Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen é o grande vencedor do GP de São Paulo

Publicado:

em

Max Verstappen (RBR) liderou de ponta a ponta e venceu com certa facilidade a corrida desta tarde em São Paulo. Lando Norris (McLaren) chegou em segundo e Fernando Alonso (Aston Martin) foi o terceiro.

Com a vitória de hoje, Verstappen chega 17ª da temporada e 52ª da carreira, superando Alain Prost que tem 51.

Largada e confusão

Antes mesmo da largada, na volta de formação, Charles Leclerc (Ferrari) teve problemas – aparentemente hidráulicos – e bateu, acabando com a sua corrida antes mesmo dela começar. O monegasco conseguiu levar o carro até uma agulha da pista e a largada não sofreu atrasos.

Porém, a largada não foi tranquila. Verstappen conseguiu se segurar na frente, enquanto Norris e Lewis Hamilton passaram simultaneamente pelas duas Aston Martins, com Lando ficando a frente de Hamilton. Enquanto isso mais atrás, Nico Hulkenberg (Haas) e Alex Albon (Williams) disputavam espaço e acabaram tocando.

Confusão na largada do GP de São Paulo – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Mas o incidente ficou pior para Albon, um pneu furou na hora e sem controle, o tailandês acabou acertando a Haas de Kevin Magnussen. Magnussen ainda atingiu Oscar Piastri (McLaren), o que quebrou a asa traseira do australiano. O pneu de Albon ainda acertou a asa traseira de Daniel Ricciardo (AlphaTauri).

O safety car foi acionado e a bandeira vermelha paralisou a corrida. Ao mesmo tempo que os ficais de pista retiravam os carros e consertavam a barreira de proteção, os mecânicos de Piastri e Ricciardo trabalhavam intensamente para que os dois pudessem retornar.

As duas equipes foram eficientes, porém enquanto todos os outros pilotos voltavam ao grid para uma relargada parada, os australiano tiveram que largar do pit lane.

Relargada

Na relagarda, Norris largou em segundo e se lançou bem para cima de Verstappen, enquanto Alonso tracionou bem e na curva 4 ultrapassou Hamilton. Duas voltas depois, na volta 6, o DRS foi liberado e Norris pode abrir a asa e se aproximou de Verstappen, porém não conseguiu a ultrapassagem.

A relargada foi mais tranquila e sem incidentes – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Nesse meio tempo, Sergio Pérez buscava escalar o pelotão. Primeiro ele passou Lance Stroll pela sexta posição e, mais tarde, na volta 14 superou George Russell (Mercedes). Quatro voltas depois, ele passou Hamilton. Enquanto Esteban Ocon (Alpine) foi o primeiro a fazer a troca de pneus, na volta 15.

Logo que foi superado por Checo, Hamilton foi para os boxes e colocou pneus médios novos, ressurgindo na pista em 11º, com o intuito de tentar o undercut em Pérez. E a estratégia funcionou, porque o mexicano parou na volta seguinte, mas voltou atrás do heptacampeão, tendo então que trabalhar para passar a Mercedes novamente.

Pouco depois, na volta 24, Zhou Guanyu (Alfa Romeo) foi o terceiro a abandonar a corrida.

Entre o top 3, Alonso foi o primeiro a parar, Verstappen e Norris pararam depois, na mesma volta e voltando a pista nas mesmas posições.

Na volta 35, Carlos Sainz (Ferrari) ultrapassou Russell e duas voltas depois pegou Hamilton. Já na volta 40 veio o quarto abandono, dessa vez era Valtteri Bottas (Alfa Romeo) que deixava a corrida. E a Mercedes também avisava Russell “tirar o pé” enquanto a equipe investigava um problema.

Sainz ultrapassa Hamilton – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Final eletrizante

Ao passo que a corrida se aproximava do fim, Pérez também se aproximava de Alonso e começou uma caçada ao bicampeão na volta 56. Nas primeiras investidas o mexicano não teve sucesso, e o espanhol se defendeu muito bem.

Fatidicamente, Russell foi o quinto a não completar o GP, por conta do superaquecimento do oléo no motor. O britânico levou o carro aos boxes na volta 59.

Por fim, na penúltima volta Pérez conseguiu superar Alonso, na curva 1. Porém o espanhol na desistiu, e na última volta ele devolveu a ultrapassagem na curva 4 e os dois terminaram muito próximos, com apenas 0.053 de distância entre eles.

Pérez finalmente consegue passar por Alonso – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

O GP de São Paulo encerra a rodada tripla da F1, e a penúltima corrida de 2023 acontece em duas semanas na estreia de Las Vegas na categoria.

Resultado do GP de São Paulo – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.