Entre em contato conosco

Fórmula 1

GP do México: o que saber antes da ação na pista

Publicado:

em

Nesta semana a Fórmula 1 aterrissou no México para a segunda de três corridas consecutivas. Apesar do campeonato de pilotos já ter um campeão – Max Verstappen -, a disputa pelo vice ainda está em aberto. E com o fim da temporada chegando, as equipes ainda precisam cumprir com algumas obrigações e também já estão trabalhando no desenvolvimento para o próximo ano.

5 novatos em ação

Muitas equipes deixam para as últimas etapas o cumprimento da regra que exige que rookies cumpram duas sessões de TL1 substituindo pilotos titulares. Um piloto novato é aquele que não fez mais de dois GPs, isso exclui Liam Lawson por exemplo, que fez cinco corridas na AlphaTauri. O neozelandês substituiu Daniel Ricciardo que se recuperava de uma cirurgia na mão, depois de um acidente no treino livre na Holanda.

Mercedes: Frederik Vesti vai fazer sua estreia na F1 no carro de George Russell. O dinamarquês é o atual segundo colocado no campeonato da F2. Previamente, Vesti fez parte nos testes de Jovens Pilotos de 2022, em Abu Dhabi, em um carro da Mercedes. Na F2, Vesti tem, até o momento, cinco vitórias e sete pódios.

Alpine: Jack Doohan irá pegar emprestado o carro de Pierre Gasly para o TL1 no México, e depois o de Esteban Ocon em Abu Dhabi, assim como ele fez em 2022. Doohan é o quarto colocado na F2, além de ser piloto reserva e de testes na equipe francesa.

Alfa Romeo: Theo Pourchaire, líder na F2, assume o carro de Valtteri Bottas. Pourchaire já fez um TL1 em 2022, nos Estados Unidos. Com uma vantagem de 25 pontos sobre o segundo colocado, o rookie já está confirmado como reserva na Alfa em 2024.

Haas: o piloto da academia Ferrari, Oliver Berman faz sua estreia na F1 no carros de Kevin Magnussen. Com apenas 18 anos, o britânico está no seu primeiro ano na F2 e, por enquanto, é o sexto colocado com quatro vitórias.

AlphaTauri: Yuki Tsunoda vai emprestar seu carro para o novato Isack Hadjar. O francês de 19 anos é apenas 14º na F2 e faz parte da Academia de Pilotos da Red Bull.

Aston Martin x McLaren

Apesar de a Red Bull já ter vencido o Campeonato de Construtores de 2023 no Japão, as outras equipes seguem batalhando. Enquanto a Aston Martin começou o ano como segunda força, a McLaren teve que reconstuir o carro, porém acertou o rumo do desenvolvimento do MCL36 e está em ascendente e agora está seis pontos a frente da rival.

Com apenas quatro corridas para o fim da temporada, e o carro da Aston Martin não entreguer o esperado, além de Lance Stroll não conseguir pontuar tanto quanto Fernando Alonso, a reta final vai ser de disputa intensa entre as duas britânicas.

Gama macia de pneus

Em contraste com o ano passado, para esta corrida no México, a Pirelli resolveu trazer os três compostos da gama mais macia. O C3 será o duro, o C4 o médio e o C5 o macio. A decisão foi baseada na avaliação dos dados de 2022 e nos resultados das simulações feitas pelas equipes.

“Isso deve levar a uma maior variedade de escolhas estratégicas ao longo da corrida, abrindo também a porta para uma estratégia de duas paradas. No ano passado, quando os compostos escolhidos foram C2, C3 e C4, quase todos os pilotos pararam apenas uma vez, principalmente usando macios e médios”, cometou o diretor de Motorsport da Pirelli, Mario Isola.

Além disso, durante os treinos livres desta sexta os pilotos vão testar uma nova versão do pneu C4.

“Cada piloto terá dois conjuntos destes novos protótipos para usar como desejar. Depois de analisar todos os dados, nós decidiremos se vamos ou não homologar essa versão para uso em 2024”, explicou Isola.

Vale lembrar que a pista, localizada na zona oeste da Cidade do México fica a mais de 2.000 metros de altitude. Isso tem um efeito importante no desempenho do carro, já que o ar rarefeito reduz o arrasto e também a carga aerodinâmica. Como resultado, as configurações dos carros são similares às usadas em circuitos de alta pressão aerodinâmica – porém, com um efeito muito reduzido nos pneus. A aderência no asfalto também é bem abaixo da média, já que a rugosidade da superfície está entre as mais baixas de todo o calendário.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.