Michelin Pilot Challenge
Heylen e Mars vencem novamente em The Glen

RS1 Porsche vence segunda corrida GS de 2025; MMG Honda vence sua primeira no TCR
O IMSA Michelin Pilot Challenge pode ser imprevisível ao longo de uma única corrida, muito menos ao longo de uma temporada inteira.
Mas houve uma constante ao longo de 2025: a excelência de Luca Mars, Jan Heylen e o Porsche 718 GT4 RS CS nº 28 RS1 na classe Grand Sport (GS).
No sábado, Heylen assumiu o comando da LP Building Solutions 120 logo após a metade da corrida de duas horas em Watkins Glen International. Ele superou os desafios de Jeff Westphal (nº 39 da CarBahn com a Peregrine pilotando um BMW M4 GT4 EVO) e Chad McCumbee (nº 13 da McCumbee McAleer Racing com o Aerosport Ford Mustang GT4) na reta final, antes de uma advertência no final da corrida por um carro parado causar o fim da disputa atrás do Safety Car.
Heylen estava à frente de McCumbee quando a bandeira quadriculada foi hasteada, garantindo a segunda vitória da temporada para ele e Mars, além do quinto pódio em cinco largadas este ano. A dupla agora detém uma confortável vantagem de 340 pontos sobre Jenson Altzman, que conquistou seu primeiro Prêmio Motul Pole na sexta-feira, no campeonato GS. Os vencedores de Mid-Ohio, Francis Selldorff e Dillon Machavern, caíram para terceiro após terminarem em 13º lugar em Watkins Glen.
Mars classificou o Porsche RS1 em quarto lugar e imediatamente conquistou uma posição na largada. Ele ainda ocupava a terceira posição quando entregou o carro para Heylen após 50 minutos. Apenas 10 minutos depois, uma advertência na metade da prova levou a maior parte do grid a fazer seu último pit stop, colocando os três principais candidatos à mesma estratégia.
Heylen ultrapassou Westphal e assumiu a liderança da corrida quando equipes com estratégias alternativas pararam nos boxes. O BMW da CarBahn perseguiu o Porsche RS1 por muitas voltas até McCumbee passar para assumir o segundo lugar a 25 minutos do fim.
O estresse de Heylen foi amplificado pelo fato de ele estar de olho no consumo de combustível do seu Porsche. Mas duas bandeiras amarelas nos últimos 14 minutos não só aliviaram as preocupações de Heylen, como também evitaram uma disputa pela vitória no final da prova.
“Foi uma corrida muito, muito difícil, mas superdivertida”, disse Heylen, que venceu o campeonato Michelin Pilot Challenge GS de 2021, também em um Porsche. “Até a bandeira amarela, tivemos que economizar muito combustível, o que obviamente tornou tudo ainda mais difícil, mas também foi isso que tornou tudo divertido. Exigiu muita concentração e muito trabalho duro. Eu esperava um pouco mais de ritmo, mas esta é uma vitória realmente importante para nós.”
“Eu me senti muito bem antes da corrida”, acrescentou. “Achei que tínhamos uma boa chance, mas achei que estávamos com pressa. Consegui fazer algumas ultrapassagens no momento crucial, e depois fiquei me segurando. Hoje ficou um pouco mais quente, e não tínhamos ritmo nenhum. Só tenho que agradecer ao Luca e à equipe por tomarem boas decisões novamente.”
Mars, um jovem de 19 anos de Pittsburgh, continua a se consolidar como uma das jovens estrelas mais brilhantes do automobilismo esportivo. Esta foi a segunda vitória de Mars na carreira no Michelin Pilot Challenge, que também foi o troféu que ele e Heylen conquistaram em maio no WeatherTech Raceway Laguna Seca. Heylen ostenta cinco vitórias na carreira, todas na categoria GS, com duas neste ano e três naquela temporada de 2021, quando conquistou o título.
“Sabíamos que a disputa seria acirrada em termos de combustível, e essa cautela era o que precisávamos para chegar ao final”, disse Mars. “Tenho confiança na capacidade do Jan de segurar qualquer um, e essa última cautela foi o que nos garantiu a vitória. Ampliar a liderança do campeonato por pontos, não se pode pedir mais do que isso.”
MMG Honda quebra sequência de vitórias da Hyundai no TCR
A Honda quebrou a sequência da Hyundai conquistando as quatro primeiras corridas na classe Touring Car (TCR) da temporada 2025 do IMSA Michelin Pilot Challenge e as duas últimas de 2024, quando LP Montour e Karl Wittmer avançaram em seu MMG Honda Civic FL5 TCR nº 93.
