Entre em contato conosco

F3

Saucy crava a pole na F3

Publicado:

em

Beganovic, Saucy e Bortoleto

Grégoire Saucy conquistou a pole para a corrida principal da Fórmula 3 em Spielberg após o piloto da Prema Paul Aron ter a sua volta deletada.  Dino Beganovic vai largar na segunda posição. Zak O’Sullivan terminou na sexta posição. O piloto britânico de 18 anos confirmou o potencial da equipe e garantiu uma boa posição para ambas as corridas, embora tenha que cumprir uma penalidade de três posições no grid na corrida sprint de amanhã.

TREINO LIVRE 

Os pilotos da Fórmula 3 partiram para a pista na manhã desta sexta feira para coletarem o maior numero de informações possíveis. Caio Collet foi o primeiro a marcar tempo,mas teve a sua volta deletada por conta dos limites da pista, algo que seria recorrente no treino. Desta forma, Paul Aron estabeleceu a primeira referência marcando 1:21.998 em sua primeira tentativa, seguido por Dino Beganovic, seu companheiro de equipe.

Villagómez, estava lutando com o carro para mantê-lo na pista, mas Beganovic não teve a mesma sorte e escapou na entrada da curva 9. Luke Browning marcou o tempo de 1:21.056, apenas 0.027s mais rápido do que Caio Collet que tinha a companhia de Saucy em terceiro. Na sequencia Tsulov escapou e voltou de forma perigosa a pista.

Bortoleto, assumiu a ponta com 26 minutos para o fim, marcando 1:20.929. Barnard e Goethe entram para o hall dos pilotos que escaparam. 

Sebastián Montoya trouxe a bandeira vermelha com pouco mais de 16 minutos para o fim, quando escapou e encalhou na brita. No momento da pausa Bortoleto ocupava a primeira colocação seguido por Collet e Browning.

O treino foi reiniciado faltando 11 minutos para o término, e algo visto em todas as pistas voltou a acontecer na Austria. Com os pilotos querendo pegar o vácuo do rival para abrirem as voltas, o congestionamento foi longo pela pista, o que levou aos tempos começarem a aparecer somente com 5 minutos restantes.

Saucy, foi o primeiro a baixar o tempo marcando 1:20.306. Franco Colapinto e depois Collet conseguiram fazê-lo, com o brasileiro registrando um tempo abaixo de 1:19. Outro brasileiro chegou e desbancou todos; Gabriel Bortoleto, cravou os setores 2 e 3 roxo e reassumiu a ponta e um surpreendente Bernard marcou o segundo tempo do treino, seguido por Gabriele Minì. Collet ficou com o quarto tempo seguido por Colapinto, Browning, Aron, Josep María Martí, Beganovic e Saucy, que montaram o top 10.

 

TREINO CLASSIFICATÓRIO 

O treino classificatório na Austria começou de maneira lenta por parte dos pilotos, com os primeiros tempos sendo marcados com pouco mais de 21 minutos para o final do qualy.  O brasileiro Roberto Faria, no inicio de sua volta rápida acabou travando os pneus e teve que abortar a tentativa.

Caio Collet marcou o tempo de 1:21.078, se colocando em primeiro, mas o tempo duraria pouco. Franco Colapinto e Mari Boya foram os mais rápidos consecutivamente, antes de Aron marcar 1:20.578. Ele diminuiu o tempo para 1:20.518 em sua segunda tentativa. Beganovic então se colocou apenas 0.003s à frente do estoniano para ficar com a primeira posição.

Os pilotos seguiam todos grudados e causando congestionamento na pista. Com 15 minutos para o final, Beganovic liderava seguido por Aron, Bortoleto, Martí e Minì. 

Nas voltas finais, após a troca de pneus, o líder do campeonato Bortoleto assumiu a ponta por 0.044s, até que Beganovic e depois Aron o superaram novamente. O piloto júnior da Mercedes conseguiu ir mais rápido do que todos novamente, registrando 1:20.283, enquanto Saucy foi um dos poucos a melhorar no final antes da bandeira quadriculada.

Mas o que ninguém imaginava é que diversas voltas seriam deletadas por conta dos limites de pista, entre elas o do até então pole Aron, deixando assim Saucy no lugar de destaque, seguido por Beganovic, Bortoleto e depois Aron. Collet ficou em quinto lugar, Zak O’Sullivan, Colapinto, Goethe, Kaylen Frederick e Christian Mansell fecharam o top 10. 

 

O QUE ELES DISSERAM:

“É um momento importante, primeira pole position na Fórmula 3, é realmente bom e aqui no Red Bull Ring. Teremos quatro corridas em cinco semanas, então é muito bom começar o fim de semana assim, para a mente. Estou realmente feliz, e também pela equipe. Fizemos bastante trabalho durante a pequena pausa. Estou realmente feliz pela ART, por todos os meus patrocinadores, minha família em casa. Essa pole position é realmente ótima.” – Saucy

“No final, não foi um resultado ruim. Foi uma sessão de classificação confusa, mas, no final das contas, podemos ficar satisfeitos com a nossa posição. Estamos lá, lutando na parte da frente. Desde o início da sessão, tivemos um carro muito bom, até o final, mas não conseguimos a pole position por uma pequena margem. Foi principalmente por minha causa, mas ainda é uma boa posição de largada para a corrida principal.” – Beganovic

“Adoro este circuito aqui de Red Bull Ring. A pista é muito veloz e, nos anos anteriores, correndo pela FRECA, estive sempre entre os mais rápidos. Nas últimas semanas me preparei muito no simulador, seja no da equipe ou no meu particular. Do ponto de vista pessoal treinei bastante a parte física e me sinto realmente preparado para o início dessa maratona de corridas que teremos nas próximas semanas.” – Bortoleto 

“Conseguimos a sexta posição na classificação, uma sessão muito disputada no final, bastante agitada com o tráfego, mas consegui fazer uma volta que foi boa para o sexto lugar. Não é uma má posição de largada tanto para a corrida sprint quanto para a corrida principal, e estamos buscando aproveitar isso para marcar alguns bons pontos.” – Aron

PUNIÇÕES PÓS CLASSIFICATÓRIO

Christian Mansell, da Campos Racing, recebeu uma penalidade de três posições no grid. O piloto australiano cruzou a linha branca na entrada dos boxes ao entrar na área dos boxes, violando os Regulamentos Esportivos.

Mansell originalmente iria largar na terceira posição na Corrida Sprint de sábado, mas agora partirá do sexto lugar no grid. Sua penalidade promove Oliver Goethe, Kaylen Frederick e Franco Colapinto uma posição para cima no grid.

Zak O’Sullivan, também recebeu uma penalidade de três posições no grid por obstrução durante a classificação. O britânico estava programado para largar na Corrida Sprint a partir da sétima posição no grid, mas com a penalidade ele cai para a décima posição. Isso promove Caio Collet, Paul Aron e Gabriel Bortoleto.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.