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Automobilismo

Em Richmond, Nascar Cup Series tem seu 8º vencedor da temporada: Alex Bowman

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Neste ultimo domingo (18), a Nascar Cup series esteve em Richmond, no estado da Virgínia, para a Toyota Owners 400 at Richmond Raceway.

Fãs da Nascar normalmente esperam por grandes velocidades, disputas acirradas e os famosos acidentes Big Ones, presentes em superspeedways como Daytona e Talladega. É comum alguns se desinteressarem por provas como as dos últimos fins de semana, realizadas em 3 circuitos de menos de 1 milha, Bristol, Martisnville e agora Richmond. Pistas estas que são subestimadas pelos fãs, já que são mais técnicas e mais complexas, por exigirem muito dos freios e dos pneus dos carros. O trabalho de pit das equipes passa a ser crucial nestas pistas já que quase todas as paradas são em bandeira verde.

Prova de 300 milhas, com um total de 400 voltas divididas em 3 estágios, e uma previsão de duração do combustível entre 110 e 120 voltas. Os 9 sets de pneus de cada equipe seriam muito bem vindos, já que Richmond faz parte do grupo de pistas mais antigas da Nascar, com um asfalto abrasivo que causa grande desgaste principalmente no pneu dianteiro direito, que nas curvas suporta praticamente todo peso do carro.

Foto: Divulgação Nascar

A bandeira verde veio com Martin Truex Jr. (#19) disparando na liderança, e com 30 voltas a bandeira amarela de competição chegou para mudar tudo. Denny Hamlin (#11) venceu a batalha nos Pits e assumiu a liderança, com Joey Logano (#22) subindo para segundo lugar. Curiosamente, Hamlin e a equipe foram apontados como os mais eficiente nos pits pouco antes da prova começar.

Hamlim lidera durante o restante do primeiro segmento e leva os pontos da vitória, mas é na segunda posição que a atenções se voltam: uma briga roda a roda de Logano (#22) com Truex Jr. (#19), mas na última volta o #19 deixou Logano para trás, faturando o segundo lugar do segmento.

A maioria das posições se manteve após os pits entre estágios, exceto por Kyle Bush (#18) que conseguiu avançar 4 posições com a parada. Após a relargada, os pilotos rodaram por 57 voltas até começarem a parar nos pits, e foi neste ponto que a Nascar foi, digamos… a Nascar: Após a maioria dos pilotos pararem em bandeira verde, Ryan Newmn (#06) rodou a acionou uma bandeira amarela para desespero de todos os pilotos que já haviam parado em bandeira verde. O resultado foi um verdadeiro caos, e diversas mudanças de posição no grid com os pilotos que pararam na amarela ganhando muitas posições.

Truex Jr. (#19) manteve a liderança até uma nova parada em bandeira verde, onde a equipe de Hamlin (#11) provou seu favoritismo, colocando o piloto da Joe Gibbs novamente na liderança. Mas nesta parada a surpresa veio da ousada estratégia de Brad Keselowski (#2), que assumiu a liderança após simplesmente optar por não parar nos pits em bandeira verde. Em principio sua estratégia garantiu a liderança, mas os pneus gastos começaram a cobrar seu preço e pouco a pouco Keselowsky (#2) foi perdendo posições, até o ponto onde se tornou retardatário, logo após ser ultrapassado por Hamlin (#11), que faturou a vitória do segundo estágio.

A parada nos pits antes do terceiro estágio preparou o cenário para mais uma batalha entre Hamlin (#11), Logano (#22) e Truex Jr. (#19) na relargada. Hamlin segurou a liderança por muitas voltas, e só conseguiu respirar aliviado após a primeira parada em bandeira verde do estágio. Nos pits, Truex Jr. foi punido por excesso de velocidade deixando Hamlin e Logano livres para continuar a briga pela liderança.

Foto: Divulgação Nascar

Faltando cerca de 65 voltas para o final da prova, Hamlin (#11) não resistiu aos ataques de Joey Logano, e perdeu a liderança para o #22. Logano estava com os pneus na metade, mas foram mais que suficientes para aguentar até a próxima parada em bandeira verde, e ainda retornar na frente do Hamlin. Durante os pits, Kyle Bush (#18) ainda foi punido por “queimar” a linha de entrada dos pits.

Foto: Divulgação Nascar

As ultimas 30 voltas vieram para derrubar a teoria de quem pensa que as provas nas pistas pequenas não são emocionantes e cheias de reviravoltas. Logano e Hamlin disputaram lado a lado a liderança por sucessivas voltas, até  Kevin Harvick (#4) bateu e disparou uma bandeira amarela. Em resumo, a decisão de liderança nas ultimas voltas seria decidida pelo trabalho nos pits, será que restava alguma dúvida sobre quem levaria essa? Talvez a melhor parte da prova tenha sido a vibração da equipe de Hamlin ao devolver o carro para a pista à frente do carro de Logano, garantindo ao 11 a liderança.

A relargada acontece faltando 11 voltas para o final da corrida. A Nascar gosta de deixar seus fãs à beira de um ataque do coração…

“Me deem uma primeira fila que eu dou uma vitória” – Disse Logano à equipe pelo rádio.

Foto: Divulgação Nascar

Não bastasse a briga entre Logano e Hamlin na relargada, e ainda surge Alex Bowman (#48) querendo aproveitar uma rebarba dessa confusão. As ultimas 10 voltas foram dramáticas para Logano e Hamlin, que após perderem a liderança para Bowman não conseguiram sequer alcançar mais o #48, que disparou. E assim a Nascar teve seu 8º vencedor diferente do ano.

Vitória do número #48, Alex Bowman. Vamos à colocação final.

1. Alex Bowman
2. Denny Hamlin
3. Joey Logano
4. Christopher Bell
5. Martin Truex Jr.
6. Aric Almirola
7. William Byron
8. Kyle Busch
9. Matt DiBenedetto
10. Austin Dillon
11. Ryan Blaney
12. Chase Elliott
13. Kurt Busch
14. Brad Keselowski
15. Ross Chastain
16. Daniel Suarez
17. Ricky Stenhouse Jr.
18. Kyle Larson
19. Erik Jones
20. Tyler Reddick
21. Corey LaJoie
22. Briscoe
23. Cole Custer
24. Kevin Harvick
25. Chris Buescher
26. Bubba Wallace
27. Michael McDowell
28. Austin Cindric
29. Ryan Preece
30. Ryan Newman
31. Anthony Alfredo
32. B.J. McLeod
33. James Davison
34. Quin Houff
35. Garrett Smithley
36. Cody Ware
37. Josh Bilicki
38. Justin Haley (DNF)
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