Entre em contato conosco

Automobilismo

O’Sullivan conquista a vitória na corrida de sábado

Publicado:

em

O'Sullivan Foto: Prema Racing

Zak O’Sullivan permaneceu calmo para sua segunda vitória na temporada de 2023. Superando duas relargadas e os ataques de Luke Browning atrás, o piloto da Prema Racing liderou todas as voltas desde a largada. Browning acabou tendo que se contentar com o segundo lugar, garantindo seu primeiro pódio na Fórmula 3, apesar da pressão do terceiro colocado Leonardo Fornaroli.

Paul Aron terminou entre os 5 primeiros. O estoniano fez uma ótima largada, saindo da oitava colocação do grid, e subiu para o quarto lugar. Enquanto disputava com um de seus rivais pela posição, Aron se envolveu em uma confusão na curva 1, então caiu uma posição, mas ainda garantiu ótimos pontos.

Dino Beganovic teve uma corrida muito mais decepcionante. Largando de nono, ele caiu um pouco para trás, mas estava lutando entre os 10 primeiros quando um pequeno contato com Montoya resultou em um furo de pneu que levou o piloto a ficar preso na brita.

A CORRIDA

O’Sullivan teve que se defender logo na largada, dando ao compatriota Browning um vácuo na curva 1. Apesar disso, Browning teve que ceder para seu colega júnior da Williams na saída da curva 2.

Logo atrás deles, as reações rápidas de Fornaroli o ajudaram a ultrapassar Grégoire Saucy para o terceiro lugar. Paul Aron subiu de oitavo para quinto no momento em que o Safety Car foi acionado no final da primeira volta, depois que Ido Cohen, da Rodin Carlin, encontrou as barreiras na Curva 9. Villagómez aproveitou para entrar aos boxes e trocar seu bico danificado.

A corrida recomeçou na volta 5 e O’Sullivan disparou no início da curva 12, permitindo que ele se afastasse de Browning. Os carros da MP Motorsport disputaram o oitavo lugar, com Franco Colapinto passando por Mari Boya. No fundo do pelotão, Edgar aproveitou e passou por Tsulov. Gabriele Minì foi corajoso, passando por Christian Mansell na curva 7 para o 12º. 

Na frente, O’Sullivan não conseguiu se livrar de Browning e na volta 10, o piloto da Hitech Pulse-Eight atacou. O piloto da Prema o evitou duas vezes, enquanto Browning tentava entrar na curva 1 em voltas consecutivas sem sucesso. Na volta seguinte Minì passou por Martí, que espalhou na curva.

Saucy que estava em quarto acabou abrindo a porta para Aron passar. Incapaz de lutar na curva 1, o piloto do ART Grand Prix ficou vulnerável aos que estavam atrás e perdeu posições para Sebastián Montoya e Gabriel Bortoleto, caindo para sétimo e tendo a companhia dos ataques de Franco Colapinto.

Aron e Montoya foram os próximos a passar lado a lado na curva 1. O contato deixou o piloto da Hitech com um furo, forçando-o a ir para os boxes no final da volta 15. Dino Beganovic se viu fora da corrida porque ele também sofreu um furo, ficando encalhado na brita da curva 10. A batalha anterior de Minì e Mansell reacendeu na volta 16, mas desta vez a dupla fez contato. Isso fez Mansell girar na curva 2 para trazer um segundo Safety Car. 

O reinicio foi na volta 19, O’Sullivan teve a chance de respirar quando Browning foi forçado a se defender de Fornaroli. Goethe passou por Barnard e Edgard por Barter, aproveitando a relargada.

Puxando uma diferença de 1,6s, o piloto da Prema conquistou a vitória à frente de Browning e Fornaroli. Bortoleto somou mais pontos à sua contagem do campeonato em quarto lugar, apenas na frente de Aron, Colapinto e Boya. O pênalti de Minì elevou Martí ao oitavo lugar, com Saucy e Taylor Barnard completando os 10 primeiros.

O'Sullivan Classificação da corrida

Classificação da corrida

O QUE ELES DISSERAM: 

“Terminamos em primeiro lugar na corrida de velocidade. Resultado muito bom e o ritmo estava muito forte. Consegui manter a diferença e segurar o carro atrás no início. Mesmo no final da corrida, pouco antes do safety car, os pneus meio que voltou para mim e comecei a construir uma boa diferença. É um resultado incrível, agora vamos ver se podemos fazer algum progresso na corrida especial!” – O’Sullivan

“Corrida sólida aqui em Barcelona. Fizemos uma largada muito boa, ganhamos três posições e mais uma depois. Pena o incidente na curva 1, mas fizemos uma boa corrida, trouxemos pontos valiosos para casa e maximizamos o que tínhamos.” – Aron

“Tivemos um bom começo de corrida. Eu estava controlando meus pneus para dar uma volta nas últimas voltas quando os outros começaram a ter dificuldades. Depois começou a ficar um pouco confuso, então aproveitei para ganhar algum lugares, mas infelizmente houve um contato entre mim e Saucy que perfurou minha traseira logo na saída da T9, então minha corrida acabou. Antes disso, o ritmo estava bom, e estou ansioso para a Feature Race amanhã. “ – Beganovic

PUNIÇÕES:

Durante a prova, Barter recebeu uma punição de 5 segundos por não seguir as orientações dos comissários da prova.  Outro punido foi Minì que recebeu 10 segundos. Já após a corrida, três pilotos receberam penalidades de tempo.

Grégoire Saucy recebeu uma penalidade de 10 segundos por causar uma colisão com Dino Beganovic na volta 15. Isso rebaixa o piloto suíço de nono para vigésimo terceiro na classificação final, promovendo Nikita Bedrin, da Jenzer Motorsport, aos pontos.

Sebastián Montoya recebeu uma penalidade de cinco segundos por não seguir as instruções do Diretor de Prova. Os comissários determinaram que, enquanto lutava com Paul Aron na volta 15, o piloto colombiano deixou a pista na curva 1 e não ficou à esquerda antes de voltar na curva 3. com isso ele cai de vigésimo segundo para vigésimo sexto.

Rafael Villagómez também recebeu uma penalidade de 10 segundos por causar uma colisão com Ido Cohen na saída da curva 9. Os comissários descobriram que a asa dianteira do piloto da Van Amersfoort Racing fez contato com o pneu traseiro esquerdo de Cohen. Com isso, o piloto mexicano caiu de vigésimo quinto para vigésimo sétimo.

 

Foto: Prema Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.