Entre em contato conosco

Automobilismo

Fala que é ele Drugovich

Publicado:

em

Felipe Drugovich (Dutch Photo Agency)

O piloto brasileiro conquistou a vitória na corrida 2 e entrou para um seleto grupo de pilotos que ganharam as duas corridas no mesmo final de semana.

Felipe Drugovich conseguiu duas vitórias em Barcelona, vencendo a prova principal após seu sucesso na corrida de sábado. O piloto da MP Motorsport fez parecer simples largar de décimo no grid, estendendo seu primeiro stint com pneus macios por mais tempo do que qualquer outro piloto, antes de pegar e passar Jack Doohan para a vitória na pista.

O piloto da Virtuosi Racing fez tudo certo, mas sua parada inicial o deixou com pneus cinco voltas mais velhos que os do brasileiro. Seu primeiro pódio da temporada 2022 da F2 oferecerá algum conforto para a corrida de Mônaco. Frederik Vesti fez o seu melhor resultado na qualificação de F2 e o piloto da ART Grand Prix completou o pódio em terceiro.

Logan Sargeant conseguiu segurar o quarto lugar de Clément Novalak, que fez a estratégia alternativa funcionar de forma brilhante para chegar em quinto. Enzo Fittipaldi e Marcus Armstrong foram os outros que o seguiram com a parada obrigatória tardia, enquanto Théo Pourchaire, Liam Lawson e Roy Nissany completaram o top 10.

A CORRIDA

Com uma largada sem incidentes, Doohan conseguiu se manter na pole e Vesti aproveitou bem o lado limpo do grid para ultrapassar Jüri Vips pela segunda colocação . Pourchaire perdeu posição para Drugovich na primeira volta, enquanto Enzo Fittipaldi manteve a décima primeira posição.
Caldwell perdeu algumas posições, enquanto Hauger entrou para os boxes. Jehan Daruvala  foi forçado a defender com força de Ayumu Iwasa que terminou na volta 3 quando o piloto indiano parou no circuito e Iwasa não conseguiu evitar o toque danificando a asa. Com o carro da Prema parado na pista o carro de segurança foi acionado.
A corrida recomeçou na volta 7 e Doohan conseguiu manter Vesti afastado. Vips entrou nos boxes e sua parada não foi das mehlores  e ele perdeu posição para Jake Hughes. Hauger recebeu uma punição de 5s, além de ter escapado da pista.
Vesti foi chamado na volta 11 e sua parada foi tranquila, mantendo-o à frente de Sargeant no teórico segundo lugar. Doohan permaneceu na pista até a volta 12, quando entrou para fazer sua parada obrigatória, enquanto a MP Motorsport optou por manter Drugovich na pista para estender sua primeira passagem.
O momento de parar chegou na volta 18 para Drugovich, que conseguiu estender o stint nos macios por mais tempo do que qualquer outro piloto. A diferença para Doohan era de 29,6s quando ele parou, e ele voltou na 9ª posição, de fato em terceiro na estratégia convencional atrás de Doohan e Vesti, após um problema em sua parada.
Fittipaldi liderou a estratégia alternativa, pouco mais de um segundo à frente de Novalak em primeiro e segundo, respectivamente após a parada de Drugovich. Entrando na volta 20, Drugovich fez uma dupla ultrapassagem em cima de Hauger e Vesti, alcançando o sétimo lugar. A diferença para Doohan na volta 21 foi de 2,6s, embora com Caldwell entre eles.
Novalak havia passado Fittipaldi no momento em que a dupla parou para a parada obrigatória na volta 24. Marcus Armstrong foi o único carro restante na outra estratégia ainda sem parar, e Doohan o colocou entre ele e Drugovich.  Armstrong foi ultrapassado pelo brasileiro na curva 10, enquanto Novalak e Fittipaldi ficaram em 13º e 15º ao retornar ao circuito, mas avançando para o top 10.
Na volta 26 Drugovich assumiu a primeira colocação com os pneus novos  dando bastante aderência durante a disputa com Doohan pela liderança da corrida na curva 1.
Novalak estava limpando o tráfego e aparecia em oitavo na volta 32, seguido por Fittipaldi e Armstrong, ambos na mesma estratégia. O oitavo lugar se tornou sétimo para o francês na volta 33, quando ele passou por Williams com DRS.
Uma volta depois e Novalak ultrapassou Lawson para alcançar o sexto lugar. Com pneus muito melhores, ele cortou o interior do piloto da Carlin na curva 4. Volta 35 e Novalak passa Pourchaire, enquanto Fittipaldi ultrapassa Lawson e Armstrong movido por Williams em movimentos sincronizados por aqueles na estratégia alternativa. Os movimentos foram repetidos por Fittipaldi e Armstrong em Pourchaire e Lawson para subir para sexto e oitavo, e o piloto da Hitech liberou o homem da ART na mesma volta para terminar em sétimo.
Enzo Fittipaldi (Dutch Photo Agency)

Enzo Fittipaldi
(Dutch Photo Agency)

Na frente, porém, Drugovich estava no controle, estendendo a diferença para Doohan e deixando o resto bem para trás. Ele ampliou sua vantagem no campeonato com a vitória, mas uma investigação sobre se seu procedimento de pit stop pairava sobre sua vitória.
“Final de semana impecável, fantástico. Graças a Deus fiz novamente uma boa largada e depois conseguimos esticar o stint com o pneu macio, que era nosso principal foco na estratégia, para ter o pneu duro mais novo que os outros pilotos quando eu voltasse à pista”, contou Felipe Drugovich. “Precisamos organizar melhor a classificação, o ritmo ‘está lá’, mas temos que ter estratégias mais simples. Nosso pacote para o ano está muito bom e agora vamos para Mônaco” – Declarou Drugovich
Felipe Drugovich comemora com a MP Motorsport (Dutch Photo Agency)

Felipe Drugovich comemora com a MP Motorsport
(Dutch Photo Agency)

“Estou muito contente com o meu resultado e da equipe no dia de hoje. A gente sabia que tinha um carro competitivo e eu dei tudo de mim na pista para conseguirmos um resultado melhor do que o esperado. A expectativa era estar no top-10, então essa sexta colocação cumpre nosso objetivo e nos dá pontos importantes para o campeonato”, Declarou Enzo
CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

Classificação da corrida
F2

Compartilhe esta publicação