Fórmula 1
Lando Norris vence pela primeira vez na Grã-Bretanha

O berço do automobilismo viveu um dia histórico. Pela primeira vez na carreira, Lando Norris (McLaren) venceu em casa. Para completar o bom domingo da McLaren, Oscar Piastri foi o segundo colocado, depois de uma punição polêmica que essencialmente tirou a vitória do australiano.
Mas, o grande destaque da corrida caótica, foi o primeiro pódio de Nico Hulkenberg (Kick Sauber). O alemão está na Fórmula 1, entre altos e baixos, há 15 anos e nunca havia subido ao pódio. Isso acabou hoje, com o terceiro lugar. O resultado é ainda mais notável porque Hulkenberg largou em 19º
Pista molhada, caos e batidas na largada
O domingo em Silverstone começou com uma chuva torrencial. Porém, quando os carros partiram para a volta de formação, a pista estava mais seca em comparação a quando eles deixaram os boxes para formar o grid. Assim, antes mesmo da largada, múltiplos pilotos optaram por trocar os pneus intermediários por pneus de pista seca. Incluindo Charles Leclerc (Ferrari) e George Russell (Mercedes), que acabaram largando do pitlane.
Portanto, o grid tinha alguns buracos na largada. Enquanto no pitlane, a largada foi movimentada. Porém, Franco Colapinto (Alpine) que precisou largar do pitlane por punição de troca de peças, não largou. O carro do argentino ficou preso na segunda marcha, e ele abandonou antes mesmo do começo.
Na pista, Max Verstappen (RBR) largou bem, Piastri foi mais cauteloso e Norris parecia mais segura na pista escorregadia. Mas, logo o Safety Car Virtual (VSC) foi acionado, com Liam Lawson escapando na Curva Aintree, depois de contato com Esteban Ocon (Haas). O que foi bom para aqueles que arriscaram um pneu slick, porque o terceiro setor da pista ainda estava bem molhado. Aproveitando o VSC, Kimi Antonelli (Mercedes) foi para os boxes e trocou intermediários por duros.
Mais um VSC
A corrida recomeçou, apenas para ser neutralizada por um novo VSC. Dessa vez, foi Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) que rodou e bateu. O brasileiro foi um dos pilotos que trocou pneus antes da largada e colocou médios. Apesar dele conseguir voltar para a pista, um pedaço da asa traseira se soltou, e Bortoleto foi obrigado a parar o carro. Nesse meio tempo, Lance Stroll (Aston Martin) também parou e colocou pneus macios. Na segunda relargada, Verstappen e Piastri pularam na frente e Norris ficou mais atrás. Na oitava volta, o DRS foi liberado e não demorou muito para Piastri ultrapassar Verstappen e assumir a ponta.
Entretanto, a chuva se aproximava, e tanto Hulkenberg quanto seguiram para os boxes e colocaram pneus intermediários. Essa parada foi fundamental para o resultado final do piloto alemão. A chuva caiu na volta 11, e Verstappen avisou a equipe que precisava de novos intermediários, com Norris cada vez mais perto dele. O britânico conseguiu a ultrapassagem, mas logo os três da ponta foram para os boxes, e uma parada lenta para Norris, o deixou novamente atrás do holandês. Assim, Piastri liderava, seguido de Verstappen, Norris e Stroll, que colocou novos pneus intermediários a tempo de conseguir uma boa posição. Hulkenberg era quinto, seguido de Ocon que ainda estava com os pneus da largada.
Chuva volta e causa mais confusão
Mas, com a chuva pesada e muitas poças, a direção de prova mandou o Safety Car para a pista. Leclerc reclamou para a equipe que ele não estava enxergando nada, porque água estava entrando pelo visor do capacete. O monegasco acabou escapando e passando pela grama. Assim como ele, Fernando Alonso (Aston Martin) também estava frustrado, por estar em 10º depois de largar em sétimo e parar uma vez. Enquanto seu companheiro largou em 17º e era o quarto, depois de duas paradas. Corridas com chuva tendem a ser caóticas para todo mundo e bagunçar a ordem.
