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Automobilismo

F1 testará novo gerador de energia para reduzir emissão de carbono

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O final de semana da Fórmula 1 na Áustria vai ter novidade no paddock. Com a meta de de neutralizar as emissões de carbono até 2030, a categoria está explorando soluções sustentáveis ​​para alimentar eventos no futuro, como parte de sua estratégia mais ampla para alcançar o Net Zero.

O primeiro teste será em Spielberg, onde um sistema de baixo carbono será usado para abastecer todas as garagens e motorhomes pertencentes à F1, às equipes e FIA, bem como o Pit Wall, a Timing Room e o Formula 1 Event Technical Center (ETC) onde ocorrem as operações de transmissão.

O fornecimento de energia será produzido por painéis solares de 600 metros quadrados e geradores movidos a biocombustível de óleo vegetal, que fornecerão cerca de 2,5 MWh de energia durante o evento.

As equipes normalmente usam geradores próprios para não dependerem da geração de energia local, e assim evitarem picos e cortes. Com o sistema em teste, elas poderão levar os geradores e usar como reserva caso seja necessário. E se o teste de geração única e distribuição for bem sucedido, a Fórmula 1 planeja eliminar gradualmente os geradores das equipes.

A chefe de meio ambiente, social e governança da F1, Ellen Jones crê que seja possível criar um esporte mais sustentável e ter um impacto e influência significativos no mundo em geral.

“Embora a execução do novo sistema de energia na Áustria seja apenas um teste por enquanto, demonstra a intenção do esporte de continuar explorando mais maneiras de tornar nossa logística e operações mais eficientes, com o potencial de compartilhar esses aprendizados com outros grandes eventos”, disse ela.

E o diretor de logística da F1, Ian Stone acrescentou: “Este teste de energia mostra o desejo em todo o paddock das principais partes interessadas, que compraram a ambição e a compreensão de por que isso também é importante. Não há apenas o benefício óbvio de reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono, mas logisticamente nos oferece a oportunidade de criar uma abordagem mais simplificada para impulsionar os eventos do Grande Prêmio.”

A Fórmula 1 já tem outras iniciativas em andamento dentro do projeto Net Zero 2030:

  • Os novos caminhões da DHL movidos a biocombustíveis que fazem o transporte das etapas europeias da temporada de 2023 – reduzindo as emissões em um mínimo de 60% em comparação com o uso de combustível tradicional;
  • O uso de biocombustíveis para alimentar o ETC, o complexo de TV e o restante dos geradores técnicos em nove corridas planejadas ao longo desta temporada, em cooperação com os promotores anfitriões;
  • O teste de uma bateria para o complexo de TV no Grande Prêmio da Espanha de 2023, resultando em uma redução de 42% na energia gerada a partir do diesel, reduzindo o tempo de funcionamento do gerador de 24 horas para aproximadamente 3 horas por dia.
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