Automobilismo
BMW News
Principais tópicos nesta newsletter:
BMW M4 GT3 EVO Teste: Estreia bem-sucedida no Nordschleife.
NLS: Oito vitórias de classe na corrida ofuscadas por um acidente no paddock.
GT4 Austrália: Equipes BMW M Motorsport celebram vitórias em Queensland.
IMPC: Três BMW M4 GT4 em Road America no top ten.
Jörn Lellmann, Chefe de Corrida de Clientes na BMW M Motorsport:
“Estamos todos ainda chocados pelo terrível acidente na última sexta-feira no paddock de Nürburgring. Em nome da BMW M Motorsport, desejo a todos os afetados uma rápida recuperação! Estávamos no local na área de Eifel para realizar o primeiro teste do Nordschleife com o BMW M4 GT3 EVO. Esse teste foi bem-sucedido e nos forneceu informações valiosas para a implantação nas corridas na temporada de 2025. No sábado, as equipes da BMW M Motorsport conseguiram várias vitórias de classe no mesmo local na NLS. Também houve resultados fortes na série IMSA e na GT4 Austrália. Parabenizo todos, mesmo que seja difícil focar no esporte em um fim de semana como este.”
**Teste BMW M4 GT3 EVO (2 de agosto): Estreia bem-sucedida no Nordschleife.**
O Nürburgring-Nordschleife (GER) não é apenas o teste definitivo de resistência para todos os veículos de produção BMW M, mas também para todos os carros de corrida BMW M Motorsport. Por essa razão, o BMW M4 GT3 EVO, que substituirá o modelo atual no GT racing a partir da temporada de 2025, fez sua estreia na última sexta-feira no “Inferno Verde.” Os pilotos de fábrica da BMW M, Jens Klingmann (GER) e Augusto Farfus (BRA), completaram várias voltas e coletaram dados valiosos. Klingmann fez uma conclusão muito positiva: “O Nordschleife, devido às suas características únicas, representa desafios particulares para um carro de corrida. Estamos ainda mais satisfeitos por podermos fornecer um feedback muito positivo após nosso primeiro teste com o BMW M4 GT3 EVO. A base do carro foi extremamente boa desde a primeira volta, especialmente em termos de dirigibilidade. Como piloto, você imediatamente tem total confiança no BMW M4 GT3 EVO. Estas são condições ótimas para agora avançarmos para o ajuste fino e, assim, melhorar ainda mais o desempenho. Mal posso esperar pelas primeiras aparições nas corridas em 2025 com o novo carro.”
**NLS (3 de agosto): Quarta corrida da temporada no Nürburgring-Nordschleife.**
Após uma pausa de várias semanas, a temporada 2024 da Série de Endurance Nürburgring (NLS) continuou no último fim de semana. O quarto evento de corrida do ano foi ofuscado por um trágico incidente na sexta-feira à noite, no qual, segundo relatórios policiais atuais, 29 pessoas ficaram feridas, quatro delas gravemente. A causa do acidente, de acordo com a sede da polícia de Koblenz, à espera dos resultados da investigação, foi a explosão de uma garrafa de ar comprimido atrás de um box. Todos na família BMW M Motorsport estão com as equipes e os parentes afetados, desejando uma rápida recuperação a todos os feridos.
Na quarta corrida da temporada da NLS, o ROWE 6h ADAC Ruhr-Pokal-Rennen no sábado, as equipes da BMW M Motorsport garantiram um total de oito vitórias de classe. A corrida teve que ser interrompida por algum tempo após fortes chuvas na área de Hatzenbach causarem um acidente envolvendo vários veículos.
Na fortemente disputada classe SP10, a equipe FK Performance Motorsport reivindicou a vitória em seu retorno ao Nordschleife. Leyton Fourie (RSA) e Joseph Warhurst (GBR) alternaram na direção do BMW M4 GT4 nº 187. O terceiro lugar no pódio da SP10 também foi para um BMW M4 GT4, o nº 191 da Walkenhorst Motorsport, conduzido por Tobias Wahl e Florian Weber (GER). O trio Jimmy Broadbent, Steve Brown (ambos GBR) e Manuel Metzger (SUI) venceu a classe SP8T com o BMW M4 GT4 nº 150.
Na também altamente competitiva classe VT2-R+4WD, a equipe SRS Team Sorg Rennsport prevaleceu, com Piet-Jan Ooms (NED), Kurt Strube (GER), Kasparas Vingilis (LTU) e Francesco Bugane (ITA) ao volante do BMW 330i nº 504. A vitória na classe V4 foi para Romano Schultz e Florian Kramer (ambos GER) no BMW 325i nº 731. Na classe VT3, a equipe Keeevin Sports and Racing, com os pilotos Jörg Schönfelder, Valentin Lachenmayer, Zoran Radulovic (todos GER) e Guido Wirtz (SUI) no BMW 335i nº 460, levou o primeiro lugar. A classe H4 foi novamente para a equipe Hofor Racing, com Michael Kroll, Alexander Prinz (ambos SUI) e Jürgen Lars Zander (GER) ao volante do BMW M3 E46 nº 604. O BMW M2 CS Racing e o BMW M240i Racing competiram cada um em suas próprias classes Cup. As vitórias foram conquistadas pela Hofor Racing by Bonk Motorsport e pela Adrenalin Motorsport Team Mainhatten Wheels.
