Entre em contato conosco

Fórmula 1

Charles Leclerc coloca a Ferrari na frente no TL3 na Grã-Bretanha

Publicado:

em

Leclerc
Foto: Ferrari

O sábado da Fórmula 1 em Silverstone começou com temperaturas mais baixas e algumas gotas de chuva em parte do circuito. Mas isso não atrapalhou Charles Leclerc (Ferrari), que foi o mais rápido do TL3. O monegasco anotou 1min25.498s, batendo a McLaren de Oscar Piastri por 0.068s. Max Verstappen (RBR) completou o top 3, a 0.087s de Leclerc. A Red Bull parece ter revertido os problemas do dia anterior.

Tempo fechado e pouca ação no começo do treino

Depois de muita agitação na sexta-feira, o TL3 começou devagar. Pierre Gasly (Alpine) foi o primeiro piloto na pista, seguido do companheiro de equipe, Franco Colapinto. Pouco depois, a dupla da Aston Martin saiu com pneus médios, fez uma volta e retornou aos boxes. 

Contudo, a movimentação maior na pista começou mesmo com pouco mais de 10 minutos de treino. Lewis Hamilton (Ferrari) e Nico Hulkenberg (Kick Sauber) deixaram os boxes com pneus macios. E o heptacampeão não demorou a bater o tempo de Colapinto e Gasly.

Minutos depois, as duplas da Red Bull, McLaren, Kimi Antonelli (Mercedes), Leclerc e Gabriel Bortoletto (Kick Sauber) também deram início à seus respectivos programas para o TL3. E Leclerc logo subiu para primeiro, seguido de Verstappen. Norris não conseguiu bater esses tempos, e ficou em quarto. Vale lembrar que Norris ontem foi o mais rápido do dia, e que Verstappen lutou contra o carro nos dois treinos anteriores, e busca uma forma melhor antes da Classificação.

Além deles, a dupla da Mercedes também precisa encontrar tempo de volta. E com a temperatura mais baixa, a expectativa é que o carro tenha uma performance melhor. Na primeira volta rápida, George Russell (Mercedes) bateu o tempo de Norris, ficando em quarto.

Por outro lado, Lance Stroll (Aston Martin) chamou a atenção no TL2, mas começou o TL3 com dificuldades e rodou na Curva Luffield. Enquanto isso, Kimi Antonelli (Mercedes) completou sua segunda volta rápida e subiu para terceiro. 

Assim como no TL2, o tráfego foi um problema. Verstappen reclamou de Gasly, e Alex Albon (Williams) teve que levar o carro para cima das zebras, para evitar contato com uma Aston Martin.

Todos os olhos voltaram para a Mercedes, quando a equipe colocou um segundo jogo de macios nos carros, com 17 minutos para o fim do treino. Russell pulou para segundo, enquanto Antonelli não fez uma boa volta e permaneceu em quinto. Em seguida, Norris também colocou pneus macios novos e pulou para primeiro, três décimos mais rápido que Leclerc.

Bandeiras vermelhas interrompem o treino

Mas, o britânico logo foi batido por Piastri, por 0.040s. Pouco depois, Verstappen também bateu Norris, ficando a 0.019s de Piastri. Depois foi a vez da Ferrari colocar pneus macios novos, e Leclerc desbancar Piastri. Contudo, quando Hamilton se preparava para uma volta rápida, a bandeira vermelha neutralizou a ação na pista. Um pedaço do carro de Oliver Bearman (Haas) soltou e ficou na pista. Os fiscais trabalharam rápido e a pista foi prontamente liberada, com menos de 10 minutos de TL3 restando.

Porém, os pilotos não tiveram tempo de fazer muito, porque uma nova bandeira vermelha parou e encerrou o treino mais cedo. Dessa vez, Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) perdeu a traseira, tocou na grama e quebrou a suspensão dianteira esquerda. Felizmente, a brita segurou o carro, e o brasileiro não bateu.

Enquanto todos voltavam para os boxes, Bearman travou pneus na entrada do pitlane e bateu, danificando a dianteira do carro. Mas, antes disso, já sob bandeira vermelha, o piloto da Haas acelerou na Curva 15, o que não é permitido com bandeira vermelha. Assim, ele foi punido com 10 posições no grid de amanhã e somou mais quatro pontos na Superlicença. 

Norris terminou a manhã em quarto, seguido de Yuki Tsunoda (RBR), e Bearman. Albon foi o sétimo, Russell o oitavo, com Isack Hadjar (VCARB) e Liam Lawson (VCARB) em nono e 10º, respectivamente.

Resultado do TL3 em Silverstone – Foto: Reprodução/Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.