Novamente, a corrida recomeçou na volta 18, com Piastri puxando o pelotão. Lewis Hamilton (Ferrari) e Russell disputaram posição, mas o heptacampeão prevaleceu na frente. E Leclerc ultrapassou Yuki Tsunoda (RBR) pela 13ª posição. Porém, Isack Hadjar (VCARB) bateu na traseira de Antonelli, rodou e bateu forte na barreira de proteção. Como resultado, o SC voltou para a pista. Ocon aproveitou para trocar pneus, bem como Antonelli, os dois tiveram danos nos carros dos incidentes com as duas Racing Bulls.
A corrida relargou na volta 22, e Verstappen rodou, caindo para 11º. Porém, antes do SC sair, Piastri desacelerou entre as curvas 14 e 15, fazendo Verstappen desviar para evitar uma colisão. O incidente foi investigado, e os comissários avaliaram que a redução brusca de Piastri vai contra as regras, e por isso ele foi punido com 10 segundos. A punição eventualmente mudou o cenário da corrida.
Enquanto isso, Hamilton escorregou na Curva Copse, deixando o caminho livre para Russell. Mas, na volta seguinte, Hamilton recuperou a posição perdida e foi atrás de Gasly.
Piastri tenta não perder tudo
Lá na ponta, Piastri apertou o acelerador, para aumentar a vantagem sobre Stroll, que era o terceiro. Então, ele provavelmente perderia a liderança, mas manteria a equipe em 1-2, maximizando os pontos conquistados. Por outro lado, Tsunoda e Oliver Bearman (Haas) colidiram na relargada, e o japonês foi punido com 10 segundos.
Com 30 voltas de 52, e a pista secando, a atenção se voltou para quando seria a janela correta para trocar os intermediários por slicks. Enquanto isso, Hulkenberg estava cada vez mais próximo de Stroll, com Hamilton um pouco mais atrás. Mais atrás, Verstappen finalmente conseguiu ultrapassar Carlos Sainz (Williams), subindo para nono.
Na volta 38, Alonso foi o primeiro a apostar em pneus slick, calçando os médios. Mas, logo na primeira volta ele foi oito segundos mais lento no segundo setor. Russell também apostou em pneus de pista seca, mas a Mercedes optou por duros, Nenhum dos dois foi mais rápido, na verdade, nas primeiras voltas, eles perderam em tempo em comparação aos outros. Inclusive, Russell escorregou para fora da pista, precisou cortar pela grama, mas conseguiu retornar. Ao mesmo tempo, Leclerc e Sainz quase se enroscaram quando o monegasco foi para a ultrapassagem sobre o ex-companheiro.
Lá na frente, a equipe informou que era para Piastri não deixar Norris entrar em seu DRS, caso contrário, a ordem para não lutar com o companheiro e deixar Lando passar. O australiano se manteve à frente até ser chamado para os boxes na volta 44. Ele pagou a punição de 10 segundos, e quando retornou para a pista, Norris liderava.
Concomitantemente, Ocon e Bearman acabaram se tocando, com os dois rodando para fora da pista. Norris parou na volta seguinte, e voltou para a pista na liderança, com uma boa margem para Piastri. Entretanto, o australiano acelerou para tentar chegar no companheiro. Só que ele acabou escapando da pista.
Um dia histórico para Hulkenberg
Nesse meio tempo, Hulkenberg conseguiu a ultrapassagem sobre Stroll, e se colocou em posição de pódio. Mas, o alemão ainda tinha Hamilton cada vez mais perto.
Assim que os pneus de Norris aqueceram o suficiente, o britânico aumentou a vantagem sobre Piastri, e terminou a corrida sem precisar disputar com Oscar.
Mais atrás, Bearman entrou no DRS de Russell, que era 10º. Bem como Gasly chegou no DRS de Verstappen. Nem Bearman, nem Gasly conseguiram as ultrapassagens, mas Verstappen conseguiu ultrapassar Stroll, pela quinta posição. Na sequência, Gasly também superou o canadense, terminando em sexto.
Finalmente, em seu 239º GP, Hulkenberg conquistou um pódio, completando o top 3. Hamilton ficou em quarto, seguido de Verstappen, Gasly e Stroll. Alex Albon (Williams), Alonso e Russell completaram o top 10.
A Fórmula 1 entra em hiato de duas semanas e volta na última semana de julho, para o Grande Prêmio da Bélgica.