Entre em contato conosco

Automobilismo

IRON LYNX CONQUISTA PRIMEIRO PÓDIO DA FIA WEC COM LAMBORGHINI NAS 6 HORAS DE SPA-FRANCORCHAMPS

Publicado:

em

A Iron Lynx travou uma batalha intensa nas 6 Horas de Spa-Francorchamps do Campeonato Mundial de Resistência da FIA, com Claudio Schiavoni, Franck Perera e Matteo Cressoni conquistando um pódio memorável – o primeiro para a tripulação #60 na LMGT3. Em outros lugares, a equipe também obteve pódios na Lamborghini Super Trofeo Europe e mostrou bom desempenho no Campeonato Francês de Rally.

Campeonato Mundial de Resistência da FIA

O icônico circuito das Ardenas estava excepcionalmente quente e seco durante todo o evento, proporcionando condições desafiadoras para o campo, principalmente lidando com o calor e cuidando do carro ao redor do circuito de 7 quilômetros.

Uma corrida de várias interrupções proporcionou oportunidades para experimentar diferentes estratégias. O Lamborghini Huracán LMGT3 Evo 2 #60, pilotado por Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e o piloto de fábrica Franck Perera, esteve em ação durante todo o fim de semana.

Claudio qualificou o carro em 17º para a corrida de seis horas e também fez a largada da corrida. Ele gerenciou bem o início da corrida e manteve a posição antes de passar para Matteo. Quando houve um longo período de Safety Car para reparos de barreiras durante o turno de Matteo, a equipe optou por voltar para Claudio para completar seu tempo de direção e para seguir ligeiramente fora da sequência antes de Matteo assumir novamente.

Um ótimo trabalho de Matteo e da equipe com a estratégia permitiu que o #60 subisse na classificação. Ele passou para Franck com pouco menos de duas horas restantes, quando uma bandeira vermelha foi acionada devido a um grande acidente na Reta Kemmel. Isso funcionou bem para a equipe. O relógio foi reiniciado, efetivamente se tornando um período de Safety Car. Com Franck atrás do volante e os carros à frente precisando fazer uma parada extra nos boxes, isso trouxe o #60 firmemente para a disputa. Trabalhando metodicamente para passar pelo pelotão, ele se viu na disputa por um pódio.

Com uma ultrapassagem sobre o Ford Mustang #88 da Proton Competition e problemas para o Lamborghini #85 das Iron Dames, enquanto as últimas paradas nos boxes aconteciam, o amarelo #60 estava em terceiro lugar.

O ritmo de Franck foi arrebatador a partir daí, e com 17 minutos para o final, ele havia se arrastado para a liderança da corrida, mas precisava de um pequeno volume de combustível na última volta, o que fez com que o carro caísse para o terceiro lugar. Apesar disso, o resultado marca o primeiro pódio na era LMGT3 da FIA WEC com o Huracán.

Lamborghini Super Trofeo Europe

Também em ação em Spa estava a Lamborghini Super Trofeo Europe, com 52 carros em ação durante o fim de semana. A Iron Lynx esteve mais uma vez presente com cinco carros. A classificação foi mista para a equipe, com Giorgio Amati alcançando o quarto lugar na Q1 no carro #42 como o melhor resultado.

No início da primeira corrida, houve muita ação, mas o quinteto da Iron Lynx estava gerenciando muito bem a corrida. O carro #4 de Joran Leneutre e Claude-Yves Gosselin avançou na classificação para estar na disputa por um pódio, enquanto o #41 de Stefan Bostandjiev e Pavel Lefterov trabalhou no top 10, e o #43 de Georgi Dimitrov e Edgar Maloigne trabalhou no top 5 e o #49 de John Seale em sétimo, enquanto o #42 de Giorgio e Jesse Salmenautio segurava o quarto lugar.

Houve um período de Safety Car em torno da janela de parada nos boxes, o que sacudiu a ordem. Até o resto da corrida, foi parada e largada com períodos de Safety Car, deixando uma corrida de uma volta até a linha de chegada.