**GT4 Austrália (2-4 de agosto): Equipes BMW M Motorsport celebram vitórias em Queensland.**
As equipes BMW M Motorsport no GT4 Austrália continuaram sua sequência de vitórias com o BMW M4 GT4 no terceiro evento de corrida da temporada. No Queensland Raceway (AUS), eles celebraram mais vitórias de classe no primeiro fim de semana de agosto.
Na classe Pro-Am, Ryder Quinn e Steve Jakic (ambos AUS) no BMW M4 GT4 nº 3 da Thunder Buddies Racing venceram a corrida de sábado. Na segunda corrida, no domingo, a dupla terminou em quarto na classe. Na classe Am, a equipe Randall Racing colecionou mais troféus. John Bowe e Jacob Lawrence (ambos AUS) celebraram a vitória na classe em ambas as corridas com o BMW M4 GT4 nº 32. Seus companheiros de equipe Jamie Augustine e Peter Lawrence (ambos AUS) no carro nº 33 conseguiram um segundo e um terceiro lugar no pódio da classe.
**Japanese Super GT Series (2-4 de agosto): Bruno Spengler volta à ação no Japão.**
O piloto de fábrica da BMW M, Bruno Spengler (CAN), voltou à ação na Japanese Super GT Series no último fim de semana. Na quarta rodada da temporada, a corrida de 350 quilômetros em Fuji (JPN), ele novamente começou no Team Studie nº 7 BMW M4 GT3. Ele alternou ao volante com Niklas Krütten (GER) e Seiji Ara (JPN). O trio começou a corrida na décima posição e terminou, após 70 voltas de corrida, em sétimo lugar.
**IMSA Michelin Pilot Challenge (2-4 de agosto): Três BMW M4 GT4 em Road America no top ten.**
Como parte do evento IMSA Road America, o IMSA Michelin Pilot Challenge também fez uma parada na pista de corrida perto de Elkhart Lake (EUA) no último fim de semana. Na corrida de duas horas, um total de três BMW M4 GT4 terminaram no top ten.
O sexto lugar foi para Sean McAlister e Jeff Westphal (ambos EUA) no BMW M4 GT4 nº 39 da CarBahn Motorsports. Logo atrás deles, Robby Foley e Francis Selldorff (ambos EUA) da Turner Motorsport chegaram em sétimo para cruzar a linha de chegada. Seus companheiros de equipe Dillon Machavern e Robert Megennis (ambos EUA) terminaram em nono após duas horas de corrida.
**ESET Cup Series (2-4 de agosto): Três vitórias de classe no fim de semana de corridas em Most.**
As equipes BMW M Motorsport na ESET Cup Series expandiram ainda mais seu recorde de sucesso no fim de semana de corridas em Most (CZE). Na corrida de resistência, Gregor Zsigo (SVK) e Dennis Waszek (CZE) no BMW M6 GT3 nº 24 da Trevor Racing terminaram em segundo geral e garantiram a vitória na classe GT3. Além disso, Antal Zsigo (SVK) terminou em terceiro na classe GT3 na segunda das duas corridas sprint com o BMW M6 GT3. Enquanto isso, na categoria GT4, Rudolf Beňo (SVK) no BMW M4 GT4 nº 444 da Aries Racing liderou o caminho. Ele venceu sua classe em ambas as corridas sprint.
**BTCC (27-28 de julho): Colin Turkington alcança o marco de 70 vitórias.**
Que Colin Turkington (GBR) é justamente conhecido como o “Rei de Croft” no British Touring Car Championship (BTCC) foi provado mais uma vez pelo piloto da BMW no último fim de semana de julho. A série britânica de carros de turismo voltou a Croft (GBR), e Turkington não apenas celebrou sua 15ª vitória nessa pista, mas também alcançou o impressionante marco de um total de 70 vitórias no BTCC. Na primeira das três corridas, o quatro vezes campeão no BMW 330e M Sport nº 20 da Team BMW partiu da pole position, incluindo a volta mais rápida
da corrida, para uma vitória de ponta a ponta incontestável. As outras duas corridas foram mais desafiadoras para Turkington, onde ele terminou em nono e décimo quarto.
Jake Hill (GBR / Laser Tools Racing com MB Motorsport) conseguiu as posições seis, 16 e cinco e está em segundo lugar na classificação dos pilotos após o fim de semana de corridas em Croft. Adam Morgan (GBR) da Team BMW terminou as três corridas em 13º, 17º e 9º lugares.
Via assessoria de comunicação BMW