Fórmula 1
Max Verstappen não erra e é pole em Silverstone

Max Verstappen (RBR) mais uma vez roubou a cena e a pole na Classificação. Tudo indicava que a briga seria entre as McLaren e as Ferraris. Porém, o holandês não errou na hora certa, e larga na frente neste domingo. A dupla papaya vai largar de segundo e terceiro, com Oscar Piastri a frente de Lando Norris.
Q1 – bandeira vermelha e ameaça de chuva agitam a Classificação
Com as temperaturas ainda mais baixas e um leve chuvisco, os pilotos não perderam muito tempo nos boxes. E os mecânicos da Kick Sauber foram muito ágeis para colocar Gabriel Bortoleto na pista logo nos minutos iniciais do Q1, após a quebra da suspensão no TL3.
Entre os primeiros na pista, Alex Albon (Williams) foi o mais rápido, com um tempo inicial de 1min26.392s.
Mas, o reinado dele durou pouco, com Verstappen, Norris e Charles Leclerc (Ferrari deixando o tempo do tailandês para trás. Na sequência, Piastri bateu Verstappen, subindo para primeiro. Enquanto Fernando Alonso (Aston Martin) marcou o terceiro tempo, e George Russell (Mercedes) subiu para quinto.
Quando muitos se preparavam para abrir voltas, Franco Colapinto (Alpine) rodou na última curva e bateu. Ele ainda conseguiu colocar o carro na pista, mas os danos da batida o fizeram parar o carro pouco metros depois, e o Q1 foi interrompido.
Assim que a pista foi liberada, mais chuva foi sentida no pitlane, portanto todos foram rápidos em voltar. Mesmo assim, a pista já aparecia mais escorregadia. O que não impediu que os pilotos melhorassem seus tempos. Albon pulou para terceiro, Bortoleto foi para 11º e Alonso para quinto.
Apesar da dificuldade, Leclerc conseguiu se manter na disputa, com o oitavo tempo. Enquanto Lewis Hamilton (Ferrari) foi para os boxes, sem combustível para uma nova volta. A essa altura, ele era o 13º, e mesmo com alguns pilotos ainda na pista, ao final o heptacampeão fez o suficiente para passar para o Q2 em 14º.
Eliminados: Liam Lawson (VCARB), Bortoleto, Lance Stroll (Aston Martin), Nico Hulkenberg (Kick Sauber) e Colapinto.
Q2 – Tsunoda frustrado mais uma vez
Verstappen foi o primeiro na pista, usando pneus macios novos. Enquanto a Ferrari optou por começar o Q2 com pneus usados, Piastri também saiu de macios novos. Alonso e Norris também optaram por novos, e Yuki Tsunoda (RBR) saiu de pneus usados.
O tetracampeão marcou uma volta inicial de 1min25.316s, mas com os outros saindo depois, ele logo foi superado por Norris. Surpreendentemente, Piastri marcou o mesmo exato tempo de Verstappen. Russell subiu para quarto, e Alonso surpreendeu com um quinto tempo.
Com seis minutos para o fim, Hamilton, Kimi Antonelli (Mercedes), Leclerc, Gasly e Tsunoda precisavam melhorar para seguir na Classificação. Desses cinco, o único que não foi rápido o suficiente foi Tsunoda, que acabou eliminado. Na contramão, Hamilton e Leclerc foram primeiro e segundo, respectivamente.
Eliminados: Carlos Sainz (Williams), Tsunoda, Hadjar, Albon e Esteban Ocon (Haas).
Q3 – Verstappen rouba a cena
Antes do Q3, as condições climáticas mudaram novamente, e o sol surgiu, causando um aumento de temperatura. Os dois carros da McLaren, da Ferrari e Verstappen usaram apenas dois jogos de pneus antes do Q3, portanto, eles tinham mais dois jogos novos para a briga pela pole. Enquanto a Mercedes, não tinha e foi para a primeira tentativa com usados.
Verstappen fechou a volta primeiro, mas seu tempo logo foi batido por Norris e Piastri, com o australiano sendo o mais rápido. Porém, Hamilton foi o último a fechar a volta e tirou Norris da segunda posição, ficando a 0.135s de Piastri.
Até aqui, Ferrari e McLaren têm protagonizado o final de semana, enquanto Verstappen buscava se entender com o carro. Mas, o melhor desempenho do holandês no TL3 foi o sinal de que, como em outras etapas, a equipe melhorou o carro de um dia para o outro. E o tetracampeão fez a volta perfeita, e ainda contou com erros de Piastri, Norris e Hamilton para garantir a pole.
Russell largará ao lado de Norris, com Hamilton e Leclerc dividindo a terceira fila, em quinto e sexto, respectivamente. Antonelli ficou com a sétima posição, seguido de Bearman, Alonso e Gasly. Entretanto, Bearman tem punição a cumprir e perderá 10 posições no grid de amanhã, largando em 18º.
O palco está montado para um disputado Grande Prêmio da Grã-Bretanha, que começa às 11h da manhã (horário de Brasília).

Prévia do grid para este domingo – Foto: Reprodução/Fórmula 1