Todos os pilotos da Iron Lynx trabalharam cuidadosamente ao redor de vários incidentes e se posicionaram bem. O #4 conquistou um ótimo terceiro lugar, enquanto o #42 ficou em terceiro em sua classe nos momentos finais, disputando o segundo lugar até a linha de chegada. O carro #41 ficou em sexto depois de navegar pelos problemas, e o #43 chegou em quinto e o #49 em sétimo.

Na Q2, o #4 com Joran foi o carro melhor colocado em segundo. Na corrida, houve um Safety Car após a primeira volta devido a um incidente. A corrida recomeçou com 40 minutos dos 50 programados restantes. Houve alguns danos para o carro #41, que o forçaram a parar do sétimo lugar e a se retirar.

A ordem permaneceu até que houve outra bandeira vermelha, exatamente na hora de abertura da janela de pit stop. Com a maioria dos carros indo para os boxes, foi considerado inseguro continuar correndo e a bandeira vermelha foi mostrada. Com o relógio continuando a correr, devido ao cronograma apertado, foi decidido que a corrida não poderia continuar e o resultado foi chamado.

Claude-Yves e Joran conquistaram seu segundo pódio do fim de semana em segundo lugar, enquanto o carro #42 ficou em sexto e o #49 em sétimo, enquanto o #43 não teve oportunidade suficiente para subir na classificação e ficou em 19º, enquanto o #41 foi classificado em 22º.

Campeonato Francês de Rally

Jean-Baptiste Franceschi manteve seu bom início no Campeonato Francês de Rally com um sexto lugar no Rallye d’Antibes – Côte d’Azur.

Guiado pelo co-piloto Jules Escartefigue, Jean-Baptiste sofreu um giro em uma das etapas no início, mas foi um modelo de consistência ao longo do rali, colocando seu Ford Fiesta Rally2 entre os seis primeiros tempos em quase todas as

etapas.

Sobre algumas das etapas mais famosas e desafiadoras do mundo, como o Col de Turini, parte do icônico Rally de Monte Carlo, o sexto lugar foi uma justa recompensa por seus esforços.

O companheiro de equipe Réhane Gany estava a caminho de seu melhor resultado da temporada, confortavelmente entre os dez primeiros até que, infelizmente, o jovem de 22 anos foi forçado a se retirar na nona especial com problemas mecânicos.

Resultados do Campeonato Mundial de Resistência da FIA:

#60 Iron Lynx: P3 (LMGT3)
#63 Lamborghini Iron Lynx: DNF (LMH)
#85 Iron Dames: P5 (LMGT3)

Resultados da Lamborghini Super Trofeo Europe Corrida Um:
#4 Iron Lynx: P3 (Pro-Am)
#41 Iron Lynx: P6 (Pro)
#42 Iron Lynx: P3 (Pro)
#43 Iron Lynx: P5 (Pro)
#49 Iron Lynx: P7 (LC)

Resultados da Lamborghini Super Trofeo Europe Corrida Dois:
#4 Iron Lynx: P2 (Pro-Am)
#41 Iron Lynx: P22 (Pro)
#42 Iron Lynx: P6 (Pro)
#43 Iron Lynx: P19 (Pro)
#49 Iron Lynx: P7 (LC)

Resultados do Campeonato Francês de Rally:
#4 Iron Lynx: P6
#9 Iron Lynx: DNF
#10 Iron Dames: P8

Andrea Piccini, Diretor de Equipe e CEO da Iron Lynx: “Foi um fim de semana de corridas altamente movimentado para nós. Demonstramos que estamos progredindo significativamente com o Lamborghini Huracán LMGT3 Evo 2, e isso nos anima enquanto nos dirigimos para as 24 Horas de Le Mans em junho. Estamos decepcionados por não sairmos com a vitória com as Iron Dames, que realmente mereciam, mas estamos felizes que o ótimo desempenho de todos os três pilotos no carro #60 foi recompensado com nosso primeiro pódio LMGT3 na FIA WEC. Após as dificuldades no início da temporada e com o desempenho que tivemos nas primeiras corridas, se nos dissessem antes do fim de semana que lutaríamos pela vitória e terminaríamos no pódio, nunca teríamos acreditado. Foi também positivo ver um ótimo ritmo na Lamborghini Super Trofeo Europe e no Campeonato Francês de Rally, também.”

Via assessoria de comunicação Iron Lynx

Foto: Iron Lynx

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.