Entre em contato conosco

Fórmula 1

Fórmula 1 confirma mudança de endereço do GP da Espanha

Publicado:

em

Nesta terça-feira (23), a Fórmula 1 anunciou que o Grande Prêmio da Espanha está de mudança. O GP deixa Barcelona e passará a ser realizado em Madrid, a partir de 2026. Os rumores de uma possível mudança começaram ainda em 2023, apesar de Barcelona estar fixa no calendário desde 1991.

O contrato da capital espanhola tem duração de 10 anos, terminando em 2035.

Madrid é uma cidade incrível com um património esportivo e cultural incrível, e o anúncio de hoje dá início a um novo capítulo emocionante para a F1 em Espanha”, comentou Stefan Domenicalli, presidente e CEO da Fórmula 1.

Estou muito satisfeito por ser um acordo que nos leva até 2035 – é muito tempo”, afirma Domenicali.

“Este é o objetivo da F1, com promotores novos ou mais estabelecidos. Permite a todos os envolvidos planejar e investir no futuro, pois é uma garantia para o promotor, para os nossos parceiros, para as nossas equipes e para o nosso esporte. Dá a todos visibilidade de longo prazo. Se você olhar para o passado, as renovações eram de dois anos, três anos ou cinco anos no máximo. Agora todos os nossos novos negócios estão indo no sentido de serem muito longos. E se forem curtos, há um motivo”, concluiu.

Circuito misto

O circuito de madrileno, que ainda vai passar pela homologação da FIA, será construído em torno do Centro de Exibição IFEMA. Ele inclui trechos tanto de rua quanto de autódromo, com  5,47km de extensão, 20 curvas e a previsão da volta de classificação ser em torno de 1min32s.

A projeção de público para Madrid é de 110 mil espectadores por dia entre todos os setores, mas uma expansão programado para os próximos anos, para chegar a cerca de 140 mil pessoas. Isso porque o circuito será um dos mais acessíveis do calendário, ele ficará a cinco minutos do Aeroporto Internacional Adolfo Suárez Madrid-Barajas. Além disso, é possível chegar até o circuito por três vias de transporte público: ônibus, metro e trem.

Nosso sonho de sediar um grande evento de F1 em torno da IFEMA MADRID se tornou realidade”, disse José Vicente de los Mozos, Presidente do Comitê Executivo da IFEMA MADRID.

“Temos a ambição de organizar um Grande Prémio que se torne uma referência no calendário mundial da F1, especificamente contextualizado e desenhado para oferecer uma experiência distinta e única tanto para os fãs como para as equipes participantes na competição”, completou.

Sustentabilidade

Atualmente, a F1 tem se dedicado ao projeto Net Zero 2030, no qual visa reduzir a emissão de carbono da categoria. E um dos pontos que se destacou no projeto é a sustentabilidade. O IFEMA que tornar o GP da Espanha o mais sustentável, tendo reduzido enormemente as suas emissões de carbono nos últimos cinco anos e mudado para energia 100% renovável certificada em todas as salas de exposição, enquanto qualquer estrutura temporária construída para a corrida será com materiais recicláveis.

À medida que avançamos para a introdução dos regulamentos de 2026, que foram elaborados tendo em mente o Carbono Líquido Zero até 2030, é agradável ver que os organizadores locais colocaram um foco acentuado na sustentabilidade ambiental em seus planos para o evento”, destacou Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA.

Além da corrida

Em adição ao Grand Prix, zonas de ativação de fãs serão criadas no centro da cidade. Haverá também envolvimento com empresas e escolas locais para garantir que toda a comunidade se beneficie do evento, que deverá gerar 450 milhões de euros por ano para a economia da cidade.

O projeto tem o amplo apoio local, regional e nacional, incluindo o Governo Regional de Madrid, a Câmara Municipal de Madrid e a Câmara de Comércio.

Gostaria de agradecer à equipe da IFEMA MADRID, ao Governo Regional de Madrid e ao Presidente da Câmara da cidade por terem elaborado uma proposta fantástica. Ele realmente resume a visão da Fórmula 1 de criar um espetáculo de esporte e entretenimento de vários dias que ofereça o máximo valor aos fãs e adote a inovação e a sustentabilidade”, enfatizou Domenicalli.

É com grande satisfação que anunciamos a chegada da Fórmula 1 à Comunidade de Madrid, a uma região e a uma capital que inspira abertura e confiança dentro e fora das nossas fronteiras. Somos o principal motor da prosperidade e do progresso de Espanha. Este evento, que esperamos que seja acompanhado à escala global por 70 milhões de pessoas, representará um aumento de mais de 450 milhões de euros no PIB de Madrid por ano e a criação de 8.200 empregos”, revelou a Presidente da Região de Madrid, Isabel Diaz Ayuso.

Sabemos que a F1 é mais do que uma corrida, é uma oportunidade sem precedentes para impulsionar a transformação que Madrid está a sofrer e para mostrar ao mundo do que somos capazes”, relatou o Prefeito de Marid, Jose Luis Martinez-Almeida.

“Estou confiante de que Madrid estará à altura da tarefa, não só porque merecemos um espectáculo da magnitude da F1, mas também porque a F1 merece uma cidade com a energia, o carácter e a paixão de Madrid”, complementou.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.