Rally
DRM na reta final: Decisão preliminar em Stemweder Berg?
Líder Griebel pode ampliar vantagem para mais de 30 pontos na penúltima prova.
Perseguidor Tannert quer manter a luta pelo título aberta até a final com uma vitória.
53ª ADAC Rallye Stemweder Berg desafia pilotos com 14 provas especiais.
A 53ª edição da ADAC Rallye Stemweder Berg, nos dias 9 e 10 de agosto, pode trazer uma decisão preliminar na disputa pelo título da DRM. Se o tricampeão Marijan Griebel vencer novamente em Lübbecke e aumentar sua série de vitórias para cinco consecutivas, o quarto título estará praticamente garantido, restando apenas uma prova. No entanto, muitas coisas podem acontecer no rali. Julius Tannert, o segundo colocado na classificação, sabe disso e pretende conquistar a vitória em Stemweder Berg para reduzir a desvantagem de 25 pontos e se manter na briga pelo título. Cerca de 60 veículos participarão da penúltima etapa do Campeonato Alemão de Rali de 2024, incluindo competidores internacionais da Dinamarca, Holanda, Noruega e Suécia. Um total de 14 provas especiais estão no programa.
**Líder da classificação, Griebel, pode abrir caminho para o título**
Griebel tem sido o piloto dominante da temporada e está claramente no topo da classificação. Com mais uma vitória ao lado do copiloto Tobias Braun no Škoda Fabia RS Rally2, o piloto de 35 anos pode praticamente comemorar o título. No entanto, o tricampeão conhece bem as armadilhas do seu esporte e mantém a cautela. “Sempre pode acontecer algo, eu mesmo já passei por isso. Ficarei satisfeito se conseguirmos manter a liderança em Stemwede e terminar bem. Então, as perspectivas para a final no Mar Báltico serão muito boas. Quero o quarto título, não importa onde”, explica o líder. Seu único concorrente que pode impedir isso é seu colega de marca, Julius Tannert, que com o copiloto Pirmin Winklhofer precisa desesperadamente de uma vitória para reduzir a diferença de 25 pontos. Tannert diz: “Acredito que Marijan, com sua grande vantagem, não arriscará tudo e se concentrará principalmente nos pontos extras da Power Stage e da Pop-Up Power Stage. Queremos vencer para nos aproximarmos dele e manter a disputa pelo título aberta até o final.” Philip Geipel e Katrin Becker no Toyota GR Yaris Rally2, bem como Nico Knacker e Thomas Puls (Hyundai i20 N Rally2), têm boas chances de um lugar no pódio na 53ª edição da ADAC Rallye Stemweder Berg.
**Disputa pelo segundo lugar na classificação DRM2, Gromöller no caminho do título na DRM Classic**
Tom Kässer e Stephan Schneeweiß (Peugeot 208 Rally4) já garantiram o título na classificação DRM2. Patrick Pusch e Fabian Hoese, no Opel Corsa Rally4, estão em segundo lugar na classificação e querem defender essa posição. “Tom Kässer venceu todas as etapas até agora. Como ele não competirá desta vez, haverá um novo vencedor e queremos estar nessa disputa. O importante é vencer Max Schumann para manter o segundo lugar. Já fui segundo em Stemwede uma vez, mas também já destruí um carro lá. Portanto, tudo é possível”, diz Pusch. Apenas dois pontos atrás, a dupla Max Schumann/Kevin Lennartz, no Renault Clio Rally4, está na terceira posição. Schumann comenta: “Cometemos alguns erros desnecessários que nos custaram muitos pontos. Precisamos apenas pilotar de forma relaxada, nos divertir e terminar bem a série.” Konstantin Keil e o copiloto Andreas Luther, no Opel Corsa Rally4, também têm esperanças de conquistar o vice-campeonato, assim como a dupla sueca Simon Andersson e Jörgen Jönsson (Renault Clio Rally4), que está em quarto e quinto lugar. Andersson lidera simultaneamente a classificação Pirelli Junior, logo à frente de Jonas Ertz.
Walter Gromöller está claramente no caminho do título na DRM Classic. O veterano quer, junto com o copiloto René Meier, levar seu Opel Ascona 400 ao primeiro lugar na ADAC Rallye Stemweder Berg e aumentar a vantagem sobre Ingo Höppner e Sabrina Rieck no Mercedes Benz 500 SL.
**Decisões preliminares na DRM Nationals e na DRM Trophy?**
John Macht e Michael Teufel (Mitsubishi Lancer Evo9) ampliaram sua vantagem na classe amadora e estão relaxados para a penúltima prova da DRM. John Macht comenta: “Nunca corri em Stemwede. Assim como os últimos ralis, este também é novo para mim. Precisamos tentar obter a pontuação máxima na nossa classe NC1 para manter a vantagem. Isso será difícil, pois em Stemwede a potência do motor é crucial, e não somos tão fortes nisso.” O segundo colocado geral, Tarek Hamadeh-Spaniol, que corre com Henry Wichura no Citroën C2 Challenge, concorda: “Stemwede é muito rápida e fluida, com muitos desvios. Aqui, a potência do motor é fundamental. Reinstalamos nosso motor antigo, que estava defeituoso, e esperamos que tudo funcione bem. Com 13 competidores em nossa classe NC4, tudo precisa se encaixar para vencermos. Isso é necessário para nos mantermos na disputa pelo título”, explica o defensor do título. Gromöller, como terceiro colocado, ainda não desistiu da luta pelo título geral na série amadora. “Dependo da ajuda dos concorrentes, mas os trechos rápidos em Stemwede são favoráveis a mim e ao meu carro. Se não houver problemas técnicos, estaremos entre os primeiros.”
Enquanto na classificação especial DRM Masters, Dennis Rostek já é o vencedor, Oliver Bliss e Julius Simon (Škoda Fabia R5) podem se aproximar do título na DRM Trophy com mais um sucesso.
**Linha de chegada após 140 quilômetros de prova no mercado de Lübbecke**
O início oficial da penúltima etapa da temporada da DRM é na sexta-feira às 17h21 na Borsigstraße em Lübbecke. Quatro provas especiais aguardam as duplas de pilotos, e o primeiro dia termina por volta das 21h30. A segunda etapa no sábado começa para as equipes às 8h06, com um total de dez provas especiais a serem completadas. A 53ª ADAC Rallye Stemweder Berg termina às 19h08 com a linha de chegada na praça do mercado de Lübbecke. Aqui, os três melhores de cada classe serão recebidos e homenageados pelos espectadores após cerca de 140 quilômetros de prova.
Os destaques do Campeonato Alemão de Rali podem ser vistos exclusivamente na n-tv na televisão aberta. Já no domingo após os eventos de corrida, o canal de notícias transmitirá o DRM Magazine de 30 minutos “PS – DRM Deutsche Rallye-Meisterschaft”. Alternativamente, o programa pode ser assistido na mediateca da n-tv ou na plataforma de streaming RTL+ a qualquer momento online.
**“PS – DRM Deutsche Rallye-Meisterschaft” – Horários de transmissão**
**ADAC Rallye Stemweder Berg**
Domingo, 11/08/24, 11h15
Domingo, 11/08/24, 19h15 (reprise)
**ADAC Ostsee-Rallye**
Domingo, 08/09/24, 11h15
Domingo, 08/09/24, 19h15 (reprise)
Via assessoria de comunicação ADAC