Com Honda e Audi garantindo as três primeiras posições do grid, o melhor dos sete Hyundai Elantra N TCR, distribuídos entre Bryan Herta Autosport com Curb-Agajanian, Victor Gonzalez Racing Team e Pegram Racing, largou apenas em quarto lugar. E, de fato, o pêndulo pendeu totalmente para a Honda com sua primeira vitória da temporada.
No Motul Pole Award, Montour assumiu a liderança inicial e com autoridade em seu Honda MMG nº 93, enquanto atrás dele, um trio de carros Audi RS3 LMS TCR o seguia com o nº 7 Precision Racing LA Audi (Celso Neto), nº 31 RVA Graphics Motorsports by Speed Syndicate Audi (Luke Rumberg) e nº 52 Baker Racing Audi (Sam Baker) eram os próximos antes do primeiro Hyundai do retornado da série Parker Chase no nº 98 Herta Hyundai.
Os líderes do TCR pararam nos boxes faltando uma hora para o fim da primeira e única parada programada e estavam bem posicionados para garantir a vitória nessa única parada, durante uma bandeira amarela em todo o percurso. O carro nº 7 assumiu a liderança na sequência de pit stops, agora com Ryan Eversley ao volante, à frente do Hyundai VGRT nº 99 de Tyler Gonzalez e Wittmer no Honda MMG nº 93.
Infelizmente, o rápido trabalho de pit stop da equipe Precision Racing LA foi em vão, pois não havia combustível suficiente no carro, o que exigiu outra parada. O infortúnio beneficiou a Honda MMG nº 93, com Wittmer avançando novamente para a liderança, à frente do Audi nº 31, agora pilotado por Jaden Conwright, e do Cupra Leon VZ TCR nº 55 da Gou Racing, pai e filho Eduardo e Eddie Gou.
Parecia que a TCR estava se preparando para um dia único, com quatro fabricantes diferentes terminando nas quatro primeiras posições – Honda, Audi, Cupra e Hyundai –, mas a Audi líder (nº 31) saiu da disputa nos últimos 20 minutos. A terceira bandeira amarela em toda a pista da corrida também anulou a grande vantagem que Wittmer havia acumulado, deixando-o apenas uma fração à frente de Eddie Gou na relargada, com Tyler Gonzalez em terceiro, Harry Gottsacker em quarto e Tim Lewis Jr. em quinto.
Sem alterações, a corrida terminou com uma quarta bandeira amarela em todo o percurso, então Wittmer segurou a vitória. É a primeira vitória de uma Honda desde a antepenúltima corrida de 2024 no Virginia International Raceway e encerra uma sequência de seis vitórias consecutivas da Hyundai no TCR desde então.
“É uma vitória perfeita”, disse LP Montour, que coincidentemente venceu em um local de corrida que fica a oito quilômetros da Vila de Montour Falls, em Nova York, e na LP Building Solutions 120. “Lideramos os dois treinos, lideramos 90% da corrida e vencemos. Fizemos um ótimo pit stop e depois os outros dois assumiram a liderança. Mas quando eles vacilaram, estávamos na hora certa e no lugar certo. Vamos manter o ritmo.”
Embora a família Gou parecesse ter conquistado um resultado especial, tanto para si quanto para Cupra, o primeiro pódio no IMSA, em segundo lugar, o carro teve uma infração descoberta na inspeção técnica pós-corrida e foi relegado para o último lugar da categoria. De acordo com o Regulamento Técnico 12.3 do TCR, a parte superior da roda completa, enquanto estiver em posição reta, deve estar acima do centro da roda e verticalmente coberta pela carroceria.
Isso elevou o Hyundai VGRT nº 99, pilotado por Tyler Gonzalez e Eric Powell, para o segundo lugar, 0,918 segundo atrás. Os dois primeiros colocados da TCR no campeonato, os Herta Hyundai nº 98 e nº 76, subiram para terceiro e quinto lugares, espremendo o Honda HART nº 89 em quarto.
O IMSA Michelin Pilot Challenge segue para o norte do Canadá para a 6ª rodada do campeonato, o Canadian Tire Motorsport Park 120, no sábado, 12 de julho.
Via assessoria de comunicação: John Oreovicz and Tony DiZinno / Serviço de notícias IMSA