Entre em contato conosco

WRC

TOYOTA GAZOO RACING DE VOLTA AO ASFALTO PARA O DESAFIO CROATA

Publicado:

em

A equipe Toyota Gazoo Racing World Rally Team buscará conquistar as desafiadoras estradas de asfalto do Rally da Croácia mais uma vez na quarta etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2024, de 18 a 21 de abril.

Desde que a Croácia entrou para o calendário do WRC há três anos, a TGR-WRT provou a vitória com três pilotos diferentes em três edições. Dois desses pilotos retornam como parte de sua equipe para o evento deste ano, com o vencedor de 2021, Sébastien Ogier, fazendo sua segunda largada da temporada ao lado do vencedor de 2023, Elfyn Evans, e Takamoto Katsuta, que possui três top-six em Croácia.

Após alcançar uma vitória histórica no Rally do Quênia Safari, a TGR-WRT lidera o campeonato de fabricantes por quatro pontos, enquanto Evans lidera seu desafio no campeonato de pilotos, a apenas seis pontos do líder.

O rally continua sediado na capital croata, Zagreb – embora o parque de serviço deste ano se mova para uma nova localização no shopping Westgate, ao noroeste do centro da cidade. As etapas ocorrem no norte do país, próximo à vizinha Eslovênia, em estradas que apresentam uma grande variedade de tipos de asfalto. Isso significa que os níveis de aderência estão sempre mudando, o que pode ser ainda mais complicado pela chuva e pela lama. Algumas seções são técnicas e sinuosas, enquanto muitas outras são rápidas e fluidas, com saltos e cristas.

Após um shakedown e uma largada cerimonial na quinta-feira, o rally começa na sexta-feira com seu dia mais longo. Quatro etapas levam o rally ao sudoeste de Zagreb em direção à cidade costeira de Rijeka, que hospeda um regrouping no almoço. Após uma zona de troca de pneus, as mesmas quatro etapas serão disputadas na ordem inversa à tarde, a caminho de Zagreb.

O sábado segue um formato mais típico, com um circuito de quatro etapas a oeste e sul de Zagreb a ser corrido duas vezes de cada lado do serviço do meio-dia. Como de costume, a final de domingo acontece ao norte de Zagreb, onde um par de etapas será corrido duas vezes, com Zagorska Sela – Kumrovec mais uma vez sediando a Power Stage que encerra o rally.

Quatro carros GR Yaris Rally2 estão inscritos na Croácia, com Sami Pajari (Printsport) e Georg Linnamäe (RedGrey Team) juntando-se à dupla do Programa de Desafio TGR WRC, Yuki Yamamoto e Hikaru Kogure, que estão registrados para competir por pontos WRC2.

Citações:
Jari-Matti Latvala (Chefe da Equipe)
“Nossa vitória no Quênia veio após muito trabalho duro de toda a equipe, então esse resultado foi realmente bom para o espírito da equipe e nos dá ainda mais motivação para os eventos que estão por vir em um período sempre muito importante para o campeonato. Fomos bem na Croácia no passado e geralmente temos um bom pressentimento em voltar lá. Se estiver seco, as estradas lá podem ser muito agradáveis de dirigir, mas sabemos que o clima também pode desempenhar um grande papel e torná-lo muito difícil. Sabemos que o GR YARIS Rally1 HYBRID foi forte no asfalto, mas estamos cientes de que a concorrência está avançando o tempo todo. Neste evento, um piloto pode fazer a diferença se estiver confiante com os níveis de aderência em constante mudança, e isso vem de ter confiança no carro. Portanto, nosso objetivo é fornecer essa confiança aos nossos pilotos e esperamos sair com a maioria dos pontos no final do fim de semana.”

Elfyn Evans (Piloto do carro 33)
“O início da nossa temporada foi sólido e saímos de cada etapa com alguns pontos decentes. Tivemos três eventos bastante únicos com desafios muito específicos e agora vamos para ralis mais típicos da Europa, em asfalto e cascalho, precisamos nos concentrar em tentar maximizá-los. O ano passado foi bom para nós no asfalto, incluindo a Croácia, então é um rally que esperamos. Sabemos que este é um rally bastante complicado com os níveis de aderência mutáveis e é muito fácil cometer um erro. Portanto, precisamos tentar fazer um rally limpo, mas, ao mesmo tempo, sabemos que precisaremos dirigir rapidamente para lutar na frente.”

Sébastien Ogier (Piloto do carro 17)
“Aproveitei meu tempo livre desde Monte Carlo e agora estou feliz por voltar à competição. Meu teste na semana passada foi uma boa chance de recuperar meu feeling no carro, com uma estrada bastante exigente: bastante rápida, com saltos e seções estreitas. Esses são recursos do rally também, mas também sabemos que o tempo pode ser incerto nesta época do ano. Não temos a posição de largada ideal para um rally de asfalto, então teremos que avaliar as condições e ver o que podemos fazer. Minha principal motivação é sempre alcançar o pódio e lutar pela vitória, mas também estou aqui para ajudar a equipe, e com o novo sistema de pontos, podemos ver que os domingos também são agora mais importantes do que nunca.”

Takamoto Katsuta (Piloto do carro 18)
“Estou me sentindo cada vez mais confiante no asfalto depois da minha performance no Rally do Japão no ano passado e em algumas etapas do Monte Carlo este ano. No entanto, a Croácia é um dos ralis mais difíceis por causa da quantidade de corte e da quantidade de mudanças de superfície. Ser capaz de se comprometer totalmente quando a estrada está suja é uma área onde ainda posso melhorar minha condução no asfalto, e quero aproveitar este evento como uma oportunidade para continuar progredindo. Não será um rally fácil, especialmente com nossa posição de largada na sexta-feira e ainda mais se chover. Então, pode ser importante ter paciência no início e depois tentar encontrar o ritmo e um bom equilíbrio para poder pressionar forte.”

Via assessoria de comunicação TGR

Foto: TGR

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.