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Quarteto forte da TOYOTA GAZOO Racing vai buscar mais sucesso em Portugal

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A equipe TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team enfrentará o Rally de Portugal (9 a 12 de maio) com uma formação forte de quatro pilotos prontos para continuar a sequência de sucesso da equipe no popular evento de terra batida

Pela primeira vez na temporada de 2024, a equipe poderá contar com seus dois pilotos campeões mundiais, Kalle Rovanperä e Sébastien Ogier: vencedores das duas últimas etapas no Quênia e na Croácia, respectivamente. Rovanperä busca sua terceira vitória consecutiva em Portugal, enquanto Ogier é cinco vezes vencedor do evento – compartilhando o recorde de mais vitórias com Markku Alén.

Elfyn Evans também é um vencedor anterior em Portugal: sua vitória em 2021 é uma das quatro vitórias consecutivas da TGR-WRT lá desde 2019. Evans está atualmente a apenas seis pontos da liderança do campeonato de pilotos após um início consistente em sua campanha, com três pódios em quatro eventos. Enquanto a equipe indicou os três vencedores anteriores de Portugal para contribuir para o campeonato de construtores, que atualmente lidera por sete pontos, Takamoto Katsuta também estará mirando alto em um evento em que se destacou no passado.

Portugal será o primeiro de sete ralis consecutivos em terra. O evento é baseado no norte do país, em torno da segunda maior cidade do Porto, com o parque de serviço localizado nas proximidades de Matosinhos. As especiais são rápidas, mas técnicas, com uma superfície que geralmente é macia e arenosa no início, mas frequentemente se torna rochosa e esburacada na segunda passagem.

O percurso é semelhante aos anos anteriores, com o rali começando ao sul, em torno da cidade histórica de Coimbra. Este ano, a ação competitiva começa na quinta-feira à noite com a super especial Figueira da Foz, que foi realizada na sexta-feira no ano passado. Na sexta-feira, ainda há quilômetros adicionais de especiais com o teste de Mortágua a ser realizado tanto no início quanto no final do dia. É uma das quatro especiais a serem percorridas duas vezes em torno de Arganil, que hospeda uma zona de troca de pneus no meio do dia.

Sábado é o dia mais longo do rali, com 145,02 quilômetros competitivos. Um circuito repetido de quatro especiais nas montanhas da Cabreira, a nordeste do Porto, inclui o retorno de Montim, bem como Amarante, a especial mais longa da temporada até agora, com 37,24 km. Outra super especial no circuito de rallycross de Lousada ocorre à noite. O domingo apresenta duas passagens por Cabeceiras de Basto e pelo famoso Fafe, que serve como a Power Stage, encerrando o rali.

O GR Yaris Rally2 também estará bem representado no WRC2 com oito exemplares inscritos – a maior quantidade em qualquer rali até agora em sua temporada de estreia. Sami Pajari (Printsport), Georg Linnamäe (RedGrey), Roope Korhonen (Rautio Motorsport) e Jan Solans (Teo Martín Motorsport) estão na lista de inscritos ao lado do duo do Programa de Desafio TGR WRC, Yuki Yamamoto e Hikaru Kogure, além de dois pilotos estreantes no carro: o australiano Lewis Bates (Neal Bates Motorsport) e o francês Jean-Michel Raoux (ERACE WRT).

Jari-Matti Latvala (Chefe de Equipe): “Será ótimo ter todos os nossos quatro pilotos conosco em Portugal. Este ano, queríamos reuní-los em pelo menos um rali e esta foi uma boa oportunidade para fazê-lo. Com o novo sistema de pontuação, tem sido difícil fazer grandes diferenças no campeonato de construtores até agora. Em Portugal, teremos três pilotos que já venceram o evento antes, além do Taka, que também tem sido muito rápido, então é uma formação forte para este rali. Kalle foi muito bem-sucedido lá nos últimos dois anos, enquanto Seb o venceu cinco vezes antes. A posição na estrada de Elfyn pode ser mais desafiadora, mas ele só precisa continuar concentrado em maximizar seus pontos contra seus rivais no campeonato. O Taka também tem pilotado muito bem e tem capacidade para lutar pelo pódio. Mas sabemos que a competição será forte e tenho certeza de que será outra grande luta pelas primeiras posições em Portugal.”

Kalle Rovanperä (Piloto carro 69): “Estou realmente ansioso pelo Portugal. É um rali que eu gosto muito. Há muitos fãs e uma ótima atmosfera, e as especiais têm características muito agradáveis. Parecem se adequar bastante a mim: tivemos algum sucesso realmente bom lá nos últimos dois anos. Claro, nosso objetivo será tentar vencer novamente este ano, mas nunca é fácil. Todos os principais pilotos conhecem bastante as especiais, então o ritmo geralmente é bastante alto e pode ser uma luta bem acirrada lá. Talvez nossa posição na estrada possa nos ajudar, mas teremos que ver o que o clima faz, porque a chuva pode realmente mudar as coisas bastante.”

Elfyn Evans (Piloto carro 33): “Estamos em uma parte movimentada da temporada agora, com ralis vindo rapidamente, e nosso foco volta para a terra nos próximos eventos. Portugal pode ser um rali bem agradável, com algumas seções rápidas e fluidas, mas recentemente também se tornou mais desafiador em termos de quão ásperas as estradas podem ficar, especialmente em algumas das especiais clássicas mais ao sul que dirigimos na sexta-feira. Como sempre na terra, a posição na estrada pode ser um fator, mas também é um rali que realmente pode depender do clima. Temos apenas que nos concentrar em fazer o melhor trabalho possível com as condições que temos e tentar tirar o máximo do fim de semana.”

Sébastien Ogier (Piloto carro 17): “Estou animado para voltar ao Portugal depois de um ano ausente. É um país do qual tenho muitas boas lembranças, talvez um pouco mais quando o rali estava no sul do que no norte. Ainda assim, a atmosfera é sempre ótima lá e estou ansioso por isso. É um rali onde normalmente não deveríamos estar em desvantagem com nossa posição na estrada, e talvez até possa nos beneficiar um pouco – mas é muito cedo para dizer com certeza porque também pode chover bastante lá às vezes. Será a minha primeira vez competindo na terra por um tempo, mas tivemos um bom teste na semana passada e estou ansioso pelo rali.”

Takamoto Katsuta (Piloto carro 18): “Estou ansioso por estes próximos ralis na terra e estou confiante de que podem ser bons eventos para mim. Especialmente o Portugal é um rali que gosto e conheço bem as especiais, e nosso carro deve funcionar bem lá. Existem algumas especiais famosas como Fafe com muitos saltos, e algumas especiais que são muito ásperas com muitas pedras, especialmente na sexta-feira. Mas se estiver indo bem, vou tentar empurrar o máximo que puder. Como não estou registrado para marcar pontos para a equipe neste evento, não tenho pressão nesse aspecto e posso me concentrar apenas em pilotar rápido e tentar fazer o meu melhor.”

Via Assessoria de Comunicação Toyota Gazoo Racing

Foto: Divulgação

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