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Kalle Rovanperä vence de forma dominante o Rally Safari

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Foto: WRC

Kalle Rovanperä supera os desafios do que o Quênia impôs e sai com uma vitória dominante para a Toyota Gazoo Racing

A temível e desafiadora prova do Rally Safari mais uma vez se mostrou implacável para os competidores e as equipes neste ano. No entanto, Kalle Rovanperä demonstrou ao mundo por que é o atual campeão da categoria. Mesmo não participando da temporada completa este ano, o jovem piloto não perdeu o jeito de competir entre os melhores no Mundial de Rally e dominou a etapa conquistando sua segunda vitória no evento.

“É especial poder vencer o Safari pela segunda vez. Este evento é tão desafiador e também é lendário para a Toyota: sempre fomos bons aqui e continuamos mantendo esse histórico. Como dizem na África, o carro na frente sempre é um Toyota. Um grande obrigado à equipe, porque todos fizeram um grande esforço para fazer o carro funcionar tão bem.”

“Acredito que fizemos um bom trabalho, acho que não poderíamos ter feito um Safari melhor do que o que fizemos, sem problemas e com uma condução inteligente. Hoje foi difícil, tendo que percorrer a etapa mais difícil do calendário duas vezes quando se tem uma grande vantagem, tentando evitar tudo, não é fácil. Só precisávamos seguir o plano e deu certo”, finalizou Rovanperä, que além de vencer pela segunda vez no palco africano, conquistou sua 12 vitória no WRC.

Além da vitória dominante de Kalle Rovanperä, que manteve a invencibilidade da Toyota no Rally Safari, a fabricante teve ainda mais motivos para comemorar com Takamoto Katsuta, que conquistou o segundo lugar, assegurando assim uma dobradinha para a marca nipônica.

“É uma sensação muito boa alcançar este segundo lugar e estar no pódio novamente no Quênia. Foi um rally difícil como sempre, então precisamos agradecer imensamente à equipe porque eles se prepararam muito bem e o carro estava funcionando tão bem. Cometi alguns erros ontem e tivemos os pneus furados, mas sempre pude confiar no carro. Quando precisávamos acelerar, conseguimos e os tempos foram bons. A confiabilidade é um ponto forte da Toyota e estou muito orgulhoso de dirigir este carro”, disse o piloto japonês.

Fechando o pódio, Adrien Fourmaux garantiu mais uma conquista para a equipe M-Sport Ford. Este é o segundo pódio consecutivo do talentoso piloto francês no WRC, seguindo sua performance impressionante no Rally da Suécia. No entanto, esta etapa não foi isenta de desafios para o piloto da equipe britânica. No sábado, próximo ao término do estágio Sleeping Warrior, Fourmaux enfrentou contratempos com um pneu furado, que quase comprometeu sua posição entre os três primeiros colocados.

Voltando para a briga pela liderança do da tabela, o embate entre Thierry Neuville e Elfyn Evans foi intenso, mas com Evans se saindo relativamente melhor que seu rival da Hyundai. Mesmo terminando à frente de Neuville e diminuindo a distância na tabela para seis pontos de diferença, o piloto finlandes foi o que mais teve pneus furados durante toda a etapa com quatro somente no sábado, assim terminando na quarta posição.

“Não foi um final de semana fácil para nós. Pelo menos conseguimos terminar o rali, o que é algo positivo, mas queríamos mais deste final de semana. Hoje tivemos uma boa velocidade em alguns momentos, mas houve apenas alguns probleminhas, então não conseguimos tantos pontos quanto gostaríamos. A primeira parte não foi fácil: a primeira etapa estava extremamente difícil e provavelmente fomos muito conservadores em comparação com os outros. Na Power Stage tentamos, mas já na primeira metade estava muito difícil.”

Thierry Neuville demonstrou brevemente que seria o principal rival para as aspirações da Toyota na manutenção de sua vitória no rali. Na quinta-feira, o piloto belga dominou a curta Super Especial de Kasarani, mas esse foi o ápice de sua performance. Ao longo do evento, enfrentou os desafios implacáveis impostos pelo terreno queniano. Dos três 20 N Rally1, Neuville foi o que enfrentou menos contratempos, mas foram justamente esses problemas que o impediram de alcançar uma posição mais alta, resultando em um quinto lugar.

No segundo dia do rali, a suspensão traseira direita de Neuville foi danificada após um furo no pneu, contudo, ele conseguiu se recuperar e terminar em segundo lugar. No entanto, no sábado à tarde, enfrentou outro revés quando perdeu 10 minutos devido a um problema no sistema de combustível de seu carro.

“Eu tentei”, disse Neuville. “Para ser sincero, se me perguntar de onde tiro essa motivação, este espírito de nunca desistir, não sei. Mas está lá e realmente nos esforçamos muito neste fim de semana.”

O Campeonato Mundial de Rali (WRC) segue agora em direção à Croácia, onde se realizará a quarta etapa do ano. Os pilotos enfrentarão um desafio único, percorrendo uma combinação de asfalto e estradas velozes em trechos estreitos.

Classificação geral:

 

  1. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris 3h 36m 4.4s 
  2. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris +1m 37.8s 
  3. A Fourmaux / A Coria FRA Ford Puma +2m 25.1s 
  4. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +4m 20.2s 
  5. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +10m 17.5s 6. G Greensmith / J Andersson GBR Škoda Fabia +18m 5.4s 

Classificação do campeonato de pilotos (após a 3ª etapa de 13):

  1. T Neuville 67pts 
  2. E Evans 61pts 
  3. A Fourmaux 46pts 
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