O QUE ELES DISSERAM: 

“A classificação feita aqui em Barcelona, P5, acho que é um ótimo resultado para mim e para a equipe. Estamos entre os cinco primeiros, na luta pelas duas corridas. Ainda um pouco decepcionado porque parecíamos muito fortes na primeira volta . O carro estava super bom, então digamos que não acertamos no final e sobrou uma pequena margem, o que é uma pena. Demos bons passos novamente, e estávamos lutando pela pole position todos classificatórios. Isso é super positivo, só precisamos continuar assim.” – Aron

“Temos sentimentos contraditórios, mas principalmente felizes. Podemos correr a partir daqui, é uma boa posição tanto para sábado quanto para domingo. Uma largada sólida para amanhã e definitivamente no domingo. Há um longo caminho até a curva 1, mas por enquanto estou feliz estar de volta lutando na frente. É positivo vir de um bom fim de semana em Mônaco para uma boa classificação em Barcelona, que não tem sido minha pista favorita. Vamos tentar melhorar desta vez.” – Beganovic

“É P12 na qualificação no final. Obviamente não é um resultado ruim para a corrida de sprint, pena que não é para o recurso. No geral, lutamos por um pouco de ritmo, temos tempo para analisá-lo e esperamos voltar mais fortes . Assim que tivermos os dados saberemos um pouco mais, mas até agora temos uma boa ideia sobre o que trabalhar.” – O’Sullivan

 

Foto: Fórmula 3

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.