Entre em contato conosco

Extreme E

Extreme E e FIA anunciam planos para o primeiro campeonato mundial de corrida off-road a hidrogênio

Publicado:

em

Extreme H, o novo campeonato de SUVs off-road movidos a hidrogênio, terá início em 2025.

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Extreme E assinaram um Memorando de Entendimento não vinculativo que estabelece um marco para a criação do primeiro campeonato mundial de corridas off-road a hidrogénio.

O documento é o primeiro passo para que a série de hidrogênio, Extreme H, seja reconhecida como um campeonato da FIA desde a sua temporada inaugural em 2025, com a intenção de tornar-se um Campeonato Mundial da FIA a partir de 2026, caso cumpra os critérios exigidos pela Federação.

Além disso, o plano também prevê que a Extreme E, atualmente uma Série Internacional da FIA, seja reconhecida como Campeonato da FIA em 2024.

A Extreme H passaria a fazer parte do seleto grupo de Campeonatos Mundiais oficiais da FIA junto a sete outras categorias, que inclui o Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA. O percurso previsto para conquistar o estatuto de Campeonato Mundial da FIA é uma demonstração da evolução da série desde a sua criação em 2021, e uma forte declaração de intenções rumo a um crescimento que aponta para um futuro movido a hidrogênio. O desenvolvimento da série Extreme H está em andamento, com planos avançados para lançar um protótipo ainda este ano, como parte dos preparativos para a primeira temporada em 2025.

Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E, disse:

“Estabelecer junto com a FIA o primeiro campeonato mundial de corrida a hidrogênio será um marco importante para a Extreme E e para a nova série Extreme H. A possibilidade de credenciamento como Campeonato da FIA, e depois como Campeonato Mundial da FIA, significaria estar entre as categorias mais importantes do automobilismo, e o Extreme H seria o primeiro campeonato mundial de corridas desse tipo”.
“O que começou como uma conversa há muitos anos sobre correr em ambientes extremos, mostrando o incrível desempenho e inovação dos E-SUVs, demonstrou um enorme crescimento e avanços técnicos pioneiros à medida que avançamos rumo à transição para o hidrogênio, e a série Extreme H é algo inédito no mundo.”

“Este anúncio é um primeiro passo significativo para o desenvolvimento do nosso campeonato e para nossa transição inovadora com as corridas movidas a hidrogênio. O esporte é a plataforma mais poderosa e eficaz para impulsionar a inovação, e nosso compromisso em promover campeonatos automobilísticos sustentáveis, cheios de emoção e com uma pegada de carbono reduzida, é uma prova disso.”

“Assim que alcançar o status de Campeonato Mundial da FIA, a Extreme H dará continuidade ao que a Extreme E começou como uma série pioneira no automobilismo, e estamos ansiosos para lançar outro produto esportivo espetacular. Gostaria de agradecer ao presidente e à FIA pelo seu apoio contínuo e pelo reconhecimento da nossa intenção de criar algo inédito no mundo do esporte motorizado. Vocês podem esperar corridas ainda mais emocionantes, além da superação de limites em relação ao desenvolvimento de novas tecnologias na corrida contra a crise climática.”

Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional do Automóvel, disse:

“Estamos entusiasmados por continuar a trabalhar com a Extreme E na sua jornada para se tornar um Campeonato Mundial da FIA. A utilização de fontes de energia sustentáveis no esporte motorizado é o principal objetivo da FIA e parte da nossa estratégia de longo prazo, e esta série é uma vitrine ideal para isso. O hidrogênio é uma parte importante desse mix e desenvolvemos um conjunto de regulamentos de segurança para veículos movidos a hidrogênio que faz parte do Código Esportivo Internacional da FIA”.

“É encorajador que um agente tão importante do esporte motorizado como a Extreme E, com a sua renomada escalação de equipes, veja o mesmo potencial na tecnologia de hidrogênio. A visão da categoria em relação à igualdade e à diversidade coincide com a nossa, fazemos parte do mesmo esforço para tornar o esporte motorizado acessível a todos.”

“As competições automobilísticas servem como uma excelente plataforma de investigação e desenvolvimento, e esta nova série tem um grande potencial. Ter a tecnologia testada no ambiente hostil das corridas off-road, em todos os tipos de condições, deverá beneficiar toda a indústria e, a longo prazo, tornar a mobilidade mais amigável com o ambiente para os usuários cotidianos. Estamos ansiosos para trabalhar com a Extreme E compartilhando nosso conhecimento e experiência.”

A Extreme E conta com a participação de nomes lendários do automobilismo em seu campeonato, desde proprietários de equipes como Sir Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Jenson Button até pesos pesados do automobilismo como a McLaren, a Andretti e a Chip Ganassi – com campeões mundiais de diversas categorias competindo na série desde seu lançamento, há pouco mais de dois anos.

Primeira categoria esportiva a ser criada com um propósito social, a Extreme E – e a Extreme H, a partir de 2025 – visa minimizar o impacto ambiental ao mesmo tempo em que maximiza a conscientização. Correndo em locais já danificados ou afetados pelas mudanças climáticas e pela interferência humana, a série leva os fãs ao coração das questões mais urgentes relacionadas ao futuro do nosso planeta.

Para saber mais sobre a Extreme E, visite – www.Extreme-E.com

Equipe de Comunicação da Extreme E
Diego Bustos – BE Mass Media

Foto: Divulgação

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.