Extreme E
EXTREME E SE PREPARA PARA UMA EMOCIONANTE DEFINIÇÃO DE CAMPEONATO NO CHILE
A Extreme E visitará novamente a América do Sul, desta vez para disputar o Antofagasta Minerals Copper X Prix, onde será decidido o título de 2023. O evento duplo deste fim de semana (2 e 3 de dezembro) marcará o final de uma temporada emocionante, que chega às suas rodadas finais com cinco equipes na luta pelo título.
A líder do campeonato, ACCIONA | SAINZ XE Team (ASXE), e a segunda colocada, a Rosberg X Racing (RXR) são as favoritas ao título, já que estão separadas por apenas 3 pontos. A disputa entre as duas equipes têm sido bastante acirrada ao longo de todo o ano e no último X Prix, realizado em setembro, o time de Nico Rosberg conseguiu diminuir a diferença de pontos após uma difícil oitava rodada para a ASXE na Sardenha.
Outras três equipes têm chances matemáticas na disputa: Veloce Racing, Nº 99 GMC Hummer EV Chip Ganassi Racing e X44 Vida Carbon Racing irão perseguir os pontos necessários para conquistar a coroa do campeonato. Tudo pode acontecer na Extreme E, e as duas últimas rodadas da 3ª temporada prometem ser emocionantes.
Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E, disse: “Estamos preparados para fazer a nossa melhor Final no regresso ao deserto do Atacama, no Chile”.
“Tem sido uma temporada competitiva para a Extreme E desde o início, com quatro de nossos candidatos ao campeonato conquistando duas vitórias cada um e muitas outras equipes conseguindo pódios. Tem sido fantástico ver como o grid tem ganhado força à medida que o campeonato se aproxima de sua quarta temporada.”
“É muito apropriado terminarmos a temporada no Chile, um país tão crucial na promoção da eletrificação e no desenvolvimento de técnicas de mineração sustentáveis para ajudar a alcançar esse progresso ambiental.”
O Antofagasta Minerals Copper X Prix será realizado em Calama, uma pequena cidade mineradora localizada às margens do rio Loa, em uma região extremamente árida próxima ao deserto do Atacama. O Chile é um dos maiores produtores mundiais de cobre, e três das maiores minas de cobre do mundo estão localizadas a menos de 50 quilômetros de Calama, com muitos dos habitantes da cidade dedicando-se às atividades desta indústria.
O cobre é uma parte essencial da indústria de veículos elétricos devido à sua alta condutividade, durabilidade e maleabilidade, e os veículos híbridos e totalmente elétricos requerem uma maior quantidade de fiação de cobre para serem alimentados.
Após o sucesso da penúltima rodada da segunda temporada no Chile, a série de carros off-road totalmente elétricos retorna ao terreno sul-americano em busca de mais ação e novos desafios. Embora o ambiente já seja conhecido das equipes, mudanças na escalação de pilotos prometem trazer mais emoção à disputa: duas das estrelas consagradas da série vestirão trajes de corrida diferentes, o que tem gerado muita expectativa.
O piloto da NEOM McLaren Extreme E Team, Tanner Foust, agora terá ao seu lado Hedda Hosås, piloto de desenvolvimento da Veloce, que deixará a JBXE para competir com a equipe britânica no final da terceira temporada.
Hosås substitui Emma Gilmour, que ainda se recupera de uma lesão sofrida no X Prix da Sardenha. Gilmour não conseguiu disputar a segunda corrida do Island X Prix após sofrer um acidente nos treinos livres.
O lugar da norueguesa na equipe de Jenson Button será ocupado pela ex-piloto do campeonato Tamara Molinaro, que conhece bem as corridas da Extreme E por já ter competido para várias equipes até o momento.
Os 20 pilotos e equipes de nível mundial do campeonato voltarão ao Deserto do Atacama para enfrentar aquele que é considerado o circuito mais popular da série, e que tem tudo para dar ao campeonato da Extreme E deste ano a um final eletrizante.
O percurso de três quilómetros, localizado no lugar mais seco do planeta e em um ambiente remoto, contará mais uma vez com várias mudanças de elevação, variações de inclinação, curvas de alta velocidade e saltos. Tal como no ano passado, será o circuito mais rápido e emocionante do calendário para pilotos e equipes da Extreme E.
Nels von Schnakenburg, director técnico da Continental para Extreme E, acrescentou: “Como parceira oficial de pneus da Extreme E, a Continental tem orgulho de continuar como fornecedor da primeira série de corridas de SUVs elétricos do mundo”.
“Com a final do título se aproximando e cinco equipes na disputa, estamos ansiosos para ver quem sai vitorioso. Nossos pneus foram especificamente projetados para suportar as condições extremas de cada corrida, e estamos confiantes de que eles ajudarão as equipes a alcançar seu melhor desempenho”.
“Desejamos boa sorte a todos os competidores e mal podemos esperar para ver quem será coroado como o próximo campeão da Extreme E.”
O regresso da Extreme E ao Chile será um final especial para uma temporada espetacular. Clique aqui para saber onde será possível assistir à transmissão das últimas rodadas da série no Atacama.
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Foto: Extreme E